Páginas

segunda-feira, 16 de janeiro de 2017

Eleição da FAMEM, prefeito de Tuntum é eleito e oposição do governo do estado amarga mais uma derrota



A ELEIÇÃO DE TEMA

O prefeito de Tuntum, Cleomar Tema (PSB) foi eleito para um novo mandato à frente da da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (FAMEM) no 2017/2018.

Por volta de 13 horas, Tema já tinha recebido o voto de 90 prefeitos. Como concorre em chapa única, precisava de 50 por cento mais um do colégio eleitoral.

Ao todo,  145 prefeitos estão aptos para a votação. Nesse caso, Tema precisaria de 73 votos para garantir a vitória.



O governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), recebeu no Palácio dos Leões o presidente eleito da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (FAMEM), biênio 2017/18 na noite desta segunda-feira (16). Na comitiva, mais de duas dúzias de prefeitos integrantes da chapa vitoriosa de Tema. 


Dino conversou por aproximadamente uma hora com os gestores municipais sobre a futura parceria Estado/Entidade para os próximos dois anos. O triunfo da chapa composta por prefeitos alinhados ao governo estadual representa mais uma vitória de Dino sobre a família Sarney na política maranhense.

Nesta segunda-feira (16), o desembargador Raimundo Melo rejeitou o recurso interposto pela prefeita de Rosário, Irlaih Moraes, que ainda tentava concorrer à eleição.


No fim da tarde de hoje, Cleomar Tema tomará posse e dará início à sua terceira gestão como dirigente da entidade.

O FRACASSO SARNEYSISTA NA FAMEM 



Não adiantaram as movimentações frenéticas do senador João Alberto e os telefonemas de Roseana Sarney tentando viabilizar  a candidatura do PMDB à FAMEM, prefeita Irlaih Moraes. A desastrada operação para enfrentar o prefeito Tema Cunha, aliado do governador Flávio Dino, só serviu para revelar o grau de desorganização do grupo Sarney e a falta de prestígio na classe política.

Tema contou com o apoio do presidente da Assembléia, Humberto Coutinho; de vários deputados federais, como Zé Reinaldo Tavares e Rubens Pereira Júnior; prefeitos reeleitos de cidades importantes como Juran, de Presidente Dutra, e uma forte articulação de bastidores que colocou em cena novamente a dupla Márcio Jerry, presidente do PCdoB, e Weverton Rocha, presidente do PDT, que comandaram as movimentações fundamentais dos prefeitos Eric Costa(PCdoB), de Barra do Corda, e Erlânio Xavier(PDT), de Igarapé Grande.

Irlaih se jogou na disputa confiando na força do PMDB de Roseana Sarney e João Alberto. Montou uma chapa e assistiu vários membros pedirem pra sair. O primeiro a pular fora foi o prefeito de São Benedito do Rio Preto, do PCdoB, e a última foi a prefeita de Vitória do Mearim, Dídima, do PMDB. Pra piorar tudo, ainda teve a chapa indeferida e um recurso na Justiça igualmente indeferido.

BOICOTE

O último movimento comandado pelos idealizadores da chapa de Irlaih foi esvaziar a eleição, tentando assim falta de quórum e convocação de novo pleito. Mas foi mais uma manobra desastrada.

Eleição da FAMEM, prefeito de Tuntum é eleito e oposição do governo do estado amarga mais uma derrota .



Nenhum comentário:

Postar um comentário