Páginas

sexta-feira, 23 de setembro de 2016

CAMPANHA ELEIÇÕES 2016 “SEM OFENSAS" “POLÍTICA E AMIZADES


Não se indisponha com seus amigos por causa de política. Seja firme na defesa de seus ideais, mas se lembre que no Brasil os adversários de hoje serão os aliados de amanhã. Portanto, se você maltrata um amigo por votar diferente de você corre um sério risco de em breve ver oponentes juntos e você distante de quem um dia lhe foi tão caro.



Reitero, defenda seus candidatos, mas com coerência e respeito no universo plural da política brasileira. Vote com liberdade, respeitando o direito do outro de votar em quem ele quiser.Portanto, não ofenda, não desonre e não estrague amizades por causa de política. A política passa, mas as palavras de ofensas ficam gravadas.



Amizade é eterna política é passageira!  

O que leva as pessoas não saberem separar política e amizades? Será que é o interesse próprio contrariado, ou liberdade de expressão demasiada? Em alguns casos, o desvio de comportamento está levando em conta favores oferecidos?

O tema proposto neste post  é um campo minado, pois sabemos que é um assunto com entendimento subjetivo, portanto, não cabe aqui, fazer juízo de valores. A intenção é debater o assunto, tendo em vista, que este ano, mais uma vez, tivemos várias pessoas com mudanças de posições políticas nos diversos grupos.

Em minha opinião, não vejo problema quando uma pessoa é independente e faz da sua vida o que quiser, mas vejo desvio e ‘deformação’ de personalidade, quando existe mudança de opinião de forma ríspida e pontual. Essa mudança de comportamento é comum em período eleitoral. Antigos adversários políticos passam a ser aliados num outro momento. Muitos alegam a incompatibilidade com o grupo a que pertencia e, incorpora o programa de governo do novo aliado como se fosse a decisão mais acertada da sua vida.

Os interesses próprios levam a entender, que as amizades não são prioridades, pois o amigo que o recriminou, também é vulnerável e pode mudar de lado, levando em conta, somente a sua liberdade de decisão. Se é certo ou errado, cada um tire as suas conclusões.

Nas Redes Sociais, é cobrada incansavelmente a preservação das amizades, o pedido é que não misture o assunto política com relações de amizades, pois no futuro próximo, a campanha acaba e vem o arrependimento pelo comportamento indiferente com o seu amigo, e às vezes, esse constrangimento gera feridas difíceis de serem curadas.

Por experiência própria, acredito que não vale a pena trocar as boas relações de amizades por passageiras campanhas políticas. Posso afirmar categoricamente, que perdi durante a minha vida, várias oportunidades de construir boas e valorosas amizades, por conta da minha família seguir grupos políticos. Hoje, relevo as opiniões contrárias, tento entendê-las, descarto o que não serve e aproveito o que tem bom, afinal, a vida continua.

No ditado popular: “Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas.”


Por Sukarmo Cruz Torres 


Um comentário:

  1. Aqui na minha cidade estão quase pra se matarem ,vejo amigos de infância ameaçando os outros só por causa de politica ,onde vamos parar

    ResponderExcluir