Páginas

segunda-feira, 25 de junho de 2018

MARANHÃO: Estudantes maranhenses vão à Copa do Mundo na Rússia



Nesta segunda-feira (25), quatro estudantes embarcaram rumo à Copa do Mundo de Futebol, na Rússia. Entre eles está Vitória Souza Moraes, 15 anos, que foi selecionada em 2017 para participar do Festival Fundação Fifa, evento oficial do torneio. Na época da seleção, ela era estudante da rede municipal de ensino da Prefeitura de São Luís, na Unidade de Educação Básica (U.E.B.) Amaral Raposo, em Pedrinhas.

A seleção aconteceu ano passado nas Olimpíadas do Brincar ao Jogar, no projeto Bolação, realizado nas escolas da rede por meio de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação (Semed) e o Instituto Formação. O projeto tem o objetivo de contribuir com o desenvolvimento pessoal, social e cognitivo dos estudantes, disseminando o espírito esportivo desde cedo e fomentando práticas saudáveis e de desenvolvimento social e humano pelo esporte.

“As ações que a Semed realiza com entidades parcerias são muito importantes no desenvolvimento das crianças e adolescentes. A exemplo da parceria com o Formação que por meio do esporte contribui ricamente para a vida dos estudantes”, pontuou o titular da Semed, Moacir Feitosa.

Para o representante do Formação, Fábio Cabral, instituto que está promovendo a viagem dos adolescentes para a Rússia, a organização fomenta práticas saudáveis e de desenvolvimento social e humano pelo esporte. “A importância do festival é justamente poder proporcionar aos jovens a troca de experiência, pra eles que de alguma forma desenvolvem atividades de esporte em suas comunidades de forma inclusiva é uma troca de experiência com outros jovens que fazem um trabalho parecido em todo o mundo. É um momento de dar visibilidade ao trabalho das organizações que trabalham de forma diferente com o esporte como ferramenta de inclusão, além de proporcionar a esses jovens a possibilidade de conhecer outras pessoas”, pontuou.

Além de Vitória Moraes, de São Luís participarão das competições em Moscou Luana Rodrigues, 17 anos e Rian Costa, de anos; e ainda Lucas Mendes, 17 anos, da cidade de Palmeirândia. Além deles também viajam a jovem Karolyne Santos e o representante do Formação, Fábio Cabral.

SONHO

Com a bagagem cheia de expectativas, a viagem internacional é um sonho para Vitória Souza Moraes, 15 anos. “A emoção é imensa por viajar para fora do país e voar pela primeira vez. Estou muito feliz pela conquista, é um sonho sendo realizado”, contou a garota. “O projeto vai oportunizar, além da competição, o aprendizado, descobertas, interação e convivência com novas pessoas. Com certeza a experiência será nossa maior vitória”, completou Vitória.

O Festival Fundação Fifa é realizado desde 2006, na Copa do Mundo na Alemanha. Nas três edições anteriores levou o nome de Festival Footbal for Hope e também contou com jovens maranhenses selecionados pelo Instituto Formação.

Este ano o evento irá reunir mais de 300 participantes, entre os dias 26 de junho a 5 de julho. Durante esse período, os jovens selecionados para o programa irão participar de um torneio de futebol conhecido pelo fair play (ética no meio esportivo) e apresentações culturais que incentivarão o intercâmbio e a troca de conhecimento ao longo do evento. A partida dos estudantes será disputada no estádio Luzhniki, em Moscou, no dia 1º de julho.Todos os participantes também terão direito a assistir a um jogo das oitavas de final da Copa do Mundo de um dos estádios que sediarão os jogos na Rússia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário