Páginas

segunda-feira, 27 de agosto de 2018

MARANHÃO: Produção de arroz no MA é tema do Seminário de Negócios Rurais de São Mateus


Seminário de Negócios Rurais de São Mateus, reúne cerca de 100 empreendedores rurais.

Promovido pelo Sebrae Maranhão, o evento reuniu empreendedores do agronegócio, representantes da sociedade civil e entidades de classe da região do Médio Mearim.

Com o intuído de capacitar empreendedores do segmento do agronegócio e proporcionar discussões que beneficiem atividades produtivas no campo, principalmente o cultivo do arroz, o Sebrae Maranhão, por meio de sua Unidade Regional em Bacabal, realizou na última quinta-feira (23), o I Seminário de Negócios Rurais de São Mateus - Cadeia Produtiva do Arroz, que aconteceu no Salão Paroquial da cidade.



Mais de cem produtores da agricultura familiar, representantes de sindicatos e instituições financeiras, acompanharam as discursões e interagiram com os palestrantes, tirando dúvidas e adquirindo maior conhecimento sobre o assunto.

Durante o evento, idealizado pelo Sebrae em parceria com o Banco do Nordeste, prefeitura de São Mateus e Câmara Setorial do Arroz no município, foram realizadas quatro palestras, abordando assuntos relacionados aos tipos de negócios rurais possíveis para a região, opções de investimentos, gestão e acesso ao crédito para inovação tecnológica, com foco principalmente no cultivo do arroz, pois o município se destaca pela grande produção do grão. Outro assunto em pauta, foi o Projeto Salangô, criado para facilitar o cultivo do arroz irrigado por meio de um canal construído para transpor as águas do Mearim, mas que não está sendo aproveitado em sua totalidade.



O município de São Mateus tem uma população estimada em 41 mil habitantes, segundo dados do IBGE, e a agricultura familiar é destaque como a principal fonte de renda de grande parte da população.

A coordenadora de agronegócio e desenvolvimento territorial do Sebrae Maranhão, Larissa Leite, participou do seminário e destacou a contribuição da instituição nesse processo de incentivo ao desenvolvimento de atividades produtivas no campo. “O principal é despertar o empreendedor rural para o planejamento da atividade e fazer com que as ideias saiam do papel e cheguem a mesa do consumidor em forma de alimentos e produtos de qualidade. O Sebrae atua orientando e capacitando esses produtores na busca de conhecimento para novas ideias de negócios e conquistas de mercados”, afirmou.

O cenário estadual da produção de arroz, questionamentos sobre o que tem beneficiado a produção ou dificultado o cultivo do grão, além de como os empreendedores rurais tem trabalhado para manter-se ativos e não dependerem só da produção oriunda de outros estados, foram pontos de discussão.
 
Sebrae em parceria com o Banco do Nordeste, prefeitura de São Mateus e Câmara Setorial do Arroz no município, promovem Seminário Negócios Rurais no município.
O seminário resultou também na escolha dos membros do Comitê Gestor da Câmara Setorial do Arroz, formado por representantes da sociedade civil e entidades de classe, que estarão direcionando os trabalhos relacionados às atividades rurais no município, especificamente à produção do arroz.

Para a presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadora Rurais do Município, Camélia dos Santos, o encontro foi proveitoso e levantou discursões importantes para os produtores do campo. “Quando o trabalhador tem conhecimento, ele aprende a gerenciar seu próprio negócio e assim fica mais fácil trabalhar, pois ele evita o atravessador nas suas negociações e aumenta os lucros do negócio. Foi uma ótima ideia do Sebrae promover esse encontro”, reconheceu a líder sindical.


Gilciléa Marques
Unidade de Marketing e Comunicação
Regional do SEBRAE em Santa Inês - MA
Contatos: (98) 8237-3242
Sebrae – Santa Inês -MA (98) 3653 2461

Nenhum comentário:

Postar um comentário