O Governo do Maranhão tem trabalhado
diuturnamente para levar mais direitos para a população maranhense. As 21
unidades do Viva são um exemplo de que é possível proporcionar agilidade e bom
atendimento durante ações rotineiras de atualização de documentos. Somente em 7
meses de gestão 11 unidades e postos do Viva foram inaugurados e sete
reformados.
Inovações e incremento nos serviços oferecidos
também serão marca das duas unidades inauguradas nesta semana: Pinheiro e
Bacabal. As duas cidades ganharam novas estruturas modernas e confortáveis para
atender maranhenses das regiões da Baixada e do Médio-Mearim, de modo a
oferecer serviços como emissão da 1ª e 2ª via do RG, inscrição e consulta no
CPF, emissão de antecedentes criminais, orientação ao consumidor e registro de
denúncias, por meio do Procon/MA que se estabelecerá nas unidades,
encaminhamento ao mercado de trabalho, com o suporte do SINE (Sistema Nacional
de Emprego) e seguro desemprego, serviços online como emissão de boletim de
ocorrência, emissão de faturas e boletos, consultas do NIT, PIS/PASEP, Bolsa
Família, inscrições em concursos, informações sobre a Junta Militar e ponto de
atendimento da Junta Comercial do Maranhão (Jucema).
Além dos novos serviços e de terem recebido uma
nova sede, as unidade do Viva em Pinheiro e Bacabal representam economia ao
erário público, pois serão instaladas em prédios do Governo, que não pagam
aluguel, e foram totalmente reformados para receber a nova demanda e os cidadão
que buscam pelos serviços do Viva.
As inaugurações fazem parte do projeto de
ampliação, descentralização e reestruturação da oferta de serviços públicos aos
maranhenses, primando pela qualidade, conforto, segurança e acessibilidade. O
diretor-geral do Viva, Duarte Júnior, explica que as novas unidades têm ganhado
estrutura e atendimento diferenciado. “Os investimentos continuarão sendo
realizados para garantir o melhor atendimento e gerar desenvolvimento em todas
as regiões do Maranhão. Nosso objetivo é garantir a efetivação dos direitos da
população maranhense e só se consegue isso por meio das ações de ampliação dos
serviços, novas estruturas físicas e a capacitação dos nossos servidores”,
disse ele.
Após as inaugurações, a unidade de Bacabal
estará pronta para realizar 800 atendimentos diários, com seis postos de
serviços e os 11 guichês da unidade realizando atendimentos humanizados e
eficientes. Já a unidade de Pinheiro conta com 10 guichês, atendendo as novas
metas de reestruturação das unidades.
As inaugurações estão marcadas para o dia 13 e
15 de outubro, em Bacabal e Pinheiro, respectivamente. “Temos a missão
institucional de humanizar o atendimento e harmonizar as relações de consumo no
estado”, completa o diretor. A unidade em Pinheiro agora fica localizada na Rua
Maria Pinheiro Paiva, no bairro Santa Luzia. Em Bacabal, a nova sede fica
situada na Rua Avenida Getúlio Vargas, nº 115A, Centro.
Diálogo com servidores
As importantes mudanças estruturais nos dois
órgãos foram realizadas logo após o Diálogo com Servidores, evento em que a
direção geral do órgão apresenta as diretrizes de gestão e capacita os
servidores a fim de qualificar e humanizar ainda mais o atendimento, além de
ouvir as necessidades da localidade para realizar a reforma.
Diferencial
Em apenas um ano e meio, o Governo do Estado
levou esses serviços a mais de 70% do território maranhense com as unidades
móveis do Viva, que além do acesso à documentação básica, facilitam o acesso a
outros serviços públicos.
Mas o Governo ainda quer mais. O objetivo da
gestão é levar cidadania e oferecer atendimento rápido e de qualidade para a
população também por meio das 11 unidades móveis do Viva, que percorreu mais de
150 municípios maranhenses.
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