Páginas

quarta-feira, 18 de outubro de 2017

MARANHÃO : Sema realiza Mutirão Ecológico-Atitude Consciente no município de Raposa


A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais do Maranhão (SEMA) realizou no sábado (14/10), no município de Raposa, o Mutirão Ecológico - Atitude Consciente, projeto que visa levar a população maranhense conscientização e educação ambiental nos cuidados com o meio ambiente.



Durante toda a manhã, 300 participantes atuaram no recolhimento de forma seletiva dos resíduos e materiais recicláveis em cinco trechos dentro da cidade: Praia de Carimã, Porto do Braga, Porto do Carvão, Corredor das Rendas e Travessa da Paz.

“O projeto Atitude Consciente desenvolvido pela SEMA traz uma série de ações de Educação Ambiental que propõem desenvolver no Maranhão a sensibilização e mobilização dos cidadãos para atuarem na redução dos impactos ambientais ocasionados pelos resíduos sólidos gerados e depositados em praias, rios, lagos, lagoas e Unidades de Conservação do Maranhão, bem como outros tipos de poluição ou de impactos ambientais”, explicou o Secretário de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais, Marcelo Coelho.



Para os turistas Taniel Lopes e Simone Bacic, o projeto é muito importante para a conservação dos pontos turísticos. “Hoje viemos para a Raposa usufruir dos passeios e das praias e nos deparamos com uma quantidade significativa de lixo nos mangues e embaixo das casas, mas saber que tem um projeto como o Atitude Consciente e pessoas querendo mudar a postura diante da conservação do meio ambiente nos traz a esperança de preservação desse ponto turístico lindo que é a Raposa, disse Simone.

Para a estudante Carolina Vitória (15 anos), ações como o Mutirão Ecológico ajudam no cuidado com as praias e mangues. “Ações como essa ajudam a preservar as nossas praias e espero que tenha mais momentos como esse, para conscientizar a população, os turistas e todos que frequentam as praias em jogar menos lixo no meio ambiente", destacou ela.



A Ecocemar esteve presente no evento com toda estrutura para o recolhimento dos resíduos recicláveis como plástico, papel, tetrapark e metal. Ao todo foram recolhidos durante o Mutirão Ecológico 90 quilos de materiais recicláveis, que serão destinados adequadamente para empresas e associações que trabalham com reciclagem.




O Projeto Atitude Consciente vem sendo realizado desde outubro de 2016 e já contemplou todas as praias da Ilha de São Luís e ainda este ano terá início em outros municípios e unidades de conservação  do Estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário