Páginas

quarta-feira, 30 de novembro de 2016

INDIRETA PARA QUEM? Com emenda, deputados aprovam “punição” a magistrados e membros do MP


Uma primeira emenda ao substitutivo do projeto de lei 4850/2016, conhecido como “Dez Medidas Contra a Corrupção”, foi aprovada pela Câmara dos Deputados por volta da 1h30 da madrugada desta quarta-feira (30): ela estabelece situações nas quais magistrados e membros do Ministério Público (MP) podem responder por crime de responsabilidade e por abuso de autoridade. Foram 313 votos a favor da emenda e 132 contras.

A ideia da emenda estava sendo duramente criticada pelos investigadores da Operação Lava Jato em Curitiba, que capitanearam o projeto das “Dez Medidas Contra a Corrupção”. Mas, durante a discussão no plenário, parlamentares fizeram defesas veementes da emenda. Houve quem argumentasse que membros do Judiciário “não são donos do mundo”.

O relator do substitutivo, Onyx Lorenzoni (DEM-RS), que defendeu a rejeição da emenda, chegou a ser vaiado por colegas ao subir na tribuna. Inicialmente, Lorenzoni era a favor da inclusão do crime de responsabilidade, mas depois mudou de ideia ao conversar com procuradores da República que atuam na Lava Jato.

Os parlamentares que votaram contra a emenda sustentam de forma unânime que é preciso haver um debate em torno do tema – crime de responsabilidade e abuso de autoridade para juízes e promotores -, mas reforçam que o momento é completamente inoportuno, já que aparenta uma retaliação à Lava Jato. “Se a emenda serve de punição, de cala a boca, estamos cometendo um erro”, discursou o relator.

A deputada federal Clarissa Garotinho, filha do ex-governador do Rio de Janeiro Anthony Garotinho, também discursou a favor da emenda, argumentando que o caso da prisão do seu pai é “emblemático” quando se trata de “abuso de autoridade”.

Ainda restam 15 emendas por votar e o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), anunciou a intenção de concluir os trabalhos ainda nesta madrugada. Anteriormente, os deputados aprovaram o texto-base do pacote anticorrupção inspirado pelas “Dez Medidas Contra a Corrupção” por 450 votos favoráveis e um contrário, do petista Zé Geraldo (PA).


Veja abaixo como votaram os deputados federais maranhenses:


Nenhum comentário:

Postar um comentário