Páginas

quinta-feira, 14 de dezembro de 2017

MARANHÃO : Quem será o pai da criança?(Curso de Medicina para Bacabal) Deputado Estadual Roberto Costa ou Deputado Federal André Fufuca


Depois de alguns políticos anunciarem a vinda do curso de medicina para algumas cidades do interior maranhense, agora foi a vez do Deputado Estadual Roberto Costa e do Deputado Federal André Fufuca que anunciaram a vinda do curso de medicina para a cidade de Bacabal – MA.

Na sessão desta segunda-feira(11), o deputado Roberto Costa fez um importante anúncio para a cidade de Bacabal, anunciou a autorização da instalação de um curso de Medicina para o município.



Ao passo que anunciou a conquista, Costa também fez um apelo para que a Prefeitura, independente de posições políticas do gestor, pudesse cumprir as exigências do Ministério da Educação para que o curso seja instalado, já que em duas oportunidades anteriores, o município de Bacabal deixou de receber o curso, por omissão da gestão municipal em deixar de apresentar a documentação requisitada pelo Governo Federal.

Nesta última semana, segundo alguns Blogs da capital , o deputado federal André Fufuca (Progressistas), conseguiu a ida do curso de medicina para o município de Bacabal.


Não é a primeira ação de grande porte na cidade. O deputado progressista conseguiu no começo do ano a liberação de recursos para a reforma da BR que liga o trecho que se estende de Caxuxa a Bacabal, no Maranhão.

Embora tenham ligações históricas, as famílias Fufuca e Sarney andam com a relação estremecida. Fufuquinha tem tentado uma aproximação com o atual governador do Maranhão, Flávio Dino (PC do B). E para isso vem dialogando com prefeitos aliados do governador e na cidade de Bacabal tem o prefeito eleito José Vieira que é um dos aliados de Flávio Dino.



O Deputado Federal já vem participando de eventos ao lado do prefeito Zé Vieira e o que depender do Deputado Fufuca,vai fazer de tudo para ajudar nessa administração.

Segundo Fufuca ,foi também liberado uma emenda de R$ 1. 5 milhões do Fundo Nacional da Saúde, para a média e alta complexidade na cidade de Bacabal – MA.


Além da ida do curso de medicina para a cidade de Bacabal, o município também será contemplado com uma ambulância do (Samu) e uma ambulância pequeno porte, liberadas também pelo deputado progressista na câmara federal.


O que sabemos que o edital de chamamento público foi publicado na sexta-feira (8), no Diário Oficial da União (DOU), e é direcionado aos municípios que atenderam os critérios de relevância e necessidade social da oferta de cursos de medicina, segundo o Ministério da Saúde.

Mas cabe esclarecer a população desses municípios onde na qual políticos estão se vangloriando dizendo que estão trazendo ou autorizando cursos para essas cidades é que existem outros passos a serem dados para que a autorização se concretize, como estrutura de equipamentos públicos, terá que ter um hospital com 80 leitos, no Sistema Único de Saúde, com potencial para ser certificado como hospital de ensino, conforme legislação de regência, além da habilitação das mantenedoras de instituições de educação superior.

Segundo alguns blogs, até março de 2018, uma comitiva da Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior (Seres) irá visitar e conferir de perto essas estruturas e, obviamente, os municípios que não obtiverem resultados satisfatórios durante as visitas da comissão serão excluídos. A divulgação do resultado será feita pela página da Seres no portal do MEC e a homologação do resultado será publicada no Diário Oficial da União, com a lista final dos municípios contemplados.


Na lista de municípios pré-selecionados estão os maranhenses: Bacabal, Codó, Santa Inês e Açailândia. Agora resta saber qual cidade realmente vai obedecer todos os requisitos e assim conseguindo o tão sonhado curso de medicina . 

Nenhum comentário:

Postar um comentário