Páginas

quinta-feira, 17 de novembro de 2016

Mais de 94% dos gestores eleitos confirmam presença no “Encontro de Prefeitos” e Bacabal ainda continua sem representatividade.


Duzentos e quatro prefeitos eleitos confirmaram presença para o encontro com o Governo do Estado, a ser realizado no dia 1º de dezembro. Ao propor a reunião, a gestão estadual, que realizou convite aos 217 municípios, tem por objetivo propiciar um momento de interação com o governador Flávio Dino, num diálogo inicial de apresentação, com os líderes do executivo municipal que atuarão a partir de 1º de janeiro de 2017.

“No dia 25, o governador Flávio Dino e todos os secretários vão coroar um processo de conversas bilaterais, que têm sido feitas pelo Governo com os prefeitos eleitos do Maranhão. Será um momento de apresentar as ações do Governo, apresentar os secretários e os programas para os prefeitos, avaliar a possibilidade de parceria com esses municípios. Enfim, é o momento de integração e alinhamento de ações macro, na integração do estado com os 217 municípios”, destacou o secretário de Estado de Assuntos Políticos e Comunicação Social, Márcio Jerry.

O ‘Encontro de Prefeitos’ reafirma a prática comum da atual gestão do Governo do Maranhão, que é de dialogar com todos os prefeitos, sem distinções políticas partidárias, conferindo igual tratamento a todos os gestores.

Além da apresentação, durante o encontro, também será anunciado o ‘Programa ProMunicipio’, que é um compromisso do governador Flávio Dino, que conta no plano de Governo. Ele oferecerá assistência técnica aos gestores, disponibilizando uma plataforma de dados com informações sobre ações do Governo em cada cidade, sobre convênios estaduais em vigência e outros números usuais aos prefeitos.

Bacabal - MA

A cidade de Bacabal ainda vive um grande dilema de quem será o chefe do executivo nos 4 anos que virá, a dúvida paira no ar e os bacabalenses ainda não tiveram respostas.

E como o ex-prefeito Zé Vieira (PP),perdeu a primeira batalha para tentar validar seus votos na eleição deste ano, por 6 votos a 0, o Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA) manteve o indeferimento do registro do candidato a prefeito, nos termos do decidido pela juíza Daniela Bonfim Ferreira, da 13ª Zona Eleitoral, e de acordo com o voto do relator, desembargador Raimundo Barros.

Todos sabem que Zé Vieira teve 20.671 votos – todos anulados – e seria declarado eleito se conseguisse reverter no julgamento o indeferimento. O deputado estadual Roberto Costa (PMDB) foi quem obteve o maior número de votos válidos, 18.330 segundo o TSE.

Como o advogado do Zé Vieira não conseguiu convencer os membros da corte, ele recorreu ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).Até lá, de acordo com resolução do próprio TSE, a Junta Eleitoral de Bacabal não pode proclamar o resultado da eleição. Se em última instância o indeferimento for mantido, é provável que haja novas eleições no município e essa indecisão é que os eleitores estão se perguntando – Até quando?

Região Metropolitana

Previamente, o governador Flávio Dino reuniu, no último dia 7, com os prefeitos eleitos dos quatro municípios da Ilha – Edivaldo Holanda Junior, de São Luís, Domingos Dutra, de Paço Lumiar, Luís Fernando, de São José de Ribamar, e Thalita Laci, da Raposa. A intenção da reunião foi traçar estratégia para fortalecer políticas públicas entre as quatro cidades, numa ação integrada entre Governo do Estado e Prefeituras.


Também foi discutida a implementação da Região Metropolitana da Grande São Luís, reunindo 13 municípios próximos à capital maranhense, através da execução do que prever a Lei Complementar Estadual nº 174 de 25 de maio de 2015, que cria a região, e poder, assim, aplicar políticas públicas articuladas para atender a população da área, que atualmente chega a cerca de 1,6 milhões de pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário