Páginas

sábado, 22 de julho de 2017

MARANHÃO : Expectativa para o Concurso na Segurança Pública do MA


A Polícia Civil do Estado do Maranhão (Concurso PC MA) vai realizar um novo certame para preenchimento de diversas oportunidades do quadro de pessoal, incluindo investigador, médico legista, perito criminal e delegado.

A oportunidade foi anunciada pelo governador Flavio Dino, e a previsão é que o concurso público seja publicado ainda neste ano, já que até já foram instituídas Comissões Setoriais do concurso da Polícia Civil e para Delegado.

“Agora é hora de novo concurso. Já autorizei a Polícia Civil, a Militar e os Bombeiros para que façam o edital e que as provas saiam neste ano, para que no próximo tenhamos mais policiais nomeados”, afirmou Dino.

Certame também já está na Lei Orçamentária Anual (LOA), e está sendo reservado R$ 95 milhões para a publicação do edital da Polícia CO ivil, a previsão é que sejam ofertadas 1.400 vagas para os órgãos que atuam na Segurança Pública do estado.


A última oportunidade para delegado ocorreu em 2012, organizado pela Secretária de Estado da Gestão e Previdência. Na época foram oferecidas 40 vagas, sendo reservadas 2 para candidatos com deficiência.


Para participar da seleção os candidatos precisaram de: diploma, devidamente registrado, de conclusão do curso de bacharelado em Direito, reconhecido pelo Ministério da Educação – MEC; possuir Carteira Nacional de Habilitação na categoria “B”; não registrar antecedentes criminais; e outros requisitos que podem ser conferidos no edital.

Os candidatos precisaram passar pelas seguintes fases: prova escrita objetiva; prova escrita discursiva; avaliação de títulos; teste de aptidão física; teste psicotécnico; exames médico e odontológico; investigação social; e, por fim, curso de formação.


A remuneração inicial para o cargo é de R$ 15.850,60.


EM TEMPO: Polícia Militar do Maranhão recebe doação de drones pela Receita Federal




A Polícia Militar do Maranhão (PMMA) recebeu doação de equipamentos da Receita Federal. O material, resultado de apreensões realizadas pela Receita Federal do Maranhão, foi entregue, na quinta-feira (20), à PMMA pelo inspetor-chefe da Alfândega da Receita Federal no Maranhão, Alexandre Magno.

Foram doados quatro drones, três câmeras fotográficas, um escâner de mão e uma filmadora HDTV. Os equipamentos passaram por registro nos órgãos competentes e serão utilizados diretamente na prevenção e combate a criminalidade. Os drones deverão ser utilizados em operações da PMMA em todo o estado.

O tenente coronel da PMMA, Brito Junior, que possui um estudo como tese de doutorado sobre a utilização de drones como ferramenta de vídeo monitoramento móvel em operações policiais, disse que os veículos aéreos não-tripulados auxiliam em casos de ocorrências com reféns, acidentes envolvendo veículos  com produtos perigosos,  reintegração de posse, busca de pessoa perdida, ações de controle de distúrbios civis, incursões em locais de risco, obtenção de dados pelo serviço de inteligência policial, monitoramento móvel em grandes eventos, dentre outras ações.




O subcomandante-geral da PMMA, Jorge Luongo, explicou que a utilização de drones é um avanço nas ações de inteligência, prevenção e combate a criminalidade. “Quem sai ganhando é a população maranhense que tem, cada vez mais, segurança e qualidade de vida”, disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário