Páginas

quinta-feira, 16 de março de 2017

MARANHÃO: MP-230 que trata do reajuste dos professores é votada na Assembleia


A Medida Provisória encaminhada pelo governador Flávio Dino ao Poder Legislativo, que altera o texto do Estatuto sancionado em 2013, e prevê, para este ano, um reajuste de 8% sobre a Gratificação por Atividade no Magistério (GAM) foi aprovada na Assembleia Legislativa na tarde desta quarta-feira (15).

Houve uma grande discussão entre governistas e oposicionistas com a presença de professores na galeria da ‘Casa do Povo’ – primeiro porquê teria um acordo firmado, no sentido de que a votação acontecesse somente amanhã, o que não foi efetivado.

Antes, a proposta de emenda do deputado Eduardo Braide apresentada na Comissão de Constituição – CCJ foi derrubada pela maioria, onde a intenção era fazer com que, o reajuste incidisse sobre os vencimentos e não somente na GAM.

Com 22 votos a favor, a MP-230 que versa sobre o reajuste dos professores da Rede Pública Estadual, foi consumada pela maioria dos parlamentares na Assembleia Legislativa. Os governistas argumentaram que o tema já havia sido discutido com a categoria, e que apenas uma minoria da classe estava contra.

Por outro lado, alguns deputados oposicionistas, suscitaram a possibilidade de recorrer à Justiça – afim de que a situação possa ser revertida.


A categoria, no entanto, sustenta que os professores que ganham abaixo do piso são a minoria e exige reajuste dos vencimentos para toda a classe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário