Páginas

quarta-feira, 31 de janeiro de 2018

MARANHÃO: Jovem morre após passar mal no (TAF) Teste de Aptidão Física do concurso da PMMA 2018


A jovem identificada por Daniele Nunes Silva que participava do Teste de Aptidão Física (TAF) do concurso da Polícia Militar do Maranhão (PMMA) morreu hoje (30) depois de passar mal durante a realização do último dos 4 exercícios na realização do TAF.

Segundo informações, ela começou a passar mal durante a prova de corrida, mas foi levada ainda com vida para a UPA do Itaqui-Bacanga, onde acabou morrendo. As primeiras informações dão conta de que ela teria sofrido um Acidente Vascular Cerebral (AVC).Mas só saberá o real motivo depois do laudo que saíra daqui a 30 dias.

Detalhe importante ressaltar ,os candidatos era  de obrigação individual levar o atestado médico alegando que estariam aptos a fazerem essas atividades físicas propostas pelo certame.

Natural de Barra do Corda, ela tinha 24 anos trabalhava como prestadora de serviços na Delegacia Regional da cidade, e morreu em São Luís.

Vídeo que estar rolando em redes sociais ,mostra a equipe do SAMU atendendo uma pessoa que segundos informações possivelmente poderia ser a jovem que passou mal, mas ainda não confirmadas.

terça-feira, 30 de janeiro de 2018

MARANHÃO: Desembargador cita tentativa de intimidação e extingue processo que garantia Zé Vieira na prefeitura de Bacabal – MA


Do Blog do Gilberto Léda

O desembargador Raimundo Melo, do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), encerrou hoje (30) um dos processos que analisam a disputa pela Prefeitura de Bacabal.

Relator de um mandado de segurança impetrado pelo prefeito afastado Zé Vieira (PP), o magistrado deferiu medida liminar para dar cumprimento à regra constante do Regimento Interno do TJMA e afastar contradição que entendeu existir em decisão proferida pela vice-presidência do Tribunal, então ocupada pela desembargadora Cleonice Freire .

Agora, considerando que o próprio prefeito desistiu de medida ajuizada para resolver controvérsia quanto ao relator competente para oficiar nos autos de processo anterior – onde foi proferida a decisão atacada pelo mandado de segurança – Melo entendeu, em conformidade com a posição adotada pelo Ministério Público do Maranhão (MPMA), que a impetração perdeu o seu objeto e extinguiu o processo sem resolução do mérito, pondo fim a uma das etapas do imbróglio envolvendo a disputa pelo comando do Município de Bacabal.

Com esta decisão, prevalece o entendimento de que o caso deve mesmo ser analisado pelo relator original, desembargador José de Ribamar Castro, que já decidiu uma vez pelo afastamento do prefeito.

Baixe aqui a decisão de Raimundo Melo.

Intimidação

Ao analisar o caso, Raimundo Melo acabou relatando que uma das seguidas investidas da defesa do prefeito Zé Vieira contra decisões judiciais tomadas no processo teve como objetivo intimidá-lo.

“O Impetrante e o Município de Bacabal atuam no processo defendendo interesses convergentes – o que reforça o entendimento no sentido de que o Município não possui interesse jurídico a defender na qualidade de assistente litisconsorcial – chegando ao extremo de atravessar a petição constante do ID 1528567 na vã tentativa de intimidar esta Relatoria e influenciar a decisão que será proferida, que, de acordo com a técnica jurídica, não poderia ser outra, que não a que agora é lançada, de extinção do processo, sem resolução do mérito”, destacou.

Confusão

Raimundo Melo também cita uma tentativa da defesa do prefeito de confundir a Justiça.

Vejamos:

“Registro que o Impetrante tenta, de todos os modos, perpetuar a decisão liminar proferida nestes autos unicamente para dar cumprimento à regra constante do artigo 241, §3o do Regimento Interno deste Tribunal de Justiça e afastar contradição havida no ato praticado pela autoridade apontada como coatora, sem que, em momento algum, esta Relatoria tenha enfrentado a questão de fundo discutida, qual seja, quem é o relator prevento para a condução dos processos anteriormente iniciados, mesmo porque tal questão foge, por inteiro, ao objeto da impetração e à competência deste Relator.

No entanto, o Impetrante a todo o momento mistifica, ora informando que o STJ, “por decisão do Ministro Napoleão Nunes Maia manteve na integralidade a decisão do Des. Raimundo Nonato Magalhães Melo”, quando, em verdade, aquela Corte Superior apenas e tão somente negou seguimento a Reclamação protocolada pelo Ministério Público Estadual, ora afirmando que “nos autos do Mandado de Segurança n. 0806608-35.2017.8.10.0000 (…) houve expressa menção à prevenção da Des. Nelma Celeste S.S. Costa”, o que fez atribuindo a este Relator trecho de decisão na realidade proferida pelo Desembargador Antonio Fernando Bayma Araujo em outros autos”.

Afastado

Zé Vieira segue judicialmente afastado da Prefeitura de Bacabal e, desde o início do mês, quem comanda o Município é o vice-prefeito, Florêncio Neto .

Para entender essa novela mexicana

O prefeito Zé Vieira foi afastado pelo Tribunal de Justiça do Maranhão depois de corte estadual ser comunicada pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ) de uma condenação do progressista por improbidade administrativa.

Como a decisão do STJ culminou com a suspensão dos direitos políticos (veja), Vieira precisou deixar o cargo.

É com base nessa decisão que o deputado Roberto Costa (MDB) – segundo colocado na eleição de Bacabal, em 2016 – tenta cassar, no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) o registro de candidatura do prefeito, para ver se consegue assumir o comando da prefeitura sem a necessidade de nova eleição.

MARANHÃO: Atenção! Prazo para inscrições das vagas remanescentes do CONERH estão se encerrando


A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMA), abriu no último dia 05 de Janeiro, o edital de convocação para participação no processo de eleição para preenchimento de vagas remanescentes de Conselheiros Titulares e Suplentes do segmento usuários e do segmento da sociedade civil organizada para composição do plenário do Conselho Estadual de Recursos Hídricos (Conerh) - triênio 2018-2021.

As vagas se encerram no dia 05 de Março de 2018, e para participar as entidades interessadas deveram apresentar documentação como (Formulário de Inscrição para Habilitação das Entidades, Cópia do Estatuto Social ou Regimento Interno, Comprovação de atuação de trabalhos na área de Recursos Hídricos, - Inscrição no CNPJ, Cópia dos documentos de identidade e CPF do Representante) a ser endereçada à Comissão Eleitoral, entregue na Secretaria Executiva do Conselho Estadual de Recursos Hídricos-Conerh, na Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais – Sema.


Mais informações no site www.sema.ma.gov.br.

segunda-feira, 29 de janeiro de 2018

MARANHÃO: (Vídeo) Torcedores da Fúria Mearim vai ao treino do BEC ,para cobrar jogadores


Torcedores da Fúria do Mearim compareceram na tarde de hoje(29) no treino do Bacabal Esporte Clube para cobrar mais empenho dos jogadores, após a segunda derrota no campeonato maranhense para o Imperatriz neste último sábado por 2 a 1 de virada dentro de casa. Já que na estreia o time do Leão perdeu para o Sampaio em nossa capital, por 3 a 0.


Com a segunda derrota a equipe do Bacabal permanece na lanterna, a equipe leonina ainda não pontuou e sendo um campeonato de tiro curto, as derrotas dentro de casa podem custar no final da competição o rebaixamento para série B .

Temendo o rebaixamento mais uma vez, os torcedores da torcida organizada Fúria do Mearim foram ao treino e cobraram,mais empenho e que respeitassem o manto sagrado do BEC, sobrou cobrança até para o presidente a diretoria, segundo alguns torcedores ,não estariam ligando para equipe nesse momento.

“ O que queremos é mais respeito com a camisa do BEC,os caras perdem o jogo e vão para a barca...” disse o Presidente da Fúria, Pedro Bruno ( Dentinho).


Tentamos entrar em contato com o Presidente Rodrigo e não tivemos êxito, o espaço estar aberto para o presidente ou algum diretor se pronunciar.

Na próxima rodada, sábado (3) a equipe do BEC vai tentar buscar os primeiros pontos contra o Cordino, no Leadrão em Barra do Corda – MA.


sábado, 27 de janeiro de 2018

MARANHÃO: Bacabal Esporte Clube perde de virada para o Imperatriz e continua na lanterna do maranhense 2018


Na tarde deste sábado (27) no estádio Correão, o time do Bacabal Esporte Clube leva a virada do Imperatriz por 2 a 1 no final do jogo. A vitória do Cavalo de Aço foi conquistada nos acréscimos em cobrança de pênalti.


Com o início do primeiro tempo ruim das duas equipes o time do BEC saiu na frente aos 41 minutos, com o golaço de fora da área do meia Dênis.

No segundo tempo, logo aos 5 minutos, o Imperatriz empatou com meia Kanu. Depois as duas equipes voltaram a fazer um jogo ruim com poucas chances de ambos os lados e no final do segundo tempo o gol da vitória do Imperatriz foi no rebote do goleiro em cobrança de pênalti, nos acréscimos, com atacante Kaká.




Com o resultado  Bacabal Esporte Clube amarga sua segunda derrota, essa mais dolorida por ser dentro de casa e de virada, na estreia perdeu para o Sampaio no Castelão. O Imperatriz chega aos 4 pontos e divide a liderança da competição com o Maranhão, que venceu o Cordino pelo mesmo placar, na capital São Luís.
 
TABELA DO GE/MA


Na próxima rodada, sábado (3) a equipe do BEC joga contra o Cordino, no Leadrão em Barra do Corda. E também sábado (3) Imperatriz recebe o São José, no Frei Epifânio d’Abadia na cidade de Imperatriz. 

sexta-feira, 26 de janeiro de 2018

MARANHÃO: Defensoras realizam forças-tarefas nas áreas de execução penal e família em Zé Doca

As defensoras públicas titularizadas no Núcleo Regional da DPE de Zé Doca, Lisly Borges Barreira e Suellen Santos Rodrigues Aguiar, realizaram, no fim de dezembro passado, força-tarefa voltada à área de execução penal e, ainda, uma semana de conciliação de direito de família. No período de duas semanas, a instituição contabilizou mais de 120 atendimentos, sendo 68 presenciais, com pedidos de providências, na Unidade Penitenciária de Ressocialização (UPR) daquela comarca. Na área cível, foram outros 65 atendimentos prestados pela DPE.

Na unidade de ressocialização foram adotadas dezenas de medidas, sendo as principais a pesquisa de situação carcerária de cada reeducando, triando os definitivos e provisórios, além do atendimento presencial que gerou pedidos de expedição de guias, relaxamento de prisões ilegais, progressão de regime e remissão de pena, dentre outros.

“A intenção foi garantir celeridade de processos criminais na comarca e direitos previstos pela Lei de Execução Penal. As medidas beneficiaram diretamente não só os reeducandos que tinham direitos a serem requeridos, mas também aqueles que simplesmente receberam informações sobre suas situações processuais, evitando assim, a sensação de abandono tão comum aos presos, e que favorece um ambiente de tensão nas unidades e, consequentemente, refletem em problemas para a sociedade", explicou a defensora pública Lisly Barreira.

Família - Na atuação cível, segundo a defensora pública Suellen Aguiar, houve destaque no número de conciliações em ações de alimentos, execução de alimentos, divórcios e investigações de paternidade, além de petições envolvendo guarda e curatela. “É um programa que tentamos desenvolver, ao menos, uma vez por mês, a fim de atender a grande demanda na área, e que tem alcançado plenamente suas metas, especialmente porque torna quase inexistente a espera por parte dos assistidos”, concluiu.

Socorro Boaes
Assessoria de Comunicação



MARANHÃO: Bacabal Esporte Clube joga neste sábado (27) contra o Imperatriz pelo Campeonato Maranhense no Estádio Correão na cidade de Bacabal – MA


Após a derrota por 3 a 0 na partida de estreia contra o Sampaio Corrêa em nossa capital na última terça – feira (23). A equipe do Bacabal Esporte Clube fará neste sábado (27) no Estádio Correão as 15h:45 ,sua segunda partida válida pelo campeonato maranhense, contra a equipe do Imperatriz que empatou com o Moto Club dentro de casa no seu jogo de estreia.

BACABAL ESPORTE CLUBE

Depois da polemica que o estádio José Corrêa não estaria liberado para o jogo, foi compartilhado em redes sociais o certificado de aprovação temporário na qual mostra que o velho Correão está sim apto a receber partidas pelo campeonato maranhense,nas datas de 26 de janeiro a 26 de abril de 2018.


A equipe do Cavalo de Aço já se encontra na cidade de Bacabal e já fez o reconhecimento do gramado na tarde desta sexta – feira (26) no estádio Correão. 




IMPERATRIZ 
A equipe do Cavalo de Aço conta com um velho conhecido da torcida bacabalense o atacante Junior Chicão que defendeu as cores do BEC e que conhece bem o gramado do gigante Correão.
 
Técnico Paulinho Kobayashi e o atacante Junior Chicão no Estádio Correão

A equipe do Leão do Mearim regularizou alguns atletas e que serão utilizados nessa partida, a equipe treinou forte visando conseguir os primeiros 3 pontos dentro de casa que será fundamental para a sua caminhada dentro do campeonato maranhense.



Alguns torcedores estão se mobilizando em redes sociais para chamar o torcedor bacabalense para lotar o estádio e assim torcer, gritar juntos para apoiar a equipe do Leão.


Jogo : BEC x Imperatriz
Local : Estádio Correão
Horário: 15h:45min

Preço do ingresso: R$ 10,00

quarta-feira, 24 de janeiro de 2018

MARANHÃO: Em nossa capital, Sampaio goleia o BEC em sua estreia pelo Campeonato Maranhense 2018


O Sampaio começou da melhor forma possível o Campeonato Maranhense. O time venceu, por 3 a 0, o Bacabal em jogo realizado na noite chuvosa desta terça-feira (23), no Castelão. Com o placar, já que os outros seis times empataram, a equipe alcançou a liderança da competição com três pontos. O Bacabal, por outro lado, está na lanterna sem nenhum ponto.



A partida em sua totalidade foi dominada pelo Sampaio. O time do Bacabal teve dificuldades durante a partida de passar do meio-campo. Assim, os zagueiros e o goleiro do Tubarão praticamente não foram exigidos.


Na próxima rodada, o Sampaio joga contra o Santa Quitéria, às 15h45 de domingo (28), no Rodrigão, na cidade de Santa Quitéria. O Bacabal recebe o Imperatriz, às 15h45 de sábado (27), no Correão, em Bacabal.




Outro destaque tricolor na partida foi que além da liderança, o time também conseguiu o artilheiro isolado neste início de competição. Uilliam ganhou a oportunidade e aproveitou bem fazendo os três gols do jogo. Ele tem um gol a mais que Jefferson Araújo (Moto) e André Penalva (Imperatriz).



- Agora é fazer mais gols, o campeonato está apenas começando, pois quero brigar pela artilharia - disse o atacante.

LEÃO FRAGILIZADO


O Bacabal teve uma pré-temporada de poucos dias e regularizou a situação de praticamente todo o time a partir da véspera do jogo de estreia. O treinador Erasmo Fortes tem a missão de fazer a equipe evoluir para que o time evite o rebaixamento, pois o Leão do Mearim é o atual campeão da Série B do Maranhense e com o acesso recente, a primeira meta é garantir a presença do time na divisão de elite do Estadual.




Apenas o setor coberto do Castelão foi liberado para o público. O número de pagantes foi de 1.201 torcedores, sendo que o público total foi de 1.343 torcedores, o que gerou uma renda bruta de R$ 13.090.

(Fonte : GE/MA)

sábado, 20 de janeiro de 2018

MARANHÃO: Prazo termina e 66 prefeitos de cidades do Maranhão ,não poderão celebrar convênios para o Carnaval 2018


Portaria da Sectur estabeleceu prazo para apresentação de documentação. Dentre as exigências estava a certidão do TCE sobre o cumprimento da LRF em relação aos portais da transparência

Terminou, desde as 19 horas desta sexta-feira 19, o prazo estabelecido pela Secretaria de Estado Cultura e Turismo (Sectur) para a apresentação de projetos por prefeitos municipais que quisessem celebrar convênios com o Estado para as festas do Carnaval 2018.

A determinação está prevista na Portaria n.º 730/2017, assinada pelo titular da pasta, Diego Galdino, desde o dia 12 de dezembro do ano passado, e publicada no Diário Oficial do Estado (DOE), no último dia 3.

O documento estabelece como período de período para recebimento da documentação o dia 27 de dezembro de 2017 até o dia 20 de janeiro de 2018. Contudo, como o dia 20 cairá num sábado, a própria portaria limita a apresentação para segunda a sexta-feira, no horário das 13h00min às 19h00min, sem possibilidade de prorrogação.

Dentre a documentação exigida pela Sectur está a certidão emitida eletronicamente pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), a respeito do cumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) em relação aos portais da transparência.


Apesar da corrida de prefeitos, desde a revelação da imposição pelo ATUAL7, pela regularização na divulgação pública da execução orçamentária e financeira da administração municipal, de acordo com a o sistema de avaliação da Corte de Contas, 66 prefeitos ainda permanecem na marginalidade, e por isso estão proibidos de celebrar convênio com o Estado, mesmo aqueles que possuem ofícios de deputados indicando emenda parlamentar para a as festividades do reinado de Momo.

Prefeitos que agiram malandramente, apresentando à Sectur certidões defasadas e que, mesmo irregulares, já estão anunciando parceria de Carnaval com o Estado, como Cicin (MDB) em Estreito, devem ser alvo de ação de improbidade administrativa do Ministério Público do Maranhão, bem como ter o descumprimento à legislação apensado à previa da prestação de contas do TCE-MA.


Abaixo, por ordem alfabética, a relação dos municípios irregulares que ficarão sem convênio de Carnaval e ainda terão outras transferências voluntárias e legais suspensas, tanto com o Estado quando com a União:

Água Doce do Maranhão
Altamira do Maranhão
Alto Alegre do Pindaré
Amapá do Maranhão
Anajatuba
Araioses
Bacabal
Bacabeira
Bacuri
Bela Vista do Maranhão
Benedito Leite
Bom Jardim
Bom Jesus das Selvas
Brejo de Areia
Buriti Bravo
Buriticupu
Cachoeira Grande
Capinzal do Norte
Codó
Coelho Neto
Colinas
Davinópolis
Dom Pedro
Estreito
Formosa da Serra Negra
Fortuna
Governador Eugênio Barros
Governador Luiz Rocha
Graça Aranha
Jenipapo dos Vieiras
Joselândia
Lajeado Novo
Luís Domingues
Magalhães de Almeida
Mirador
Miranda do Norte
Mirinzal
Morros
Olinda Nova do Maranhão
Palmeirândia
Parnarama
Paulino Neves
Presidente Sarney
Presidente Vargas
Rosário
Santa Quitéria do Maranhão
Santa Rita
Santana do Maranhão
Santo Antônio dos Lopes
São Bento
São Bernardo
São Domingos do Maranhão
São Félix de Balsas
São Francisco do Maranhão
São José dos Basílios
São Mateus do Maranhão
São Pedro da Água Branca
São Roberto
Serrano do Maranhão
Tasso Fragoso
Tufilândia
Tuntum
Turilândia
Tutóia
Vila Nova dos Martírios

Vitorino Freire

(Fonte: Atual7)

sexta-feira, 19 de janeiro de 2018

MARANHÃO: SEMA realiza levantamento no Parque Estadual do Bacanga para o Maranhão Verde


Na última quarta-feira (17/01), uma equipe de técnicos da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMA) esteve no Parque Estadual do Bacanga, dando continuidade ao levantamento de campo com vistas a subsidiar a implementação do Projeto “Floresta Protetora dos Mananciais”, no âmbito do Programa Maranhão Verde.




“O projeto visa à recuperação das nascentes, matas ciliares e áreas de recarga situadas no interior do Parque, contemplando, inicialmente, as regiões do Reservatório do Batatã e do Rio da Prata”, explicou o secretário Marcelo Coelho.


Projeto

O Projeto “Floresta Protetora dos Mananciais” destina-se a conservar e recuperar as matas ciliares e áreas de recarga no interior do Parque Estadual do Bacanga, contribuindo para a preservação dessa importante Unidade de Conservação Estadual, considerando-se a fragilidade da área e a necessidade de sua conservação e preservação para continuidade do bioma local.

Maranhão Verde

O Programa Maranhão Verde, instituído pela Lei nº 10.595, de 24 de maio de 2017 e regulamentado pelo Decreto nº 32.969, de 5 de junho de 2017, é destinado a fomentar e desenvolver projetos voltados para apoio à conservação e recuperação ambiental, envolvendo a participação das famílias beneficiárias selecionadas, as quais receberão a Bolsa Maranhão Verde.

O Parque

O Parque Estadual do Bacanga é uma Unidade de Conservação de Proteção Integral, que tem como objetivo básico a preservação de ecossistemas naturais de grande relevância ecológica e beleza cênica, possibilitando a realização de pesquisas científicas e o desenvolvimento de atividades de educação e interpretação ambiental, de recreação em contato com a natureza e de turismo sustentável.

(Assessora de Comunicação – Jornalista – Paula Lima)


MARANHÃO: O time do BEC faz amistoso preparatório contra a seleção Gonzaguense, nessa sexta – feira (19), na cidade de São Luís Gonzaga do Maranhão



A Secretaria Municipal de Esporte e Lazer lançou o desafio e as equipes do BEC e Seleção Gonzaguense se enfrentará nessa sexta-feira (19).  A partida irá acontecer a partir das 16h no estádio O Gonzagão, o jogo será beneficente.



A entrada será apenas 02 Kg de alimentos não perecíveis que serão doados às famílias carentes do município. O jogo amistoso servirá como preparação para a equipe do Leão do Mearim, que vai disputar a Série A do campeonato Maranhense 2018.


(Fonte: Assessoria/Prefeitura de São Luís Gonzaga do Maranhão)


EM TEMPO: O adversário do BEC no primeiro jogo do campeonato maranhense, Sampaio Corrêa deixou escapar a vitória fora de casa na Copa do Nordeste



O Sampaio que estreará no campeonato maranhense em seus domínios contra o Bacabal Esporte Clube na próxima terça dia (23), arrancou o empate por 1 a 1, contra o CSA, em Maceió, na estreia na Copa do Nordeste mantendo a fama de visitante indigesto nas competições nacionais.

O resultado fora de casa foi bom, mas poderia ter sido ainda melhor, pois o time maranhense vencia até os 43 minutos do segundo tempo quando levou o gol de empate de Bruno Veiga.

O Sampaio marcou no primeiro tempo com Bruno Moura.

O destaque da partida foi o goleiro Andrey, do Sampaio que em grande noite operou milagre em pelo menos três defesas espetaculares.

Com o resultado, o Sampaio é o segundo colocado do grupo D, ao lado do CSA com 1 ponto. O líder e o Ceará que venceu o Salgueiro, fora de casa por 2 a 0 e tem 3 pontos.

O Tricolor só volta a jogar no dia 7 de fevereiro, contra o Salgueiro, no Castelão, em São Luís. O CSA enfrenta o Ceará, no dia 30 de janeiro, no Castelão, em Fortaleza.


quinta-feira, 18 de janeiro de 2018

BACABAL – MA : SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE BACABAL INFORMA QUE AS MATRÍCULAS DO (EJA) SE ESTENDERÃO ATÉ DIA 20 DE FEVEREIRO DE 2018



Atenção, População Bacabalense com idade a partir de 15 anos que nunca estudou ou não concluiu o Ensino Fundamental, a Secretaria Municipal de Educação informa que já iniciaram as matrículas para a Educação de Jovens e Adultos (1° ao 9° ano). As matrículas se estenderão até o dia 20 de Fevereiro de 2018. As turmas de EJA funcionarão nas seguintes escolas:

Zona Urbana

UEF’s Terezinha de Jesus Fernandes (Bairro Santos Dumont), Nadir Abreu (Coelho Dias), São João Batista (Alto da Assunção), Francisco Vieira Lins (Frei Solano), José Vieira Lins (Esperança), 17 de Abril (Centro), Frei Solano (Bosque Aracati), Chagas Araújo (Alto Bandeirante), Tiradentes (Juçaral), Manoel Alves de Abreu (Bairro da Areia), Balbina Carvalho (Trizidela), Duque de Caxias (Areal), Pantanal (Pantanal) e Governador Sarney (Centro).

Zona Rural

UEF’s Raimundo Nonato de Sousa (Povoado Luziana), Godofredo Acrísio Ericeira (Seco das Mulatas), Boa Esperança (Bela Vista), São Benedito (São Benedito), Catulo da Paixão Cearense (Bom Princípio), Arlindo Correia (Mata Fome), Maria Augusta (Brejinho), Magalhães de Almeida (São José das Verdades), Centro do Cirilo (Centro do Cirilo), Odino Silva (Aldeia), Sagrado Coração de Jesus (Boa Vista da Tábua), Santa Clélia (Alto Alegre do Acelino) e Floriza Pereira (Alto Fogoso).

Você que quer estudar e concluir os seus estudos não perca essa oportunidade. Esta é mais uma iniciativa da Prefeitura Municipal de Bacabal, através da SEMED. É o Governo de Ordem e Respeito proporcionando uma educação com compromisso e responsabilidade.



(Fonte: SEMED DE BACABAL – MA)

MARANHÃO: Aulas nas escolas da rede pública estadual iniciarão no dia 29 de janeiro


Considerando uma melhor organização das atividades que antecedem o início do ano letivo, a Secretaria de Estado da educação (Seduc) informa que as aulas nas escolas da rede estadual de ensino iniciarão no dia 29 de janeiro na próxima segunda-feira e não no dia 22 que seria nessa segunda -feira.

“Prezados, considerando uma melhor organização das atividades que antecedem o inicio do ano letivo de 2018,prorrogamos o inicio deste para o dia 29/01.Reforço que tal encaminhamento não traz prejuízos aos estudantes e nem aos docentes. Os 200 dias letivos estão garantidos, bem como as férias coletivas e demais pontos presentes no calendário referência. No site da (SEDUC) constará o calendário atualizado ainda hoje. Sigam com a organização para termos um ótimo 2018! Sucesso!” Disse o secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão.


O calendário é referência para as unidades de ensino nortearem as atividades do ano letivo e para os pais fazerem o acompanhamento dos filhos. Quaisquer dúvidas e esclarecimentos podem ser dirimidos pelos seguintes e-mails: sae@educacao.ma.gov.br e sagre@educacao.ma.gov.br.