Páginas

segunda-feira, 30 de abril de 2018

MARANHÃO: Sampaio Basquete tem duelo decisivo no playoff

Foto: Paulo de Tarso Jr
Uma partida decisiva. É desta maneira que a equipe do Sampaio Basquete, que tem o patrocínio da Cemar e do governo do Estado por meio da Lei de Incentivo ao Esporte, encara o duelo desta terça-feira (1º) contra o Presidente Venceslau, válido pelas quartas de final da Liga de Basquete Feminino (LBF) – temporada 2018. Os dois times se enfrentam às 11h, no Ginásio Castelinho, em São Luís. A entrada é gratuita.

Para a equipe maranhense, a partida desta terça-feira é de vida ou morte. Dono da segunda melhor campanha na fase classificatória, o Sampaio Basquete não começou bem os playoffs e acabou sendo derrotado no Jogo 1, realizado no interior paulista no sábado passado (28) por 58 a 57.

O revés fora de casa obriga, agora, as comandadas do técnico Virgil Lopez a vencerem o Jogo 2 em São Luís para forçar a realização de um terceiro encontro contra Presidente Venceslau. Para conseguir se recuperar na série e seguir vivo na LBF, o Sampaio Basquete quer contar com apoio de sua torcida para lotar o Castelinho na manhã desta terça-feira.

“Eu espero e confio que o pessoal vai encher o ginásio. A gente precisa do sexto jogador que eles sempre foram”, disse a experiente pivô Êga.

Capitã do Sampaio Basquete, Êga sabe que apenas o incentivo das arquibancadas será suficiente para que o time tricolor saia de quadra com a vitória e leve a decisão da vaga para as semifinais para o terceiro jogo. Segundo a pivô, a equipe maranhense terá de voltar a jogar com uma defesa sólida contra Presidente Venceslau.

“No Jogo 1 faltou um pouco do nosso carro-chefe, que é a defesa. A gente não estava atenta o jogo todo na rotação defensiva. A ânsia de querer resolver no ataque acabou fazendo que individualizássemos o jogo. Precisamos melhorar nossa defesa”, analisou.

Caso o duelo desta terça-feira termine com vitória do Sampaio Basquete, o time tricolor leva a decisão das quartas de final para o Jogo 3, que ocorrerá novamente em São Luís devido o time maranhense ter terminado em segundo na fase classificatória. Nesse caso, Sampaio e Presidente Venceslau voltarão à quadra do Ginásio Castelinho na quarta-feira (2), às 20h.

Apesar de ter terminado a fase classificatória na segunda colocação, o Sampaio Basquete não teve vida fácil no duelo contra o Presidente Venceslau nesta edição da LBF. Dono da sétima melhor campanha, a equipe paulista já conseguiu vencer o time maranhense. Além do triunfo no Jogo 1 das quartas de final, Presidente Venceslau já havia derrotado o Sampaio Basquete no primeiro turno por 60 a 52 em jogo no interior paulista.

Em contrapartida, o Sampaio Basquete devolveu a derrota quando atuou em São Luís. Diante de sua torcida, a equipe tricolor venceu por 55 a 42.


sábado, 28 de abril de 2018

MARANHÃO: SUSPEITOS E MANDANTE DE HOMICÍDIO SÃO PRESOS PELA PM ,COM ELES ,DUAS ARMAS DE FOGO E MUNIÇÃO FORAM APREENDIDAS

Suspeitos 


Por volta das 8h30 desta sexta-feira (27) o proprietário de uma oficina de bicicleta, identificado como ‘Índio’, foi assassinado a bala em seu local de trabalho, próximo à praça principal do município de Vitorino Freire.

De acordo com informações de testemunhas, os criminosos estavam em uma motocicleta, usavam jaquetas e capacetes, e empreenderam fuga sentido Paulo Ramos. Um cerco policial foi feito e no interior de um estabelecimento comercial, em Vitorino Freire, foram detidos dois suspeitos armados e, posteriormente, uma terceira pessoa.

Vítima 

Os três foram trazidos para a 16º Delegacia Regional de Bacabal. Além das armas, munições, cartões bancários e uma determinada quantia em dinheiro foram apreendidas.


Gedeão Almada da Silva, 31 anos; Onildomar Carvalho, 36, foram detidos como suspeitos da autoria do crime. Já Fábio da Silva, 34, conhecido como ‘Júnior do Pó’, é apontado como o possível mandante.

(Fonte: Blog do Sérgio Matias)

MARANHÃO: SEMA realiza capacitação sobre fiscalização ambiental para servidores



A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMA) realizou, de 25 a 27 de abril, o “Curso Interno de Fiscalização Ambiental”, com a participação de servidores e do Batalhão de Policiamento Ambiental (BPA).

O objetivo foi possibilitar ao servidor conhecimentos sobre os procedimentos adequados à lavratura de notificações, autuações, apreensões, interdições, embargos, bem como verificar como se deve proceder a fiscalização ambiental de maneira a buscar a prevenção na solução de conflitos ambientais perante os empreendedores.



“O curso faz parte do projeto e programa de operacionalização das atividades de fiscalização na Secretaria, fortalecendo o serviço público de proteção e preservação do meio ambiente”, explicou o Secretário Adjunto de Desenvolvimento Sustentável, Guilherme Braga.


Na ocasião, foram discutidos os seguintes temas: Introdução à Fiscalização; Fiscalização Ambiental; Poder de Polícia e Processo Administrativo; Crimes Ambientais (Lei 9.605/1998); Termo de Ajustamento de Conduta; Inquérito Civil; Ação Civil Pública em Matéria Ambiental; Responsabilidade Ambiental; Licenciamento Ambiental Aplicável a Fiscalização.

Paula Lima
Assessora de Comunicação da SEMA

quinta-feira, 26 de abril de 2018

MARANHÃO: (SEMA) Governo entrega Parque Centenário à população balsense




Balsas ganhou, nesta terça-feira (24/04), um novo marco para a história da cidade. Ele reúne de uma só vez um novo cartão-postal da região, um amplo espaço de lazer e esportes e um local para a preservação da fauna e da flora. É o Parque Centenário de Balsas, entregue pelo governador Flávio Dino. Uma iniciativa da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMA).

Muitas pessoas compareceram à inauguração do parque, que fica nas margens da rodovia Transamazônica. O local abriga quadras poliesportivas, brinquedos para as crianças, academia ao ar livre, pista de corrida e caminhada, ciclovia, área para skate e pontos de descanso e contemplação.



“Balsas não tinha nenhum lugar assim, onde as crianças podem brincar, os jovens podem jogar bola e os idosos podem praticar atividades”, diz Joice Helena, 21 anos, moradora da cidade.

Lindaci Ribeiro tem 36 anos e vive nas proximidades do parque desde os 11 anos: “Era só mato, eu brinquei aqui. Então, ver isso hoje é incrível, é emocionante. A gente fica muito feliz porque é a realização de um sonho”.

Parceria

Flávio Dino frisou que o Parque Centenário é fruto da união entre o Governo do Estado e a prefeitura de Balsas: “Foi uma reivindicação feita pelo prefeito Erik logo que assumiu, e graças a Deus pudemos atender. Já é um enorme sucesso, estamos vendo uma multidão aqui presente. Tenho certeza de que muitos benefícios virão ainda”.



O prefeito Erik Augusto classificou o parque de “grande presente para a população recebido diretamente das mãos do governador”. Para ele, a obra “vai trazer mais qualidade de vida, mais esporte, mais lazer e mais convivência” para os moradores. “É uma parceria que está dando certo entre Estado e prefeitura”.

O secretário de Estado de Meio Ambiente, Marcelo Coelho, disse que o grande número de pessoas que foram ao local mostra que a população recebeu o parque de braços abertos. “Estamos vendo a alegria da população. Essa é a demonstração de como se aplica o dinheiro de forma correta, do recurso que dá resultado para a população”, disse ele.



A programação de abertura teve atividades ao ar livre, como capoeira, zumba; campeonatos de futebol e skate; diversão para as crianças; e o espetáculo Pãozinho com Ovo.

Preservação

A área verde permite a preservação da fauna e da flora da região. O valor investido pelo Governo do Maranhão foi superior a R$ 5 milhões. Além de garantir a preservação ambiental, os recursos também permitem pesquisas científicas e atividades educativas e de turismo.

Homenagem

O prefeito Erik Augusto também entregou Comenda de gratidão da prefeitura de Balsas para o Flávio Dino e Marcelo Coelho: “O melhor governador que já existiu para a cidade de Balsas”. E complementou: “Agradeço imensamente o secretário Marcelo pelo empenho desde o início”.

Paula Lima
Assessora de Comunicação da SEMA
Fotos: Thamilly Braz e Jardel Scot

quarta-feira, 25 de abril de 2018

MARANHÃO: Sampaio vence o River – PI e sela a classificação para o Nordestão 2019



O estreante Alvinho entrou e definiu a classificação do Sampaio para a fase de grupos da Copa do Nordeste de 2019. O gol de Carlão no primeiro tempo até deu uma tranquilidade, mas Alvinho, com os dois gols na etapa final foi quem deu a segurança do Tricolor classificado, com o triunfo por 3 a 0 em São Luis após o empate em 2 a 2 no jogo de ida, em Teresina.

O primeiro tempo não teve jogo, foi uma tentativa de futebol por parte das duas equipes. Literalmente, chutões para tentar chegar ao ataque, tanto do Sampaio, quanto do River-PI. Bruninho perdeu três boas oportunidades, sempre nessas ligações diretas. Pelo time piauiense, Márcio Diogo e Eduardo viram a bola quicar na pequena área, mas não conseguiram aproveitar.

Não fosse o pênalti sofrido por Carlão, dificilmente o zero sairia do placar nos 45 minutos iniciais. Na cobrança, o próprio Carlão cobrou e abriu o placar para o Sampaio.

O segundo tempo, com gramado em condições mínimas para a prática do futebol, o Sampaio voltou melhor. Apesar disso, o time de Diá encontrava dificuldade para fazer a marcação na frente da zaga, tanto que Eduardo assustou acertando o travessão do goleiro Andrey.

A entrada de Alvinho definiu a classificação. Nas duas primeiras finalizações no recém-contratado do Tricolor, o atacante balançou as redes, chegando aos 3 a 0 e selando a classificação do Sampaio para a fase de grupos da Copa do Nordeste de 2019.

(Fonte:Blog do Bruno Alves )

terça-feira, 24 de abril de 2018

MARANHÃO: Preso um dos meliantes que fizeram arrastão dentro de uma Agência Bancária na cidade de Bacabal



Na noite desta segunda-feira(23), por volta das 19h30, a guarnição comandada pelo Sargento Arimateia, realizava rondas de rotina pela cidade, quando ao passar pelas mediações da Caixa Econômica Federal, se depararam com várias vítimas pedindo por socorro e gritando ter sido vítima de assalto, no qual os autores teriam acabado de fugir.

A guarnição da PM saiu fazendo busca pelas Ruas do centro da cidade. Um dos policiais pegou carona com um mototaxista que ia passando no momento, sendo que já nas imediações da Rua Magalhães de Almeida, conseguiu prender José Wellington Gomes Silva, suspeito de ter cometido o arrastão aos clientes da agencia bancária que se encontravam nos caixas eletrônicos.


O mesmo é morador da cidade de Lago Verde, segundo informações da Polícia Militar, o conduzido também é suspeito de ter realizado vários assaltos em Bacabal na companhia de um comparsa conhecido como “Junior”, que possivelmente também é do município de Lago Verde. 

Ainda segundo informações, ele na companhia do comparsa é suspeito de ter realizado três assaltos no bairro Ramal, e mais 8 vítimas no arrastão dentro da agencia na área dos caixas eletrônicos.

Uma das vítimas teve a quantia de R$ 2.100,00 (Dois mil e cem reais), roubada e até o momento não tinha sido recuperada.



O mesmo estava de posse de uma arma de fogo calibre 38, com três munições intactas. O condutor da motocicleta Honda CB Twister, cor vermelha, sem placas usada para fazer os assaltos conseguiu fugir ao avistar a multidão.

A polícia descobriu que José Wellington Gomes Silva, teria em sua ficha corrida, dois homicídios.

Os PMs' fazem diligências no sentido de prender "Junior", comparsa de Wellington.
(Fonte:Blog Falando Sério Bacabal)

BACABAL - MA: SOLIDARIEDADE! Família vítima de acidente está precisando de sua ajuda



Essa família foi vítima de um acidente automobilístico na noite de domingo (22) a criança Elana de 2 anos é aluna da escola PLIM PLIM.  A direção e os professores da escola e amigos estão fazendo essa campanha para ajudar a família. Já que os pais estão desempregados e a mãe fraturou o fêmur e o pai faturou pé. A criança ELANA fraturou uma das pernas e o bebê de 10 meses ficou muito machucados.

Venha se juntar a nós nessa campanha, alimentos não perecíveis, fraldas, leite, qualquer ajuda é muito valiosa nesse momento.

A mãe das crianças não está bem e terá que submetida a um procedimento cirúrgico.

Desde já agradecemos
Contatos para Doação
(99)  98149 4810

BACABAL - MA: Amigos se unem em campanha para ajudar no tratamento de Graciella Pereira



Está em curso uma campanha de solidariedade para ajudar no tratamento de saúde da enfermeira Graciella Pereira. Ela sofreu um acidente de moto quando se deslocava para o trabalho em Bacabal.

Graciella fraturou a tíbia e depois de ser submetida a uma cirurgia para colocação de uma placa, seu corpo apresenta rejeição o que levou à indicação de que é necessária uma nova cirurgia avaliada em R$ 10 mil reais.

Amigos de Graciella começaram uma campanha que o leitor pode participar com qualquer valor a ser depositado nas contas abaixo especificadas.

Banco: Caixa
Agência : 0764
Conta Poupança: 00121531-7
Titular: Graciella Costa

Banco : Banco do Brasil
Agência: 0528-2
Conta corrente: 593877
Titular: Jeová Ferreira

sexta-feira, 20 de abril de 2018

MARANHÃO: ALGUEM PERDEU O EMPREGO! Jefferson Portela manda exonerar responsáveis por documento produzido sem autorização do Comando da PM



A Secretaria de Segurança Pública do Maranhão determinou a abertura imediata de apuração sobre um documento emitido sem o conhecimento e a autorização do Comando da Instituição Policial Militar. A nota tratava de suposta determinação a Unidades do Interior sobre identificação de lideranças políticas.
 
Jefferson Portela

“É um erro gravíssimo. Eu determinei a imediata exoneração dos responsáveis por essa nota. Não tem como permanecer na direção de um controle de processo eleitoral quem emite uma nota dessa”, diz o secretário da Segurança Pública, Jefferson Portela.

“A exoneração é de um, dois ou quantos forem. A nota contraria as regras da democracia”, acrescenta Portela. De acordo com ele, “isso foi comunicado sem passar ao comando geral, o que não pode. Nós somos uma corporação que tem disciplina e hierarquia.”

O comandante geral da PM, Jorge Luongo, diz que o procedimento de apuração já foi instaurado: “Nós fomos pegos de surpresa com essa documentação indevida e não autorizada. É um absurdo, uma nota ilegal que não foi emanada pelo comando da instituição. De pronto, a gente repudia esse levantamento”.

“Determinamos de imediato a abertura de um procedimento apuratório para atribuir a responsabilidade a quem errou, a quem tomou essa iniciativa”, acrescenta Luongo.

“Nossa PM não age dessa forma, nós queríamos tão somente levantar informações para iniciar o processo de planejamento [de segurança] para a eleição de 2018. E alguém avançou nessa questão de forma ilegal, absurda e arbitrária”, diz o comandante da PM.

Nota oficial do Comandante Geral da PM

“A Polícia Militar do Maranhão vem a público esclarecer que o documento que circula nas redes sociais onde supostamente se determina às Unidades do Interior que identifiquem lideranças antagônicas ao Governo Local e Estadual é um equívoco grave e sem precedentes, não autorizado pelo Comando da Instituição Policial Militar, que na sua gênese procurava tão somente catalogar dados informativos e estatísticos que subsidiassem um banco de dados para a elaboração do planejamento do policiamento das eleições 2018.

Informa que logo que este equívoco foi identificado, tomou medidas imediatas para corrigir tal erro e tornar sem efeito tais medidas, assim como instaurou um procedimento de apuração legal para as devidas providências que o caso requer.

Coronel PM Jorge Luongo – Comandante geral da Polícia Militar do Maranhão”

MARANHÃO: (SEMA) Governo entregará Parque Ambiental de Balsas próximo dia 24



O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMA), fará a entrega do Parque Centenário de Balsas, no dia 24 de abril. A solenidade contará com a presença do Governador Flávio Dino, do Secretário Marcelo Coelho, do prefeito da cidade, Erik Costa, entre outras autoridades.


A entrega do Parque faz parte das comemorações dos 100 anos de Balsas. “A população balsense merece tudo isso, o que era um sonho agora se torna realidade no governo Flávio Dino. Um investimento, que permitirá que a população tenha um maior convívio com a cultura, com o lazer e com os esportes, além do compromisso com a preservação do meio ambiente”, disse Marcelo Coelho.


A área do Parque corresponde a 6,65 hectares, às margens da rodovia Transamazônica, que disponibilizará para a população praça de eventos, ladeada por quadras poliesportivas, playground, academia ao ar livre, pista de caminhada, ciclovia e área para skate, áreas sombreadas e espaço com espécies nativas da região de modo a garantir a preservação da fauna e da flora na região.


O valor aplicado é de R$ 5,2 milhões, que foi investido para garantir a preservação ambiental da vegetação nativa e ecossistema natural, possibilitando também a realização de pesquisas científicas, desenvolvimento de educação e interpretação ambiental de recreação e contato com a natureza e turismo ecológico.

Programação

A programação inicia às 16h, com atividades ao ar livre, como capoeira, zumba; campeonatos de futebol e skate; diversão pra criançada (pintura de face, pula pula, etc); e o espetáculo Pãozinho com Ovo.

EM TEMPO: SEMA realiza mapeamento da cobertura hídrica da baixada maranhense a partir de imagens de radar



A detecção remota da cobertura do solo a partir de sensores óticos é de grande importância para monitoramento da dinâmica superficial terrestre, porém é severamente comprometida por fenômenos climáticos intensos, pois geralmente as imagens obtidas são dotadas de forte cobertura de nuvens. Diante disso, a identificação de localidades alagadas, durante períodos de forte precipitação, tem nos sensores radar sua principal forma de detecção.


Nesse sentido, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMA) realizou, de 12 a 16 de março, um trabalho de campo para identificação e validação de áreas inundadas, durante o período chuvoso atual, na porção sul da APA da Baixada Maranhense, correspondendo aos municípios de Vitória do Mearim, Monção, Igarapé do Meio, Arari e Anajatuba.


Os dados analisados são oriundos de etapas de pré-processamento, processamento e pós-processamento executados em ferramentas gratuitas e com dados gratuitos. Os dados orbitais referem-se a imagens de Radar, do sensor Sentinel 1, disponibilizadas pela Agência espacial europeia (ESA) que permite mapear alvos superficiais associados a água na banda VH. As ferramentas computacionais gratuitas envolvem O QGis 2.18 e o Aplicativo Snap 5.0.



“O uso de técnicas de mapeamento a partir de radar para identificação da cobertura hídrica permite identificar não apenas as localidades anualmente inundadas nos períodos de cheias e sua dinâmica, como também permite a quantificação e análises estatísticas e comparativos futuros para melhor gestão ambiental”, explicou o Encarregado do Laboratório de Geoprocessamento da SEMA (LABGEO), Adauto Pestana.

 Paula Lima

Assessora de Comunicação da SEMA

quarta-feira, 18 de abril de 2018

MARANHÃO: Quase 10 mil pessoas foram afetadas pelas chuvas no Maranhão



Dados divulgados pela Defesa Civil do Maranhão apontam que 9.492 pessoas foram afetadas pelas fortes chuvas que atingem o estado. Foram registrados danos em habitações particulares, prédios públicos e na infraestrutura urbana, além de queda de árvores e outros problemas.

A Defesa Civil informou que a população atingida está recebendo cestas básicas, água mineral e colchões. Não há um número exato de quantas pessoas tiveram que deixar as suas casas em busca de alojamento em abrigos em escolas e outros prédios públicos. As fortes chuvas começaram a ser verificadas já em fevereiro, de acordo com o governo estadual, mas a intensidade aumentou na última semana.



Onze municípios decretaram estado de emergência e seis estão em alerta, conforme o órgão. As cidades Marajá do Sena, Pedreiras, Trizidela, Caxias, Lago dos Rodrigues, Presidente Vargas, Brejo, Bacabal, Imperatriz, São João do Soter, Tuntum, Codó, Formosa da Serra Negra, São Luis Gonzaga e Timbiras foram as mais impactadas.

O governo do estado criou um comitê especial para acompanhar a situação e atuar na redução de danos. Além do poder público, a Cruz Vermelha também está contribuindo na prestação de assistência aos desabrigados. A organização realiza campanha para arrecadar donativos, que podem ser entregues em sua sede no estado, no bairro Monte Castelo, em São Luís.


terça-feira, 17 de abril de 2018

MARANHÃO: Ministro Félix Fisher concede Liminar a Lúcio Genésio no “Caso Ludmilla Ribeiro”



O ministro Felix Fischer, do Superior Tribunal de Justiça, ao julgar nesta terça-feira (17) recurso formulado pela defesa do empresário Lúcio Genésio – processado sob acusação de praticar agressão contra sua ex-esposa, concedeu liminar ratificando a revogação da prisão preventiva do acusado.

Ao proferir sua decisão, o ministro Felix Fischer afirma que deferiu o pedido de liminar “tão somente para suspender, até o julgamento do mérito, o cumprimento de eventual decisão desfavorável ao paciente tomada na questão de ordem suscitada nos habeas corpus”, a ser julgada em sessão administrativa do Tribunal Pleno no dia 18/04/2018, sem prejuízo de que nova custódia cautelar seja decretada em caso de descumprimento das medidas alternativas à prisão já impostas ou de superveniência de fatos novos.

A prisão preventiva de Lúcio Genésio foi decretada no dia 12 de novembro de 2017 pelo plantão criminal da Comarca de São Luís. O Tribunal de Justiça do Estado, por meio da 1ª Câmara Criminal, concedeu habeas corpus para o empresário Lúcio André Silva Soares, conhecido como Lúcio Genésio. Ele responde por agressão contra sua ex-esposa, a advogada Ludmila Rosa Ribeiro da Silva.

Em novembro de 2017, o juiz Clésio Coelho Cunha decretou a prisão preventiva do acusado. O processo tramita na Vara Especial de Violência Doméstica e Familiar de São Luís. A defesa do acusado ingressou com dois pedidos de habeas corpus na 1ª Câmara Criminal do TJ-MA. No julgamento, o relator do processo, desembargador João Santana, votou pela manutenção da preventiva contra Lúcio Genésio.

O presidente da Câmara Criminal, desembargador Bayma Araújo, votou pela concessão de habeas corpus. Mas o desembargador Raimundo Melo, que acompanhara o voto de Bayma, depois voltou atrás, apresentando um voto favorável à prisão preventiva de Lúcio Genésio.

A defesa recorreu ao STJ e nesta terça-feira o ministro Felix Fischer concedeu liminar favorável a Lúcio Genésio. O processo tramita na 1ª Vara da Violência Doméstica de São Luís e na 2ª Vara da Comarca de Pinheiro.

(JP)


MARANHÃO: Tenente-coronel Joanilson Gusmão é o novo comandante do 15º BPM da cidade de Bacabal - MA



O 15º Batalhão de Polícia Militar sediado na cidade de Bacabal está, desde a semana passada, sob o comando do tenente-coronel Joanilson Gusmão.

A passagem de comando foi feita em solenidade presidida pelo Coronel PM Pedro de Jesus Ribeiro dos Reis (Subcomandante Geral da PMMA). O Tenente-coronel Joanilson assumeem lugar do Tenente-coronel Rômulo.

Em suas palavras, o Subcomandante Geral da PMMA, coronel PM Pedro de Jesus Ribeiro dos Reis, falou da importância da cooperação mútua, da proximidade da polícia militar com a comunidade, com as instituições: “Não é admissível vivermos isolados. Caminhar de mãos dadas com a sociedade é o principal elo para desenvolvermos um bom serviço para a sociedade maranhense. Eu então como Subcomandante Geral estarei 24 horas a disposição de todos os senhores para ajudar na resolução de qualquer problema, de qualquer ordem”, disse o Coronel PM Pedro Ribeiro, o que deixou a tropa muito contente em poder contar com o apoio do subcomandante Geral da PMMA, em qualquer tempo.

Em sua fala o Tenente-coronel Romulo, disse da satisfação em ter sido comandante do 15º BPM, onde agradeceu a todos os seus integrantes pela cooperação com o seu comando. Também enfatizou o empenho de todos quando conseguiu reduzir os índices criminais em toda a área do 15º BPM, principalmente nos crimes contra a vida. “Eu agradeço de coração a ajuda de cada um dos senhores para que estes índices fossem alcançados”, disse o Tenente-coronel Rômulo.

O Coronel PM Eurico Alves da Silva Filho, aproveitou a oportunidade para se despedir do comando do CPAI-1.
Quem é o Tenente-coronel Joanilson Gusmão Mota
 
Tenente-coronel Joanilson Gusmão.

Joanilson Gusmão Mota é casada há 27 anos é pai de quatro filhos e nasceu na cidade de Codó – MA. Ingressou na Polícia Militar do Maranhão em 14 de maio de 1990 e foi declarado a Aspirante Oficial PM em 18 de dezembro de 1997.

Possui os cursos: Curso de Formação de Sargentos PM (CFAP/1990); Curso de Formação de Oficiais (APMGD de1995 a 1997); Curso de Educação Ambiental (SEMA/BPFLO) em 1998; Levantamento Pericial em local de Acidente de Tráfego (BPTRAN/EGMA) em 2000; Curso de Técnicas de Abordagem (CFAP) em 2002; Capacitação de Multiplicadores de Prevenção ao uso de Drogas (AISC), em 2014; Curso de Identificação Visual de Veículo Automotor Nacional de Importado (AISP), em 2004; Curso de Liderança Comunitária (PMMA), em 2005; Curso de Policiamento Pluvial (PMMA), em 2006; Curso Nacional de Promotor de Polícia Comunitária (SENASP), EM 2007; Curso de Polícia de Repressão a Entorpecentes (AISC), em 2007; Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais realizado na Academia Coronel Valterler/RN, em 2010; Bacharelato em Direito (CEUMA), de 2011 a 2015; Pós-graduação em Direitos Humanos e Mediação de Conflitos (UEMA), 2014/2015; Curso de Força Tática (COE/PMMA), em 2016.

(Fonte: Blog do Louremar)

MARANHÃO: SEMA abre inscrições para II Seminário Maranhense Sobre Mudanças Climáticas




A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais do Maranhão (Sema) realizará, nos dias 10 e 11 de maio, o II Seminário Maranhense Sobre Mudanças Climáticas, no auditório da FIEMA. O objetivo é discutir temas atuais sobre as mudanças climáticas no Brasil e, especificamente, no Estado do Maranhão, bem como a exposição de experiências sobre o tema.


Este seminário também terá como objetivo a promoção de ações e de incentivos às políticas e práticas de mitigação e adaptação das mudanças do clima no Maranhão. Além disso, visa apoiar a execução da Política Estadual de Mudança do Clima, seus planos e ações correlatas.




Na programação temas como Mudanças Climáticas no Maranhão; Variabilidade climática no Maranhão no contexto das mudanças climáticas; Avaliação dos Potencias Impactos da Elevação do Nível do Mar nas Reentrâncias Maranhenses; Ações do Plano Agricultura de Baixa Emissão de carbono no Maranhão; Reutilização da Água da Chuva e muito mais.


As vagas são limitadas. As inscrições acontecem até o dia 07 de maio e podem ser feitas pela internet baixando o formulário de inscrição, preenchendo e enviando-o para o email: economiaverdesema@gmail.com ou na Superintendência de Economia Verde, localizada na Rua dos Búzios, Quadra 35, Lote 18, Calhau (próxima Caixa Econômica).



O formulário de inscrições e mais informações estão disponíveis no site www.sema.ma.gov.br. Outras informações podem ser obtidas, ainda, na Superintendência de Economia Verde da SEMA pelos fones: 3194-8900 Ramal: 8956 no horário das 14h às 18h.

EM TEMPO: SEMA produz Atlas Geográfico do Parque Estadual do Mirador



A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMA) finalizou o Atlas Geográfico do Parque Estadual do Mirador. O trabalho foi feito por meio de um acordo de cooperação técnica entre SEMA e Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Na última sexta aconteceu a apresentação do documento.


“O intuito é trazer informações relevantes sobre a hidrografia, geologia e o levantamento do uso e ocupação do solo dentro do Parque. O Atlas possui mapas ilustrativos produzidos através de pesquisa de campo e utilização de imagens de satélites”, explicou o Secretário Marcelo Coelho.


Os mapas produzidos para o Atlas Geográfico  servirão de orientação e de base para o planejamento e conhecimento da geologia, hidrografia e uso e ocupação do solo no Parque Estadual do Mirador.

“A função de um mapa quando disponível ao público é a de comunicar o conhecimento de poucos para muitos. A SEMA firmou acordo de cooperação técnica com a UFMA no intuito de levar conhecimento de qualidade sobre o Parque Estadual do Mirador para universidades, escolas, secretarias municipais de meio ambiente e comunidade em geral”, destacou a Superintende de Biodiversidade e Áreas Protegidas, Janaina Dantas.


Paula Lima
Assessora de Comunicação da SEMA

MARANHÃO: Mais um homicídio registrado em Bacabal e a polícia age rápido, prendem os dois elementos envolvidos no crime



Mais um homicídio foi registrado na cidade de Bacabal - MA, dessa vez o fato aconteceu na madrugada dessa terça-feira (17), por volta das 3h no Bairro Trizidela. Teve como vítima o jovem de 30 anos “Denis Batista dos Santos” que residia na Rua do Cajueiro, conhecido por “Cacheado”. Denis era um cidadão do bem e não tinha passagem pela a polícia e trabalhava como pintor.



Segundo informações repassadas pelo os policiais militares, quando os mesmos faziam ronda no Bairro Trizidela depararam com o corpo do jovem caído no chão com várias perfurações pelo o corpo, provavelmente feita por uma faca, imediatamente acionaram uma equipe do SAMU, que chegou a levar ao hospital Laura Vasconcelos, porém o mesmo não resistiu e veio a óbito. No hospital os médicos constaram que foram cerca de cinco perfurações no corpo da vítima.


Em poucas horas policias militares do 15º Batalhão identificaram, localizaram e prenderam dois elementos suspeitos de praticar um homicídio na madrugada dessa segunda-feira (17) no Bairro Trizidela.


Assim que tomou conhecimento do homicídio o comandante do 15º Batalhão colocou o serviço de inteligência para colher informações que pudesse levar os suspeitos de cometer esse crime na cadeia. Logo com ajuda da população começaram a surgir informações e por volta das 10h os militares conseguiram prender dois suspeitos que foram identificados por Carlos Henrique dos Santos Ribeiros e Paulo Henrique Freire da Conceição, ambos residentes no Bairro Trizidela, com dos elementos ainda foram encontrados a arma usada para cometer o crime, uma faca tamanho 12 polegadas.

Na delegacia confessaram o crime, só que negaram que teria sido para roubar o celular, e que o motivo foi devido uma agressão sofrida por Paulo Henrique e por isso ele se seu comparsa praticar o crime.

(Fonte:Blog do Sargento)

sábado, 14 de abril de 2018

MARANHÃO: TCE-MA quer descobrir casos de servidores que trabalham em mais de um município para exonerar



Boa parte dos prefeitos do Maranhão terão, nos próximos meses, que encarar um desgaste político para resolver um problema histórico e existente na maioria dos municípios maranhenses.

O Tribunal de Contas do Estado solicitou que todas as Prefeituras do Maranhão, num curto período de tempo, incluíssem no sistema municipal o nome de todos os servidores públicos municipais.

A intenção do TCE é fazer o cruzamento de dados entre as Prefeituras do Maranhão para encontrar casos que podem estar burlando a legislação. Situações como por exemplo, de servidores concursados em dois municípios com contratos acima do permitido, servidor que é concursado como professor e agente de saúde, ou seja, vai tentar detectar irregularidades existentes.



As Prefeituras do Maranhão, diante dessa “investigação”, terão que exonerar alguns servidores para atender a determinação do TCE. O problema é que a situação deve gerar um desgaste para os gestores, principalmente se tratando de um ano eleitoral.

Só que se os prefeitos não agirem conforme a recomendação do órgão fiscalizador, podem e deverão ser denunciados pelo Ministério Público e enquadrados no crime de prevaricação, sofrendo o risco de inclusive perderem o mandato.

É aguardar e conferir.