Páginas

quinta-feira, 20 de abril de 2017

OAB-MA é homenageada na ALEMA


A Assembleia Legislativa do Maranhão realizou, nesta quarta-feira (19), no plenário Deputado Nagib Haickel, uma sessão especial para comemorar a passagem dos 85 anos de fundação da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional do Maranhão. A homenagem foi uma iniciativa do deputado Eduardo Braide (PMN), aprovada por unanimidade pelos demais deputados em reconhecimento ao trabalho que a seccional vem realizando ao longo do tempo em defesa da sociedade e na garantia dos direitos dos cidadãos maranhenses.

A sessão – que foi presidida pelo deputado Edilázio Júnior (PV) – foi bastante prestigiada. Contou com as presenças do presidente da seccional Thiago Diaz e do vice, Pedro Augusto Alencar; dos ex-presidentes da OAB-Ma, Carlos Nina, José Carlos Souza e Silva e Antônio Almeida; do secretário de Estado Rodrigo Lago; o defensor público geral do esatdo9, Werter de Moraes; os deputados Max Barros (PRP), Fábio Braga (SD), Wellington do Curso (PP), Stênio Rezende (DEM), Roberto Costa (PMDB), Vinícius Louro (PR), Rigo Teles (PV), além do vereador Lisboa e advogados.

Em nome da Assembleia Legislativa, Eduardo Braide, em seu pronunciamento feito da tribuna da Casa, falou da sua alegria em participar daquele momento, principalmente pelo fato de também ser advogado e saber do trabalho que entidade vem prestando à sociedade maranhense. Ao fazer uma retrospectiva da atuação da Ordem no país, ele citou a participação da luta contra a Ditadura, pelas Diretas Já e, no Maranhão, participou do desfecho da greve dos policiais militares, da greve dos indígenas e, recentemente, apoiou os professores no que diz respeito à votação da Medida Provisória 230/2017.

“Como advogado, fico muito feliz em ter sido o autor do requerimento que foi aprovado por unanimidade aqui nesta Casa, para que nós tivéssemos hoje uma sessão especial em comemoração aos 85 anos de atividade da OAB no Maranhão. É uma felicidade muito grande participar desse momento; a OAB que sempre esteve nas principais lutas não só no Maranhão, mas no Brasil. Então nada mais do que justo, que a Assembleia Legislativa, que a Casa do povo, render homenagem a essa instituição tão importante para o nosso estado democrático de direito, que é a OAB”, acentuou Eduardo Braide. .

Ao final da sua fala, Eduardo Braide pediu que a OAB continue firme com o trabalho que vem realizando e que a defesa do estado democrático de direito seja uma constante. Ele também afirmou que a Assembleia Legislativa tem o compromisso de comunicar à OAB sobre as matérias que dizem respeito a ter o parecer e a opinião daquela entidade. “Daqui pra frente os laços da OAB com esta Casa estão mantidos para que sejamos um permanente parceiro no sentido de apreciar as matérias que aqui chegarem. Parabéns à OAB pelos 85 anos. Peço que não se cale diante de tantas injustiças que ocorrem no estado do Maranhão”, acentuou Eduardo Braide.

O presidente da AOB-Ma, Thiago Diaz, da tribuna, agradeceu a homenagem e enfatizou que a entidade sempre esteve ao lado do Poder Legislativo brasileiro, defendendo o poder democrático de direito, as instituições e, acima de tudo, a sociedade civil organizada. Ele afirmou ser uma honra grande para a advocacia maranhense receber aquela homenagem na Casa do Povo.

“Essa homenagem representa o reconhecimento do Poder Legislativo do Estado do Maranhão aos relevantes serviços prestados ao longo desses 85 anos pela OAB, na área de direitos humanos, na defesa do estado democrático de direito, na defesa da sociedade e nas grandes e importantes causas da nossa população. Temos trabalhado com muita ênfase, com muito empenho e, acima de tudo, com responsabilidade de pautar as posições dentro do que determina nossa Constituição, dentro do que determina as nossas leis. Estamos sempre ao lado da sociedade”, afirmou Thiago Diaz.

Defesa dos direitos civis

O defensor público geral do Estado, Werter de Moraes, destacou o importante reconhecimento que a Assembleia Legislativa fez à Ordem que, segundo ele, tem se pautado em defesa dos direitos civis dos cidadãos, não só do Estado do Maranhão, mas de todo o Brasil.

“Esse reconhecimento nada mais é do que se fazer justiça a essa importante instituição. Somos parceiros da OAB, embora sejamos instituição autônoma – temos inclusive corregedoria própria – mas trabalhamos juntos em prol do povo do Maranhão”, disse Werten de Moraes.


O deputado Edilázio Júnior enfatizou que a OAB vem realizando um excelente trabalho, prezando as prerrogativas dos advogados do Maranhão, fazendo uma gestão jovial e itinerante no Estado. “Eu tenho certeza que ao longo desses 2 anos a OAB vai dar um salto muito maior com relação a gestão anterior. Eu me sinto muito bem representado pelo presidente Thiago Diaz”, garantiu Edilázio Júnior, que também é advogado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário