Páginas

terça-feira, 23 de agosto de 2016

Mais de 5 mil servidores maranhenses não sacaram o PASEP



5.300 servidores públicos e comissionados no Maranhão ainda não sacaram o abono do PASEP

Benefício no valor de um salário mínimo está à disposição para saque de quem tem direito em qualquer agência do Banco do Brasil no estado; o prazo final para a retirada é dia 31 deste mês. Abono do Pasep pode ser sacado por servidores públicos registrados em carteira e comissionados.

Pelo menos 5.300 servidores públicos e comissionados no Maranhão ainda não sacaram o Abono Salarial ano-base 2014 referente ao Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep), no valor de um salário mínimo (R$ 880) e que está disponível em qualquer agência do Banco do Brasil. O prazo final para a retirada do benefício é dia 31 deste mês.

De acordo com o levantamento do Ministério do Trabalho e Previdência Social (MTPS), o Maranhão ocupa a 12ª posição entre os estados com maior número de número de trabalhadores que não sacaram o abono. O primeiro é São Paulo, onde 17.255 pessoas ainda não retiram o benefício. A capital, São Luís, lidera, com um total de 1.383 empregados que ainda não se dirigiram ao Banco do Brasil para efetuar o saque.

O ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira, pede o apoio de empregadores e entidades sindicais para que ajudem a divulgar a informação entre os servidores e comissionados. “Precisamos fazer com que a informação chegue ao maior número possível de pessoas porque esse é um benefício importante e é um direito do trabalhador”, diz.

Têm direito ao abono salarial os servidores públicos e comissionados que ainda estão trabalhando ou que tenham se aposentado, mas exercido atividade remunerada durante pelo menos 30 dias em 2014. Também é necessário que o trabalhador tenha recebido até dois salários mínimos por mês nesse período, além de estar cadastrado no Pasep há pelo menos cinco anos e ter tido seus dados informados corretamente pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (Rais).

Os trabalhadores podem consultar se têm direito ao benefício no portal: abonosalarial.mte.gov.br, inserindo CPF ou número do PIS/Pasep e data de nascimento. Outras informações podem ser obtidas diretamente com o Banco do Brasil, pelo número 0800-729 00 01.

No caso dos trabalhadores celetistas, as informações podem ser conseguidas no telefone 0800-726 02 07. Os atendentes da Central de Atendimento Alô Trabalho do Ministério do Trabalho, que atende pelo número 158, também podem ajudar.

Com informações de O Estado do Maranhão

Um comentário:

  1. As pessoa nascidas em maio já recebem esse de 2014 que não recebeu em 2015

    ResponderExcluir