Páginas

domingo, 19 de novembro de 2017

MARANHÃO: Delegação maranhense é destaque nos Jogos Escolares da Juventude


Maranhão conquista 3 medalhas em último dia de competições pelas modalidades individuais dos Jogos Escolares da Juventude

O último dia de competições pela categoria individual dos Jogos Escolares da Juventude (JEJ) 2017, etapa de 15 a 17 anos, foi de grandes emoções. No vôlei de praia, a semifinal envolvendo os times do Maranhão e do Paraná movimentaram o Parque da Cidade Sarah Kubitschek, em Brasília (DF), cidade sede dos jogos.



Com a vitória por 2 sets a 0, a dupla Allisson e Luiz Fernando conquistaram a tão sonhada vaga para o confronto final. Apesar dos fortes adversários, os atletas da cidade de Timon mostraram garra e obtiveram a medalha de ouro na série 2 dos JEJ.

A conquista da segunda medalha durante a maior competição estudantil do país tornou-se ainda mais especial. “Representar o Maranhão e obter a medalha de ouro foi muito gratificante. Nós batalhamos muito, pois nos dedicamos em vários treinos. Ninguém acreditava na gente, e pudemos mostrar nossa capacidade”, disse o campeão Luís Fernando.


Já na pista de atletismo do Centro Integrado de Educação Física (CIEF), os atletas maranhenses mostraram força de vontade. Após alcançar novo recorde e receber medalha de ouro nos 400 m rasos, Marcos Vinicius Moraes conquistou a medalha de bronze nos 200 m. “Eu só tenho a agradecer a conquista dessas três medalhas. Valeu a pena todos os treinos pesados que realizei, e agradeço muito ao meu treinador, já que alcançamos todos os objetivos traçados anteriormente”, afirmou o timonense.


Maranhão também esteve no pódio na prova de revezamento 4 por 400m, consagrando medalhistas de bronze os atletas Igor Mota, Marcos Vinicius, Layanna Timoteo e Vanessa Lima.

Os jogos das modalidades coletivas dos JEJ começam na próxima terça-feira (21). O Maranhão estará presente com equipes no vôlei, basquetebol, handebol e futsal.

Maranhão conquista duas medalhas de bronze durante Jogos Escolares da Juventude


O sábado (18) de competições dos Jogos Escolares da Juventude (JEJ) 2017, etapa de 15 a 17 anos, foi proveitoso para a delegação maranhense. Durante a manhã, o atleta Francisco Manuel Vitor conquistou o terceiro lugar do pódio na disputa por pontos do ciclismo, que ocorreu no Comando da Polícia Militar do Planalto, em Brasília (DF).

Com muita garra, Vitor conseguiu a medalha nos mínimos detalhes, sabendo inclusive a hora de descansar e de acelerar as pedaladas. “Eu estava muito confiante na prova. Foram quatro anos participando dos Jogos, e esse ano eu me dediquei ainda mais, abri mão de muitas coisas para estar aqui”, explicou o atleta, do município de Timon, sobre a conquista.


Já no período da tarde, a atleta Izabele Sousa de Oliveira alcançou a medalha de bronze com muita superação. “Esse campeonato é um lugar que dá oportunidade para todo mundo, onde, por exemplo, é possível sair do Maranhão e participar de um campeonato como os Jogos Escolares e ainda conseguir uma medalha, mesmo estando machucada” disse.

Natural da cidade de Bacabal, a judoca falou que a medalha se torna ainda mais gratificante com o esforço do atleta. “Quem dá valor à medalha é você, com seu esforço, e para mim essa medalha valeu ouro”, destacou.

Os Jogos Escolares da Juventude continuam até o próximo dia 25 de novembro.

Timonense bate recorde e fatura ouro nos 400m rasos dos Jogos Escolares da Juventude


As mãos para o céu em agradecimento foram o primeiro gesto depois da vitória. Depois da oração, o sorriso para a arquibancada que contava com diversos alunos da delegação maranhense, vibrando com o primeiro ouro do Estado durante a etapa de 15 a 17 anos dos Jogos Escolares da Juventude (JEJ) 2017, evento que ocorre na capital do Distrito Federal, Brasília.

Marcos Vinícius Moraes conseguiu um feito inédito durante a participação na maior competição estudantil do país: alcançar um novo recorde para a prova de 400 metros rasos dos Jogos, com a marca de 46 segundos e 87 centésimos, resultado de treino, abdicação e muita força de vontade.


A conquista nos Jogos Escolares Maranhenses (JEMs), evento promovido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Esporte e Lazer (Sedel), foi apenas o início para garantir a vitória na etapa nacional. “Na verdade eu não tenho nem palavras para descrever essa conquista, esse foi o resultado de muito treino e dedicação”, disse o campeão.

As adversidades também foram o incentivo necessário para a tão sonhada medalha de ouro. “Ninguém acreditava mais em mim, e esse foi o momento em que pude mostrar para muitos a minha capacidade, e esse não foi só um mérito meu”, explicou.

Maranhão estreia com destaque nos Jogos Escolares da Juventude


O início das competições nos Jogos Escolares da Juventude, etapa de 15 a 17 anos, trouxe o Maranhão como destaque em diversas modalidades. A sexta-feira (17) de jogos contou com disputas no atletismo, ciclismo, natação, badminton, tênis de mesa, vôlei de praia, xadrez e ginástica rítmica, que movimentaram a capital do Distrito Federal, Brasília.

Na pista de atletismo do Centro Integrado de Educação Física (CIEF), a atleta do arremesso de peso e lançamento de disco, Tauanne Fontinele, destacou a participação em um campeonato brasileiro. “É o quinto ano que participo dos jogos e é essencial e gratificante, porque dá a oportunidade dos atletas de estarem em um momento diversificado, e que promove o intercâmbio com diferentes pessoas, de forma que torna mais fácil se relacionar avançar novos horizontes”, destacou.


O Centro de Convenções Ullysses Guimarães recebeu as disputas do judô e xadrez. Nesse último, no setor de Divulgação Cultural, onde ocorriam as partidas, a ansiedade tomava conta da mãe da atleta Giovanna Piovacari, de 15 anos. “O xadrez aumenta a concentração, raciocínio lógico, disciplina, e deixa a pessoa mais focada. Eu nunca pensei que a Giovanna se interessaria pelo esporte, já que nós nunca a incentivamos para essa modalidade, mas vejo que o esporte possibilita para que ela seja mais centrada, e aumente a criatividade e equilíbrio. Nos JEMs foi uma final tensa, em que ela soube manter o equilíbrio, essencial para a vitória e classificação dela”, contou Fabiana Almeida.


Destaques do dia, a dupla Luís Fernando e Allisson, da cidade de Timon, já estão classificados para as quartas de final no vôlei de praia. As disputas dos Jogos Escolares da Juventude (JEJ) continuam até o próximo dia 25 de novembro, incluindo modalidades individuais e coletivas.


(Fonte: Sedel – MA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário