Páginas

terça-feira, 17 de abril de 2018

MARANHÃO: SEMA abre inscrições para II Seminário Maranhense Sobre Mudanças Climáticas




A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais do Maranhão (Sema) realizará, nos dias 10 e 11 de maio, o II Seminário Maranhense Sobre Mudanças Climáticas, no auditório da FIEMA. O objetivo é discutir temas atuais sobre as mudanças climáticas no Brasil e, especificamente, no Estado do Maranhão, bem como a exposição de experiências sobre o tema.


Este seminário também terá como objetivo a promoção de ações e de incentivos às políticas e práticas de mitigação e adaptação das mudanças do clima no Maranhão. Além disso, visa apoiar a execução da Política Estadual de Mudança do Clima, seus planos e ações correlatas.




Na programação temas como Mudanças Climáticas no Maranhão; Variabilidade climática no Maranhão no contexto das mudanças climáticas; Avaliação dos Potencias Impactos da Elevação do Nível do Mar nas Reentrâncias Maranhenses; Ações do Plano Agricultura de Baixa Emissão de carbono no Maranhão; Reutilização da Água da Chuva e muito mais.


As vagas são limitadas. As inscrições acontecem até o dia 07 de maio e podem ser feitas pela internet baixando o formulário de inscrição, preenchendo e enviando-o para o email: economiaverdesema@gmail.com ou na Superintendência de Economia Verde, localizada na Rua dos Búzios, Quadra 35, Lote 18, Calhau (próxima Caixa Econômica).



O formulário de inscrições e mais informações estão disponíveis no site www.sema.ma.gov.br. Outras informações podem ser obtidas, ainda, na Superintendência de Economia Verde da SEMA pelos fones: 3194-8900 Ramal: 8956 no horário das 14h às 18h.

EM TEMPO: SEMA produz Atlas Geográfico do Parque Estadual do Mirador



A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMA) finalizou o Atlas Geográfico do Parque Estadual do Mirador. O trabalho foi feito por meio de um acordo de cooperação técnica entre SEMA e Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Na última sexta aconteceu a apresentação do documento.


“O intuito é trazer informações relevantes sobre a hidrografia, geologia e o levantamento do uso e ocupação do solo dentro do Parque. O Atlas possui mapas ilustrativos produzidos através de pesquisa de campo e utilização de imagens de satélites”, explicou o Secretário Marcelo Coelho.


Os mapas produzidos para o Atlas Geográfico  servirão de orientação e de base para o planejamento e conhecimento da geologia, hidrografia e uso e ocupação do solo no Parque Estadual do Mirador.

“A função de um mapa quando disponível ao público é a de comunicar o conhecimento de poucos para muitos. A SEMA firmou acordo de cooperação técnica com a UFMA no intuito de levar conhecimento de qualidade sobre o Parque Estadual do Mirador para universidades, escolas, secretarias municipais de meio ambiente e comunidade em geral”, destacou a Superintende de Biodiversidade e Áreas Protegidas, Janaina Dantas.


Paula Lima
Assessora de Comunicação da SEMA

Nenhum comentário:

Postar um comentário