Páginas

quinta-feira, 23 de novembro de 2017

MARANHÃO:(SEMA)Secretário Marcelo Coelho participa de Encontro Estadual de Gestão Estratégica


O Secretário de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais, Marcelo Coelho, participou, dia 20 de novembro, do I Encontro Estadual de Gestão Estratégica: Diálogos para Autocomposição, realizado pelo Ministério Público do Maranhão. O objetivo foi oportunizar diálogos entre os promotores de justiça e gestores do Governo do Estado para a solução de demandas sociais.

O encontro discutiu questões, ainda não solucionadas, referentes a procedimentos investigatórios, ações civis em tramitação e ações já transitadas em julgado.

No setor de meio ambiente, foram levantadas questões como código florestal e planos de bacia hidrográfica, além de informações sobre perícias ambientais solicitadas.



Ao todo, foram firmados 41 acordos entre o MPMA e o Executivo estadual para a resolução de problemas das áreas, além de meio ambiente, de segurança pública, educação, saúde, administração penitenciária e infância e juventude.

As demandas foram encaminhadas pelos promotores de justiça das comarcas do interior e da capital aos Centros de Apoio Operacionais (CAOps) e à Secretaria para Assuntos Institucionais (Secinst) do MPMA para que fossem postas em discussão.

SEMA realiza reunião de mobilização para criação do Conselho Consultivo da APA da Foz do Rio Preguiças


Dando cumprimento ao que determina a Lei Estadual 9.413 de 13 de julho de 2011 que instituiu o Sistema Estadual de Unidades de Conservação - SEUC, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMA) realizou, dia 08/11 em Araioses, a II Reunião de Mobilização para formação do Conselho Consultivo da Área de Proteção Ambiental da Foz do Rio das Preguiças - Pequenos Lençóis - Região Lagunar Adjacente. Na ocasião, foi enfatizado que a APA é uma Unidade de Conservação Estadual, cuja gestão é da SEMA, por meio da Superintendência de Biodiversidade e Áreas Protegidas.

Durante a reunião os técnicos discorreram sobre a importância da participação dos setores públicos, privados e sociedade civil organizada pertencentes aos municípios de Barreirinhas, Paulino Neves, Tutóia, Água Doce do Maranhão e Araioses.

O processo de criação do Conselho Consultivo da Unidade de Conservação (UC) teve início em 2017 com uma ampla integração e envolvimento da sociedade com a administração da UC, tendo como resultado a gestão mais eficiente e participativa e proporcionando a participação dos cidadãos na tomada de decisões administrativas, além de orientar a gestão para que adote medidas para conservação da biodiversidade e para atender os objetivos de criação da UC.



A equipe gestora da APA da Foz do Rio das Preguiças, considerando o tamanho e complexidade da unidade de conservação, vem realizando reuniões nos diferentes municípios para garantir a ampla participação no processo de formação do conselho.

O Conselho

O Conselho Consultivo é um canal efetivo de participação que permite estabelecer uma sociedade na qual a cidadania deixa de ser apenas um direito e passa a ser realidade. A importância desse momento de formação do Conselho Consultivo da APA da Foz do Rio das Preguiças - Pequenos Lençóis - Região Lagunar Adjacente está no processo de fortalecimento da participação democrática popular, no despertar das comunidades que percebem que também podem ser responsáveis pela formulação e implementação de políticas públicas.


(Assessora de Comunicação – Jornalista – Paula Lima)

Nenhum comentário:

Postar um comentário