Páginas

segunda-feira, 31 de outubro de 2016

Presidente nacional do PSOL diz que tem medo que Flávio Dino crie uma oligarquia


O presidente nacional do PSOL, Luiz Araújo, disse durante uma entrevista à Folha de São Paulo que tem medo que o governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB) siga o mesmo caminho do ex-presidente da República, José Sarney (PMDB): crie uma oligarquia no estado.

“A ascensão do PC do B no Maranhão é uma questão delicada. O governador Flavio Dino até mandou apoio para o Edmilson, se conhecem. O PC do B está nos apoiando aqui no segundo turno. Mas eu não acho que seja um projeto de esquerda lá. Tem um filme do Glauber Rocha, “Maranhão 66″. Foi o primeiro filme de propaganda eleitoral do Brasil, sobre a vitória do José Sarney, em 1966. Nesse filme, tem um discurso do Sarney mostrando essa desigualdade, essa pobreza que tinha no Maranhão e que ele ia acabar com as oligarquias. O que ele fez depois? Criou uma oligarquia em torno dele, cooptando a oligarquia a partir do aparato do governo. O meu medo é que o Dino esteja fazendo um caminho parecido. É um risco. Eu não vou comparar porque seria uma grosseria. ”, declarou o presidente do PSOl.

Para Luiz Araújo, a trajetória de Dino tem sido parecida com a de Sarney, principalmente quando se trata de angariar base políticas no Maranhão, mas tem é melhor.




“Ele é muitas vezes melhor do que o Sarney. Ele tem uma trajetória, mesmo que, nos últimos tempos, tenha ficado muito pragmático. Que 46 prefeitos são esses [do PC do B no Estado]? São satélites do campo do governo, não foram 46 comunistas eleitos. Nem na China nem lá. Foram 46 prefeitos conquistados pela relação com o governo num Estado muito dependente, porque as prefeituras precisam estar do lado do governador para ter qualquer coisa extra para fazer, que não seja o FPM (Fundo de Participação dos Municípios). Não acho que foi tão relevante como ele apresenta. ”, pontuou Araújo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário