Páginas

sexta-feira, 30 de setembro de 2016

Casos de violência no Maranhão levam presidente do TSE à capital do estado


Preocupado com os recentes acontecimentos ocorridos em São Luís, no Maranhão, o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Gilmar Mendes, vai à cidade na tarde deste sábado (1º) para conferir de perto as medidas que estão sendo adotadas para garantir a segurança e a ordem durante as eleições municipais, que serão realizadas neste domingo, dia 2 de outubro.

Bandidos promoveram uma onda de ataques na noite dessa quinta-feira (29), em São Luís (MA). Ônibus foram incendiados na capital e no interior, e até escolas foram queimada pelos criminosos. Ao todo, nove ataques foram confirmados pela Secretaria de Estado da Segurança Pública do Maranhão. Em nenhuma das ocorrências houve mortos ou feridos. Até o momento, 23 suspeitos foram presos.

Tropas federais

Na noite dessa quinta-feira (29), o ministro Henrique Neves determinou, ad referendum do Plenário, o envio de tropas da Força Federal para São Luís a partir desta sexta-feira (30). A decisão foi confirmada pelo Plenário em sessão administrativa extraordinária realizada hoje. Além de São Luis, também serão enviadas tropas federais para outros 75 municípios do estado.

Agenda de Gilmar Mendes em São Luís
13hs: Encontro com o presidente do TRE-MA, desembargador Lourival de Jesus Serejo Sousa
13h30: Reunião com o governador do Maranhão, Flávio Dino

14hs: Visita à Escola de Ensino Básico Darcy Ribeiro (Av. dos Africanos, 1.500).

Presos por ataques a ônibus serão encaminhados para presídios de segurança nacional


A polícia confirmou o envolvimento de 35 detentos do Complexo Penitenciário de Pedrinhas com os ataques contra ônibus e prédios públicos na capital, na quinta-feira (29). Destes, 23 foram identificados como líderes de grupos criminosos e serão enviados a presídios federais. A medida foi confirmada pelo secretário de Estado de Segurança Pública (SSP-MA), Jefferson Portela, durante coletiva à imprensa, na tarde desta sexta-feira (30).

“Iniciamos essa operação ‘pente fino’ para retirar qualquer tipo de ilícito de dentro das unidades e reforçamos o policiamento em todas as unidades prisionais do sistema para evitar fugas, motins ou rebeliões neste período eleitoral. Não vai prevalecer ato violento que venha a dar alguma ordem ao cidadão maranhense. A polícia está com sua força nas ruas para impedir esses criminosos”, enfatizou o titular da SSP-MA.

Objetivo é tumultuar o processo eleitoral

Portela afirmou que a motivação dos criminosos para os ataques foi prejudicar o processo eleitoral e acrescentou que a declaração foi confirmada pelas próprias mulheres durante a manifestação que tentou interditar a Avenida Beira Mar.



“Foi comprovado, ainda, que esses criminosos determinaram a ordem de ataque para integrantes dos grupos aqui fora. Todos foram criminalmente responsabilizados. E o importante é que, considerando a gravidade dos atos cometidos e as reiteradas práticas criminosas, o Poder Judiciário deferiu a solicitação da Segurança e vamos transferi-los para presídios federais”, enfatizou o secretário de Segurança.

Autuação por organização criminosa e transferência

Os detentos foram autuados por organização criminosa e depredação de patrimônio público. Todos ficarão em regime de isolamento até que a transferência seja realizada para Catanduva, Mossoró e Acre, onde cumprirão pena em regime isolado. O Ministério da Justiça já disponibilizou um avião para o transporte dos presos. Os demais, que permanecem nos presídios da capital, ficarão sob monitoramento irrestrito.

O secretário Jefferson Portela destacou que as vagas no sistema federal foram garantidas após reunião entre o governador Flávio Dino e chefes da Justiça – Ministério da Justiça, Superior Tribunal Federal e Tribunal de Justiça do Maranhão. O Ministério da Justiça comunicará à SSP-MA a data para envio dos criminosos.

Escolta continua

Durante a coletiva, Portela anunciou ainda que as operações nas ruas, iniciadas imediatamente após os ataques, continuam e serão intensificadas até a próxima segunda (3), para garantir a segurança do processo eleitoral. Os ônibus permanecem com escolta policial dentro e também fora dos coletivos; e os bairros onde ocorreram casos e locais de votação terão prioridade no deslocamento da segurança. Em apoio à Polícia Militar, Civil e Corpo de Bombeiros, está ainda a Guarda Municipal. Serão 170 policiais que farão monitoramento nos Terminais de Integração, durante 24 horas.

Operação de combate à criminalidade prossegue

A operação continua para dar cumprimento a outros mandados de prisão já autorizados pela Justiça. “Temos que nos manter vigilantes e coibir os ataques aos ônibus e ao patrimônio público, além de dar garantia ao cidadão de ir cumprir o seu papel no dia da eleição”, disse Portela.



O comandante geral da Polícia Militar do Maranhão, coronel Frederico Pereira, também se posicionou durante a coletiva e informou que “as tropas estão cumprindo missões especiais. Hoje mesmo o serviço de inteligência já prendeu três criminosos. Estamos num trabalho incessante, além de escoltar os ônibus”, ressaltou.

A operação policial decorrente dos ataques culminou ainda com a prisão de outros 14 envolvidos, que foram autuados e encaminhados ao Complexo de Pedrinhas; e mais 16 adolescentes, que cumprem regime de internação. A Segurança vem trabalhando incansavelmente, desde os primeiros ataques, com prisões de envolvidos em tempo recorde.



Estavam presentes na coletiva o delegado-geral de Polícia Civil, Lawrence Melo; o superintendente de Polícia Civil do Interior, Dircival Rodrigues; a delegada-adjunta de Polícia Civil, Adriana Amarante; o secretário municipal de Segurança com Cidadania, Breno Galdino e o secretário municipal de Governo, Lula Fylho.

ELEIÇÕES 2016: Padre Jozias lidera em Peritoró - MA e deve ser reeleito no próximo domingo


O Instituto BMO:Brasil Marketing e Opinião divulgou nesta sexta feira (30) pesquisa realizada no município de Peritoró que aponta o atual prefeito Padre Jozias liderando a disputa eleitoral naquela cidade. De acordo com o levantamento, Jozias tem 12 pontos percentuais de diferença em relação ao segundo colocado Dr. Junior do PP. Pelos números aferidos, se a eleição fosse hoje, Padre Jozias seria reeleito prefeito de Peritoró.

No quesito estimulado Padre Jozias – PTN aparece com 45,93% das intenções de votos; em segundo lugar vem o candidato do PP, Dr. Junior com 33,94%, seguido de Jorginho Murad-PMDB com 15,25%. Brancos e nulos somam 1,02% e 3,86% se disseram indecisos.

A pesquisa contratada pelo próprio instituto ouviu 492 eleitores nos dias 22 e 23 de setembro de 2016, na sede e zona rural de Peritoró. A mesma foi registrada no TSE com nº MA­06386/2016. A margem de erro é de 3,0% para mais ou para menos, com nível de confiabilidade de 95%.




FATALIDADE: Inspetor da PRF morre vítima de tiro acidental


A queda acidental de uma pistola do colete de um PRF na manhã desta sexta-feira (30), em uma Unidade Operacional da corporação no Maranhão resultou em tragédia.

Em Nota o Núcleo de Comunicação da PRF divulgou detalhes sobre o lamentável episódio

Nova Olinda do Maranhão, 30/09/2016 - Na manhã desta sexta-feira, enquanto os PRFs se preparavam para assumir o plantão na Unidade Operacional da Polícia Rodoviária Federal em Nova Olinda do Maranhão, localizada no km 158 da BR 316, os três policiais e mais o zelador do posto foram surpreendidos por um forte estampido proveniente da pistola do PRF Ivanaldo Alves, de 43 anos de idade, policial rodoviário federal há 22 anos.

Segundo relato dos PRFs que estavam com ele no momento do ocorrido, Ivanaldo entrou no posto e, ao se abaixar para pegar um cigarro no chão, a pistola Taurus calibre .40, modelo PT 100, desprendeu do colete balístico atingindo o piso e disparando no rosto do policial, que morreu de imediato.

Os policiais ainda pensaram em socorre-lo, mas desistiram ao perceber que o mesmo já estava sem vida. Houve uma intensa mobilização da direção da instituição e do sindicato dos PRFs face o ocorrido.

Ao menos dez inspetores da PRF e mais a perícia da Polícia Federal foram até a UOP de Nova Olinda acompanhar o caso e fazer os procedimentos técnicos de praxe.

O inspetor Ivanaldo Alves deixa a esposa e dois filhos, uma criança de 9 anos e uma adolescente de 14. O corpo será levado para sepultamento em São Luís.


Núcleo de Comunicação Social da PRF

ATENÇÃO ! ESSES SÃO OS PROCURADOS PELA POLÍCIA DO MARANHÃO


ATENÇÃO! Quaisquer informações podem ser feitas através do Disque-denúncia (98)3223-5800(Ou aplicativo no link abaixo) e Whatsapp (98)9.9163-4899.

Aplicativo do Disque Denúncia reforça combate à criminalidade, para baixar (click aqui

ENCERRAMENTO DO FESTEJO DA PADROEIRA DE BACABAL - MA


1º de outubro, a comunidade católica em comunhão com toda a igreja, comemora o dia de Santa Teresinha, santa padroeira de Bacabal - MA. Nessa cidade, foi construída uma praça cujo nome, é dedicado à Santa.

A beata é venerada pelo seu exemplo de vida e pelo amor que dedicou ao plano salvífico de Deus, onde, em nem um momento hesitou em anunciar o evangelho de Jesus Cristo.

VEJA A PROGRAMAÇÃO: 




Conheça um pouco da vida de Santa Teresinha



De origem francesa Marie Françoise Thérèse Martin (Maria Francisca Teresa Martin), nasceu no dia 2 de janeiro de 1873, em Alençon, na França, filha do ourives Luis José Estanislau Martin e da artesã Zélie Guéri. era a mais nova de uma família com nove (9) filhos.

Quando nasceu, Teresa era franzina e doente, portanto exigia um enorme cuidado. Já na infância era marcada pelo seu senso de amor, serenidade e por sua profunda fé em Deus. Para a alegria de sua mãe, aos dois anos já pensava na ideia de ser religiosa, fato que causou um desconsolo de seu tio Isidore Guérin (seu futuro tutor sub-rogado).

A prematura morte de sua mãe, vítima de um câncer, fez a família de Teresa se mudarem para Lisieux em 1877.

Entrou para ser aluna na Abadia das Beneditinas de Lisieux, e lá permaneceu por cinco anos, porém após sofrer muitas humilhações, de lá saiu e passou a receber aulas particulares.

Quase ao completar 14 anos, no Natal de 1886, Teresa passa por uma experiência que chamou de "Noite da minha conversão". Ao voltar da missa e procurar seus presentes, percebe que seu pai se aborrece por ela apresentar comportamento infantil. A menina decide então a renunciar a infância e toma o acontecido como um sinal inspirador de força e coragem para o porvir.

Próximo de completar 15 anos, Teresa decide entrar para o Carmelo de Lisieux -Por isso, é carinhosamente chamada de Teresinha de Lisieux - (Ordem das Carmelitas Descalças). Como a pouca idade a impede, é levada por familiares, em novembro de 1887, para uma audiência com o Papa, em Roma, para pedir a exceção. Em abril do ano seguinte é aceita. Concedida a autorização ingressou em 9 de abril de 1888 e tomou o nome de Thérèse de l´Enfant Jesus.

Fez sua profissão religiosa, em 8 de setembro de 1890, e tomou o nome de Thérèse de l´enfant Jesus et de Sainte Face, mas ficou conhecida pelos franceses após sua morte como Thérèse de Lisieux.

Teresa tinha um temperamento calmo e boa aparência: olhos azuis, cabelos louros, traços delicados e era alta.

Após seis anos na ordem, em 1894, almejando o caminho da santidade, Teresa percebe que não conseguiria pelas tradicionais mortificação, disciplina e sacrifício observadas pelos santos a quem se dedica a estudar. Inspirada nas palavras de um padre, Teresa adota a "Pequena Via", um caminho pequeno e reto para a santidade, que consiste simplesmente em se entregar ao amor de Jesus Cristo, para que Ele conduza pelo caminho.

em 30 de setembro de 1897, com apenas 24 anos. Disse, na manhã de sua morte: “eu não me arrependo de me ter abandonado ao amor”. No dia 4 de outubro de 1897, foi sepultada no cemitério de Lisieux.

Sua obediência era a prova de que se fazia a menor entre as menores. Sua irmã, Paulina, também carmelita, publicou em 1898 os escritos autobiográficos de Santa Teresinha, intitulados "História de uma alma".

Ficou conhecida pelo seu amor ao Menino Jesus, seguramente pelo que escreveu nos seguintes termos: “Eu havia me oferecido a Jesus Menino como um brinquedo, e lhe havia dito que se servisse de mim como uma coisa de luxo, que as crianças se contentam em guardar, mas como uma pequena bola sem valor, que ele pudesse jogar na terra, empurrar com os pés, deixar em um canto, ou também apertar contra o coração, quando isso lhe agradasse. Numa palavra queria divertir o Menino Jesus e abandonar-me aos seus caprichos infantis.


Oração de Santa Teresinha

A Vós, Santa Teresinha
Através das Vossas súplicas e do Vosso exemplo de santidade,
Intercedeis para que fiquemos sempre mais perto do Senhor Jesus,
E fazeis com que as vossas preces, sempre tão agradáveis ao Menino Jesus,
Descortine nossa visão, para que possamos contemplar a face do Justo Senhor
E para que, assim, sejamos abençoados em nossa caminhada de fé.
Assiste-nos, meiga e afetuosa eleita, para que o Senhor Jesus,
Estendendo sobre nós a resignação dos justos,
Faça prosperar em nossas almas a virtude do amor.
Rogamos, ainda, que pela força do nosso clamor,
Sejamos amparados pelo teu obsequioso auxílio
Que o Senhor Jesus, com a vossa insigne intervenção,
Mantenha-se a controlar nossas alegrias e aflições,
Dando-nos o firme impulso para a nossa vocação missionária.

Amém.

ELEIÇÕES 2016: Nesta reta final de campanha “O QUE PODE? O QUE NÃO PODE? ”


Faltando dois dias para as eleições municipais, os candidatos da majoritária e proporcional intensificam suas campanhas em Bacabal (MA). Mas é bom as coligações e a militância ficarem atentas.

Com as mudanças nas regras definidas pela Justiça Eleitoral a partir do pleito deste ano, algumas atividades podem ser realizadas, outras não. Para dirimir as dúvidas, o Blog do Mano Neto divulga uma lista do que é e não é permitido nas eleições 2016.

Confiram abaixo:


Governador determina mobilização total contra-ataques criminosos; 23 já foram presos após os ataques


A Secretaria de Segurança Pública registrou, na noite de quinta-feira (29), ataques incendiários a cinco ônibus na cidade de São Luís e um em Imperatriz, além de um caminhão de lixo e uma escola. Já ao menos 23 suspeitos foram detidos.

Ainda na noite de quinta, logo após tomar conhecimento dos novos ataques determinados por facções criminosas, o governador Flávio Dino esteve reunido com todo o comando da Segurança do estado para realinhar as estratégias de enfrentamento desses criminosos.

“Durante anos deixaram o poder das facções criminosas crescer. Agora estamos enfrentando e não vamos ceder a chantagens para volta ao passado. Mobilização total contra esses ataques”, afirmou o governador.

A partir desta sexta-feira (30), mais policiais estarão nas ruas, por meio da Operação ‘Eleições 2016’. Haverá aumento no efetivo policial por meio de parceria entre as polícias Civil, Militar e o Exército Brasileiro, além da convocação de militares lotados em cargos administrativos e oficias que estariam de folga para cumprir jornada extra operacional remunerada.



Nesta quinta(29), o governador Flávio Dino ainda solicitou ao governo federal o envio de mais tropas para o reforço do policiamento. Ainda na tarde de quinta-feira, o governador anunciou, no facebook, que a solicitação foi atendida pelo TSE.

“Tribunal Superior Eleitoral acaba de autorizar forças federais na Ilha para ajudar nossas Polícias na garantia das eleições em PAZ. Fizemos pedido de forças federais em face da mobilização política de facções criminosas para tentar tumultuar eleições”, disse o governador.

O aumento do efetivo policial nas ruas é garantido por meio da convocação de oficiais (tenentes, capitães, majores e coronéis) e praças (soldados, cabos, sargentos e subtenentes), incluindo militares de funções administrativas e aqueles que estariam de férias, para reforço do contingente policial que deverá atuar nas ruas no dia de votação.



Mais dois envolvidos em ataques criminosos são presos no Parque Vitória na Ilha do terror


Policiais do Batalhão de Choque prenderam mais dois envolvidos em ataques a ônibus na região metropolitana de São Luís, na noite de quinta-feira (29).

Por volta de 22h, a guarnição estava fazendo parulhamento na Av. do Rodao, no Parque Vitoria, em São José de Ribamar, quando avistaram vários indivíduos encapuzados com galões de gasolina tentando atear fogo no ônibus nº 40374 da Empresa 1001, próximo ao ponto final.

Os criminosos, ao avistarem a viatura, atiraram contra a guarnição que revidou de forma imediata. Os criminosos não conseguiram atear fogo ao ônibus e fugiram a pé.


A guarnição pediu apoio a outra guarnição do Choque e ao Esquadrão Águia. Após buscas no local, foram localizados dois dos envolvidos na ação criminosa, que se intitularam integrantes da facção criminosa Bonde dos 40 e assumiram participação no crime. Com eles, os policiais apreenderam um galão contendo gasolina que seria usada para incendiar o ônibus.



Eles foram identificados como Marcos William de Sousa Feitosa, 18 anos, residente na Rua 310, casa 20, Parque Vitoria, e um menor de 17 anos, também residente no Parque Vitória.

quinta-feira, 29 de setembro de 2016

NOTA SOBRE ATAQUES A ÔNIBUS EM SÃO LUÍS - MA


O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), reitera sua luta sem tréguas à violência perpetrada pelos ataques desta noite. Não cederemos a chantagens de facções criminosas que querem a volta a um passado recente.



Tropas federais serão enviadas para nosso estado, a pedido do governador, para juntar-se aos 7.500 homens que atuarão nos próximos dias para impedir que facções criminosas tentem tumultuar as eleições.





Já foram detidos 23 suspeitos dos ataques desta noite, sem o registro de qualquer vítima. A SSP destaca que as Forças de Segurança Pública estão atuando permanentemente para coibir tais práticas. Para tanto, estratégias foram definidas e ações de policiamento ostensivo e preventivo estão acontecendo em toda a região metropolitana de São Luís, com atenção aos pontos mais críticos. As Polícias Civil e Militar permanecem nas ruas por tempo indeterminado para assegurar que todos os suspeitos sejam presos e punidos no rigor na lei.


A SSP orienta que os cidadãos repassem informações que ajudem a polícia no combate ao crime por meio do número do aplicativo Whatsapp (98) 9.9163.4899 e pelo aplicativo “Byzu”, compatível com todos os sistemas operacionais.

Polícia apreende mais de R$ 70 mil com ex-prefeito de Jenipapo dos Vieiras; dinheiro poderia ser usado na compra de votos


A Polícia Civil do MA, por intermédio da 15ª Delegacia Regional de Barra do Corda, sob comando do delegado Regional Renilton Ferreira e sua equipe de capturas, realizou na manhã de quarta-feira (28) a "Operação Sufrágio".



O objetivo é fiscalizar crimes eleitorais e uso abusivo de poder econômico dos candidatos à eleição deste ano na cidade de Jenipapo dos Vieiras.

Durante as buscas foram apreendidos R$ 67.910,00 em espécie e R$ 11.000,00 em cheque, totalizando R$ 78.910,00 em poder de Giancarlos Oliveira Albuquerque. Ele é ex-prefeito e principal articulador político do atual candidato Moisés Ventura.

Em sua casa também havia um motor com um gerador de energia elétrica pertencentes à Prefeitura Municipal de Jenipapo, além de várias anotações e listas de eleitores que estão sendo analisadas.

Os policiais apreenderam também uma pistola, um revólver calibre 38, uma espingarda e munição.

Ainda foram apreendidos R$ 6.430,00 em poder de Naside Barbalho Nascimento, candidata a vereadora, esposa de José  Hermógenes, que foi vereador de Jenipapo dos Vieiras por mais de 10 anos seguidos.

A polícia suspeita que o dinheiro apreendido seria utilizado para compra de votos.


A operação contou com a colaboração de policiais civis da cidade de Grajaú e Presidente Dutra.

TRE elogia trabalho dos blogueiros na cobertura das eleições


Apesar do esforço hercúleo de alguns candidatos para denegrir a imagem de jornalistas e, principalmente, dos blogueiros, a própria Justiça Eleitoral reconheceu o trabalho destes profissionais em levar informação ao eleitor com a maior qualidade e respeito à verdade.

O presidente do TRE-MA, desembargador Lourival Serejo, durante coletiva para falar das eleições, reconheceu e elogiou o comportamento dos blogueiros. “Nossos agradecimentos à imprensa do Maranhão, que nestas eleições prestou uma contribuição muito grande para nós. Não tivemos reclamações. Inclusive os blogueiros se comportaram de forma que não ensejou nenhum pedido de ações contra eles e nem prestaram desserviço fazendo alarde de informações que causassem alguma polêmica e desconforto na Justiça Eleitoral”.

Os blogueiros, que levam o noticiário político em primeira mão à sociedade maranhense, são constantemente alvo de ataques de candidatos que se sentem prejudicados com a verdade exposta neste meio de comunicação ainda novo e com mais liberdade.


Importância reconhecida pelos órgãos sérios.

ELEIÇÕES 2016: Julgamento de Zé Vieira atrai atenções ao Maranhão

Ex - Deputado Zé Vieira e Governador Flávio Dino 

A apreciação, pelo Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA), de um recurso do candidato a prefeito de Bacabal Zé Vieira (PP) deve atrair atenções ao Maranhão.

Trata-se do julgamento que decidirá a situação da candidatura do ex-deputado pepista. Ele teve sua candidatura indeferida pela Justiça Eleitoral em razão de várias condenações por desvios de recursos públicos.

O caso de Zé Vieira é, sem dúvida, um dos mais emblemáticos em todo o país. Respondendo a mais de 70 processos na Justiça Comum, Zé Vieira ainda tem seis condenações pelo Tribunal de Contas da União (TCU), por desvios de recursos públicos que seriam destinados a saúde, educação e saneamento quando foi prefeito de Bacabal.

Por conta do amontoado de irregularidades, é de se esperar que a decisão de primeiro grau seja mantida.

Caso contrário, o Maranhão dará a todo o país um péssimo exemplo: o de que, aqui, candidatos fichas-sujas, condenados pela Justiça por se locupletarem de dinheiro público, podem voltem a, pelo menos, tentar assumir cargos eletivos.


É aguardar e conferir…

(Fonte Gilberto Léda)

E tome violência na capital do MA : Agente penitenciário é morto a tiros


Um agente penitenciário, conhecido por Jairo, foi assassinado hoje pela manhã, na rua Frei Hermenegildo, na Aurora, próximo ao Anil. Um casal em uma moto se aproximou da vítima que andava pela rua e a mulher que estava na garupa atirou na cabeça do agente.

Veja os principais números da eleição no Estado do Maranhão incluindo os da Polícia

Em coletiva realizada na tarde desta quarta-feira, 28 de setembro, os desembargadores Lourival Serejo (presidente) e Raimundo Barros (corregedor) do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão, além do procurador regional eleitoral Thiago Ferreira de Oliveira, conversaram com a imprensa acerca das eleições 2016. Acompanharam os 3 o diretor-geral Gilson Borges e o assessor-chefe da Corregedoria, Flávio Costa.
Ao iniciar a coletiva, o desembargador Lourival Serejo agradeceu à imprensa pelo apoio prestado nestas eleições que não causaram nenhuma polêmica ou desconforto à Justiça Eleitoral. “Acredito que a imprensa se afirmou neste ponto do lado útil tanto no aspecto técnico como no crítico porque no momento que ela faz observações dos candidatos, prestam serviço para despertar a consciência do eleitor na escolha do melhor. Obrigado e parabéns aos senhores por esta atuação”, pontuou.
Continuando, o presidente considerou que estas eleições apresentam peculiaridades jamais enfrentadas, mas que confia na eficácia dos preparativos, porque o TRE-MA teve muito cuidado com os mínimos detalhes, visto que não foi registrado ainda nenhum incidente fora do comum.
Em seguida, o corregedor Raimundo Barros, que coordena o Gabinete de Segurança Institucional das Eleições 2016, informou sobre as freqüentes reuniões realizadas com os Ministérios Públicos Federal e Estadual, polícias Federal, Militar, Civil, Rodoviária, Corpo de Bombeiros, 24º BIL e 50º BIS, para traçar estratégias, lembrando que o GSI funcionará no dia 2 de outubro em São Luís e Imperatriz como centro de controle, orientação e decisão.
“Só da Polícia Militar serão mais de 7 mil e 500 homens trabalhando e ontem o TSE autorizou força federal para 45 municípios. Hoje mesmo nos reunimos logo cedo e já agimos para remanejar efetivos das polícias federais, militares e civis para outras cidades que não terão tropas federais”, exemplificou. Barros também citou o compromisso do Governo do Estado, firmado pelo governador Flávio Dino, que colocou a Secretaria de Segurança à disposição da Justiça Eleitoral.
O procurador regional eleitoral ratificou esperar eleições seguras e limpas no próximo domingo, destacando o preparo do Ministério Público para fiscalização do processo. “Por se tratarem de eleições municipais, cabe ao Ministério Público apurar os ilícitos eleitorais e formular as representações que serão julgadas pelos juízes nas zonas. No caso da Procuradoria Regional Eleitoral, cabe coordenar os trabalhos dos promotores e também emitir pareceres nos julgamentos da Corte de registros de candidaturas, direito de respostas, entre outros. Nestas eleições, já analisamos mais de 500 processos. Também reafirmo que este período véspera do pleito é muito importante e exige tranquilidade do eleitor, que deve denunciar as irregularidades através de canais de denúncias disponíveis, desde que elas atendam aos requisitos mínimos”, explicou.

Números
– 4 milhões 611 mil e 247 eleitores (2.091.758 biometrizados – 45,36%);
– 217 municípios;
– 111 zonas eleitorais;
– 16 juntas especiais;
– 82 postos avançados de transmissão;
– 3 centrais avançadas de transmissão;
– 168 juízes;
– 5.731 locais de votação (260 em São Luís);
– 15.931 seções (1.968 de São Luís);
– 19.947 urnas eletrônicas (4.016 de contingência);
– 63.724 mesários (7.872 de São Luís);
– 44 municípios com biometria;
– 671 servidores;
– 636 profissionais de apoio;
– forças federais: 45 cidades;
– policiais: 240 (federais); 7.560 (militares, sendo 2.560 só na capital), 2.200 (civis); 292 bombeiros (que atuarão especificamente na guarda de urnas); 270 (rodoviários federais).

__________________________________________________

TRE-MA – Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão

ASCOM – Assessoria de Imprensa e Comunicação Social

Lei Seca no Maranhão só durará 6 horas?

A proibição de venda e consumo de bebidas alcoólicas, mais conhecida como Lei Seca, já chegou a ser aplicada de forma obrigatória em todo o Brasil nos dias de eleições. Atualmente, a aplicação da medida, que visa garantir a segurança durante o período de votação tem ficado a cargo de cada estado, que publica uma portaria com os critérios de vigência da restrição.

No Maranhão, pela portaria assinada pelo secretário de Segurança Pública, Jefferson Portela, a Lei Seca só terá duração de 6 horas. Se não existiu erro de digitação, a Lei Seca no Maranhão nas eleições 2016 é apenas para “inglês ver”.
De acordo com a portaria assinada nesta quarta-feira (28), a Lei Seca será proibido vender, fornecer e consumir qualquer tipo de bebida alcoólica em locais públicos ou de acesso público a partir das 18h do dia 01/10/2016 até às 0h do dia 02/10/2016.
Ou seja, durante o dia da eleição (02/10/2016) a Lei Seca não estará em funcionamento.


quarta-feira, 28 de setembro de 2016

Mãe de Wesley Safadão, vice-prefeita no Ceará, tem mandato cassado e fica inelegível por oito anos


O prefeito de Aracoiaba (CE), Antôno Cláudio Pinheiro (PSDB), e a vice dele, Maria Valmira Silva de Oliveira (PR), tiveram seus mandatos cassados e foram considerados inelegíveis por oito anos por decisão do Tribunal Regional Eleitoral. Maria Valmira, conhecida por Dona Bill, é mãe do cantor Wesley Safadão. A sentença foi dada pela juíza Cynthia Nóbrega Pereira Franklin Thomaz, da 67ª zona eleitoral, cabendo ainda recurso junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Pinheiro e Dona Bill tentam a reeleição pela coligação “Aracoiaba Governo do Povo”, que é composta por PSDB, PMDB, PSB, PSC e PR. Os dois foram denunciados por abuso de poder econômico e político.

A juíza Cynthia Thomaz considerou como ilegal a entrega de ambulâncias, em junho deste ano, anunciadas como doação pessoal de Dona Bill, mas que, segundo consta nas denúncias, foram compradas com recursos da prefeitura. A magistrada também interpretou como propaganda irregular a divulgação, no site oficial do município, da entrega dessas ambulâncias.

Em nota divulgada nas redes sociais de Pinheiro, os integrantes da coligação colocam-se como “vítimas de vários tipos de golpes baixos, rasteiras e mentiras” feitos por adversários. “Por último, eles entraram na justiça para impugnar nossas candidaturas pelo simples fato de termos conseguido doações de ambulâncias para nossos distritos, para atender os mais necessitados e carentes de nossa terra”, diz a publicação.

(Fonte Estadão Conteúdo)

O ministro Gilmar Mendes afirma que candidato mais votado poderá não assumir se recurso não for votado a tempo pelo TSE.


O presidente do TSE afirmou que poderão ocorrer situações em que o candidato mais votado para uma prefeitura não assuma porque não teve o registro julgado a tempo. Ou que alguns assumam com base numa liminar. Mendes disse que haverá sessões extras no TSE para julgar os recursos, se necessário. Ele vai sugerir ao Congresso mudanças na legislação eleitoral:

— Estamos discutindo sugerir ao Congresso que abra o prazo de registro antes do período eleitoral. Esse prazo curto tem como resultado um juiz que não tem tempo e aprecia tudo às pressas. Até agora não houve pronunciamento do TSE (sobre os registros) — disse Mendes, explicando que o encurtamento da campanha foi positivo porque diminuiu os gastos; no entanto, o prazo para analisar o registro foi reduzido.

A falta de julgamento definitivo dos registros é ruim para o eleitor: ele pode votar num candidato que, após a eleição, corre o risco de ser considerado inapto. Com isso, o voto no candidato é anulado. Pode haver ainda indefinição de quem serão os candidatos a prefeito que irão para o segundo turno em algumas cidades.


Há uma outra complicação: se um candidato a prefeito tiver mais de 50% dos votos na eleição deste ano e, após uma decisão definitiva for considerado indeferido, a cidade deverá ter novo pleito fora de época, as chamadas eleições suplementares. Entre 2013 e 2015, foram 113. Mendes acredita que esse número vai aumentar.

Mais de R$ 20 milhões em equipamentos incrementam atuação policial no Maranhão


Investimentos de mais de R$ 20 milhões em equipamentos para reestruturação da segurança pública tem auxiliado no combate à criminalidade em todo o estado. São viaturas, motocicletas e armamentos, que vem sendo adquiridos pelo Governo do Maranhão desde o ano passado, para incremento da atuação das polícias Civil e Militar na Região Metropolitana de São Luís e no interior do estado.

Só na aquisição de viaturas, motocicletas, guinchos e rabecões, foram aplicados mais de R$ 11 milhões. As viaturas e motos possibilitam o patrulhamento preventivo, as operações estratégicas e diminuem o tempo de resposta no atendimento a ocorrências policias. Já os novos guinchos e rabecões são utilizados em ações de apreensão de veículos e perícias criminais, auxiliando na qualificação das investigações.



As viaturas dispõem de alta tecnologia, com sistema de transmissão, rastreamento e armazenamento de imagens, sendo equipadas, ainda, com tablets para monitoramento das operações em tempo real. GPS, câmeras internas e externas e um moderno sistema de radiocomunicação compõem, ainda, o aparato tecnológico dos veículos.

Modernização da comunicação

Só para o implemento do sistema de radiocomunicação, foram investidos R$ 8 milhões, permitindo a interligação das ações entre as polícias Civil e Militar. Sendo um sistema digital criptografado, a comunicação ocorre de forma mais eficaz, impedindo a interceptação das ligações por facções criminosas.

“As viaturas novas garantem a substituição da comunicação feita via celular, por comunicação via rádio. Nós sabemos da problemática eventual com sinais de operadoras e isso atrapalhava na comunicação. Com os rádios, essa comunicação é instantânea, resolvendo problemas sérios na intervenção policial e impedindo a consumação de crimes”, explicou o secretário de Segurança Pública, Jefferson Portela.



Entregas de equipamentos

Os modernos veículos estão sendo entregues às forças policias desde o ano passado, com o intuito de incrementar a segurança pública e impulsionar uma queda nos índices de violência, principalmente dos CVLIs – Crimes Violentos Letais Intencionais, como homicídios, lesão corporal seguida de morte e os latrocínios (roubo seguido de morte).

A entrega mais recente de veículos foi realizada no último dia 21, totalizando 345 novas viaturas adquiridas desde 2015 pelo governo estadual, para reforço do policiamento no Maranhão. Investimentos que já geram resultados, com redução de 17,3% no índice de CVLIs só no primeiro semestre, em comparação ao mesmo período de 2014.

O comandante-geral da Polícia Militar, coronel Pereira, enfatizou que as viaturas têm um papel essencial na logística do combate ao crime. “Mais viaturas que irão se somar as muitas que já foram entregues assim como os recursos humanos e equipamentos de modo geral, para que nós possamos cada vez mais implementar as nossas estratégias e com isso alcançar melhores índices”, ressaltou.

Armamentos

O Governo do Estado autorizou o empenho de R$ 1 milhão para a compra de fuzis e carabinas, armamento a ser utilizado, principalmente, no combate a quadrilhas que promovem assaltos bancários, sobretudo no interior. Grupamentos táticos da Polícia Militar também estão sendo treinados, para atuação qualificada e formação de postos de segurança no interior do estado.
  

“Este foi o ano das capacitações na segurança, para que a gente possa combater a criminalidade de forma qualificada e ostensiva em todo o estado”, disse o comandante do Policiamento Especializado (CPE), tenente coronel Antônio Carlos Sodré.

Prefeitura de São Luís lança concurso com 822 vagas para a Educação


As taxas são no valor de R$ 80,00 para cargos de nível superior e R$ 50,00 e podem ser feitas das 18h do dia 28 de outubro. A aplicação das provas está prevista para o dia 15 de janeiro, em São Luís. A prova será aplicada no turno da manhã e terá duração de 4h30min.

Começam no dia 7 de outubro as inscrições para o concurso público para composição de quadro efetivo da Prefeitura de São Luís, na área da Educação. O certame oferece 822 vagas para áreas do magistério e também para cargos técnicos, mais cadastro de reserva. O edital foi lançado nesta quarta-feira (28) e está disponível para consulta tanto no Diário Oficial do Município quanto no site da Prefeitura de São Luís, no endereço  www.saoluis.ma.gov.br .

A realização do concurso foi autorizada no início deste mês pela Prefeitura de São Luís. A organização está sob a responsabilidade do Centro Brasileiro de Pesquisa, Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cespe\UNB).






CARGOS

Para atender aos estudantes com deficiência, a Prefeitura de São Luís dialogou com as entidades representativas desse público. Após verificação dessa demanda nas escolas, foi criada lei municipal regulamentando, na rede municipal, os cargos de professor de atendimento educacional especializado, de braile, de Libras e de cuidador.

As inscrições serão efetuadas exclusivamente via Internet, no endereço eletrônico http://www.cespe.unb.br/concursos/pref_saoluis_16


As taxas são no valor de R$ 80,00 para cargos de nível superior e R$ 50,00 e podem ser feitas das 18h do dia 28 de outubro. A aplicação das provas está prevista para o dia 15 de janeiro, em São Luís. A prova será aplicada no turno da manhã e terá duração de 4h30min.

As vagas são para professores de artes, ciências, educação física, educação infantil, filosofia, ensino religioso, geografia, história, inglês, língua portuguesa, matemática, atendimento educacional especializado, braile, língua brasileira de sinais, intérprete de língua brasileira de sinais, suporte pedagógico e professor 1° ao 5° ano.


Para técnicos de nível superior as vagas são destinadas aos cargos nas áreas de arquitetura, assistência social, engenharia civil, fonoaudiologia, nutrição, psicologia, revisor de braile e terapia ocupacional. Já para os cargos de nível médio as vagas são destinadas aos cargos de cuidador escolar, monitor de transporte escolar e para transcritor e adaptador de sistema Braile.