Páginas

terça-feira, 30 de agosto de 2016

BACABAL ELEIÇÕES 2016: PREFEITOS e a busca de um VICE – PREFEITO ideal!



Você conhece os candidatos à prefeitura de sua cidade? E os vice – prefeitos, você conhece?

Vice-prefeito faz a diferença pra quem vai votar?


 O QUE FAZ UM VICE-PREFEITO: O vice-prefeito é o segundo na hierarquia do Executivo municipal. Caso o prefeito precise se ausentar por motivo de viagem ou licença, ou tenha o mandato cassado, ele assume as funções do titular. Enquanto o prefeito está em exercício o vice deve auxiliar na administração, discutindo e definindo em conjunto as melhorias para o município.

  
BACABAL – Alguns questionamentos sempre são feitos por alguns eleitores e por outros talvez nem tanto. As próximas eleições municipais da cidade de Bacabal, em outubro devem dar importância superlativa ao candidato à vice-prefeito dos pretendentes ao principal cargo da esfera política nacional. E podemos destacar alguns motivos para que esta vaga seja escolhida a dedo pelos grupos políticos que vão disputar no tapa os votos dos bacabalenses.

O primeiro deles, talvez seja o fato de que, em 2020, não haverá reeleição. Por conta disto, o vice terá a preferência no caso de uma indicação do partido ou da coligação para a sucessão.

 Foi assim com o ex - Prefeito Dr. Lisboa, que de vice-prefeito de Zé Vieira na gestão 1997-2005, e percentuais irrisórias nas primeiras pesquisas, foi eleito prefeito devido ao ótimo trabalho do grupo em que estava inserido.

Depois, com o advento da reeleição, a figura do vice ficou restrita ao compromisso político-eleitoral, uma vez que a figura cumpre tabela no exercício do cargo.

Outro aspecto importante é que, dependendo do vice, pode-se ganhar ou perder uma eleição. 

 
Nas eleições em Bacabal – MA, deste ano 2016, o vice terá sua importância aumentada, pois se comenta à boca pequena, é claro, de que o candidato a Prefeito Zé Vieira Lins possa não ser candidato, por problemas na justiça(Lei da ficha limpa) e com isso poderá lançar uma candidatura do seu vice escolhido, no caso o  Vereador Florêncio Neto, filho do  Deputado Estadual Carlinhos Florêncio .

Evidente que ainda são conjecturas e ninguém, na cidade de Bacabal , ou fora dela, fala sobre isto abertamente. Na suposição feita nos bastidores, que a ex – Vereadora Doralice Veloso, irmã do atual prefeito de Bacabal, poderia ser a candidata escolhida num eventual indeferimento do ex - Deputado Federal Zé Vieira, trocando de lugar com ele, vindo a ser candidata à prefeitura de Bacabal e como seu vice ,ficaria mesmo o Vereador Florêncio Neto.
   
Roberto Costa talvez preferisse alguém com perfil mais administrativo, que pudesse ajudá-lo, no caso de eleito, a levar uma administração mais profissional à Prefeitura, assim escolheu Dr.Junior que por muitos eleitores, foi uma péssima escolha.

Graciete Lisboa, com vertente mais popular, poderia buscar apoio de partidos mais de direita e também com livre acesso a área empresarial onde a ex – Deputada Estadual tem algumas dificuldades. Já Dr. Bento Vieira, com sua característica centralizadora precisaria de um vice apenas para lhe dar cobertura política, garantindo apoio de outros partidos, na qual escolheu seu sobrinho Dr. Bentinho, que por muitos ainda vai ter uma carreira brilhante no cenário político bacabalense.

A candidata Giselle Velloso e Alana Alves foram mais dinâmicas e avassaladoras em suas escolhas, não sucumbiram aos anseios de muito poder e grana, assim escolheram pessoas que sabem as dificuldades da população e que vivem inseridos dentro desse cotidiano de grande parte do povo bacabalense.Com Giselle sua vice será Laura Sousa uma figura que ilustra bem o povo bacabalense e Alana escolheu o Valdir Pescador ,homem de luta e considerado por muitos o que acompanham.

O candidato Ilton Viana depois de está sumido do cenário político bacabalense, retorna buscando forças que perdeu por conta desse sumiço e com ele vem o seu vice Formigão bastante conhecido da população ,mas que também não tem o clamor populacional bacabalense.

O lendário candidato a Prefeito da cidade de Bacabal Garoto Orlando de vez em quando aparece com candidaturas pleiteando cargos dentro do cenário político bacabalense ,sendo que seja a vereador, deputado estadual ou a prefeitura ,tem como seu vice o desconhecido do cenário político ,mas bastante conhecido da população o Adão da Silva que sempre trabalha como frentista em portas de festas e também uma pessoa bastante humilde e aceitou essa caminhada junto com Garoto Orlando para  tentar esse pleito, tão disputado.

Neste livre exercício de imaginação política, o vice de hoje (no caso de outubro) poderia ser o prefeito de amanhã (no caso de 2019 e 2020, ou seja, por dois bons anos.


    
Não raro o lugar do vice serve também para injetar dinheiro nas campanhas. Como a doação de empresas está proibida, a conta bancária pessoal do (vice) ganha exponencial importância neste tabuleiro. Este povo vai ter que meter a mão no bolso.

Como os demais virtuais candidatos já estão com seus respectivos vice e dificilmente vão mudar nessa altura do campeonato. Mas, de uma coisa se tem certeza: desta vez os caciques, dinossauros da política, tentaram escolher à dedo seus companheiros(pupilos) e seus respectivos vice. E, pelo menos, um requisito é essencial: puxar votos, próprios, ou da militância, (detalhe já não é tão fácil encontrar militantes, ainda mais com essas novas regras da eleição).

Aproveitando a celebre frase do futebol, onde estou inserido, pela qual “técnico não ganha jogo, mas pode perder”, a questão do vice pode ser adaptada: “Vice pode não ganhar eleição, mas pode ajudar a perder”. Vai daí que todo cuidado é pouco.

(Resenha política/Redação Mano Neto)

Nenhum comentário:

Postar um comentário