Páginas

domingo, 7 de outubro de 2018

MARANHÃO : FLÁVIO DINO IMPÕE DERROTA HUMILHANTE A ROSEANA SARNEY E ELEGE OS DOIS SENADORES



O governador Flávio Dino (PCdoB), com quase 89% das urnas apuradas, conforme haviam constatados todos os institutos de pesquisas ao longo da campanha, impôs derrota humilhante à representante da oligarquia, ex-governadora Roseana Sarney, elegeu os dois senadores, enterrando de vez o grupo político que ao longo de cinquenta anos, levou o Maranhão a ocupar o primeiro lugar entre os Estados mais pobre da Federação. Faltando apenas 10% das urnas, Dino lidera com 59,44% dos votos válidos.

O Dia 7 de outubro de 2018, portanto, ficará marcado na história como a data em que o eleitor maranhense foi às urnas colocar a última pá de cal na cova da oligarquia criada pelo ex-senador José Sarney, que estava em estado terminal desde 2014 quando Flávio Dino, após uma campanha empolgante, derrotou o candidato Edinho Lobão (MDB) e encerrou o ciclo de dominação do grupo comandado pelas famílias Sarney/Lobão/Murad.

As urnas começaram cantar cedo em favor de Flávio Dino, confirmando o que já era esperado pelos institutos que mediram a tendência do eleitorado. Desde o início da leitura dos sufrágios, Dino tomou a dianteira e assim se manteve até o final da apuração, para alegria dos correligionários que explodiam em comemoração a cada vez que o TRE-MA atualizava a contagem dos votos com o governador sempre acima dos 60%.

Com mais essa derrota, o grupo, na avaliação de vários políticos que serviram a família do ex-presidente José Sarney ao longo do tempo em que esteve no poder, deixará de existir, devendo nascer um novo grupamento político. Já a ex-governadora Roseana deverá se aposentar definitivamente da política, enquanto o velho oligarca poderá seguir o mesmo caminho.

O governador teve uma vitória completa, pois além de se reeleger com ampla vantagem sobre os adversários, elegeu os dois senadores e as maiores bancadas na Câmara Federal e Assembleia Legislativa do Maranhão, se consolidando como a maior liderança política do Estado na atualidade. Já o senador Roberto Rocha que tentou confrontar o seu criador sai desta eleição transformado em anão político.

Rocha decepcionou, levou um “banho” até da ex-prefeita de Lago da Pedra, Maura Jorge, que pegou carona na campanha do presidenciável Jair Bolsonaro e teve uma performance surpreendente ao conseguir percentual muito superior a que lhe atribuíam as pesquisas, o que lhe credencia a vislumbrar uma nova candidatura ao governo em 2022, diferente do tucano que sai desmoralizado do pleito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário