Páginas

domingo, 27 de novembro de 2016

Felipe Camarão debate sobre reforma do Ensino Médio e PEC que limita gastos

No Ifma, secretário Felipe Camarão participa de roda de conversa sobre reforma do Ensino Médio

O secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão, esteve nesta sexta-feira (25), no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Ifma/Campus Maracanã), para participar de uma roda de conversa com estudantes e profissionais da instituição sobre a Reforma do Ensino Médio, proposta pelo Governo Federal por meio da Medida Provisória (MP) n° 746/2016 e, também, sobre a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 55/2016, que limita gastos públicos.

Durante a conversa, o secretário fez uma análise da reforma do Ensino Médio, pontuando as principais mudanças propostas pela MP 746 e pela PEC 55, que tem provocado debates, manifestações e críticas por todo país. O secretário falou um pouco sobre como o Estado do Maranhão vem trabalhando em prol da Educação e elencou as políticas públicas que estão em desenvolvimento, com o objetivo de melhorar os índices educacionais do Maranhão.

“Participo de momentos como este, pois acredito plenamente que o debate é fundamental, principalmente sobre medidas como estas que terão um enorme impacto na vida da população brasileira. A escola é o espaço de formar ideias, portanto nada melhor que discuti-las neste ambiente. O debate embasa os alunos para que possam questionar, refletir e discutir”, destacou o secretario, durante sua explanação sobre as propostas, suas implicações jurídicas e seus impactos.

A diretora geral do Campus, Lucimeire Amorim Castro, classificou a roda de conversa como propositiva para estudantes e professores. “Debate superinteressante, pela simplicidade e clareza do secretário, que de forma didática esclareceu sobre essas questões que estão levando à ocupação de muitas escolas por estudantes, com é o nosso caso”, disse.

“O Brasil está passando por um momento inédito. E sabemos que os protagonistas somos nós. Então de fato temos que debater, conhecer. Nesse período que ocupamos nossa escola, eu já aprendi muito sobre democracia, sobre meus direitos. É importante estarmos aqui, discutirmos e termos entendimento de tudo que está acontecendo”, ressaltou o estudante do 1º ano do curso técnico de meio ambiente, Igor Gabriel.

Para Mateus Batista, aluno do 3º período do curso de licenciatura em Ciências Agrárias, todos só têm a ganhar com o debate. “Convidamos ele para participar aqui e debater em nossa ocupação porque é alguém que está por dentro da conjuntura, faz parte do governo e, portanto, é uma influência nesse processo discussão, principalmente sobre a reforma do ensino médio. Sabemos que tanto a PEC como a MP causarão impacto na educação do Estado e nós tínhamos algumas dúvidas sobre como será esse impacto e como será a atuação do Estado frente a estas questões”, falou.

Fortalecimento do diálogo


Durante esta semana, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) promoveu duas audiências públicas, em parceria com o Conselho Estadual de Educação (CEE), para discutir e analisar com professores, gestores educacionais, estudantes, entidades e instituições ligadas à educação, a medida provisória do Governo Federal de reestruturação do ensino médio, que gerou debates e manifestações por todo país. Além da participação de diversos representantes do governo, que tem contribuído com os debates que estão sendo realizados nas escolas sobre o assunto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário