Páginas

segunda-feira, 25 de junho de 2018

MARANHÃO: Estudantes maranhenses vão à Copa do Mundo na Rússia



Nesta segunda-feira (25), quatro estudantes embarcaram rumo à Copa do Mundo de Futebol, na Rússia. Entre eles está Vitória Souza Moraes, 15 anos, que foi selecionada em 2017 para participar do Festival Fundação Fifa, evento oficial do torneio. Na época da seleção, ela era estudante da rede municipal de ensino da Prefeitura de São Luís, na Unidade de Educação Básica (U.E.B.) Amaral Raposo, em Pedrinhas.

A seleção aconteceu ano passado nas Olimpíadas do Brincar ao Jogar, no projeto Bolação, realizado nas escolas da rede por meio de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação (Semed) e o Instituto Formação. O projeto tem o objetivo de contribuir com o desenvolvimento pessoal, social e cognitivo dos estudantes, disseminando o espírito esportivo desde cedo e fomentando práticas saudáveis e de desenvolvimento social e humano pelo esporte.

“As ações que a Semed realiza com entidades parcerias são muito importantes no desenvolvimento das crianças e adolescentes. A exemplo da parceria com o Formação que por meio do esporte contribui ricamente para a vida dos estudantes”, pontuou o titular da Semed, Moacir Feitosa.

Para o representante do Formação, Fábio Cabral, instituto que está promovendo a viagem dos adolescentes para a Rússia, a organização fomenta práticas saudáveis e de desenvolvimento social e humano pelo esporte. “A importância do festival é justamente poder proporcionar aos jovens a troca de experiência, pra eles que de alguma forma desenvolvem atividades de esporte em suas comunidades de forma inclusiva é uma troca de experiência com outros jovens que fazem um trabalho parecido em todo o mundo. É um momento de dar visibilidade ao trabalho das organizações que trabalham de forma diferente com o esporte como ferramenta de inclusão, além de proporcionar a esses jovens a possibilidade de conhecer outras pessoas”, pontuou.

Além de Vitória Moraes, de São Luís participarão das competições em Moscou Luana Rodrigues, 17 anos e Rian Costa, de anos; e ainda Lucas Mendes, 17 anos, da cidade de Palmeirândia. Além deles também viajam a jovem Karolyne Santos e o representante do Formação, Fábio Cabral.

SONHO

Com a bagagem cheia de expectativas, a viagem internacional é um sonho para Vitória Souza Moraes, 15 anos. “A emoção é imensa por viajar para fora do país e voar pela primeira vez. Estou muito feliz pela conquista, é um sonho sendo realizado”, contou a garota. “O projeto vai oportunizar, além da competição, o aprendizado, descobertas, interação e convivência com novas pessoas. Com certeza a experiência será nossa maior vitória”, completou Vitória.

O Festival Fundação Fifa é realizado desde 2006, na Copa do Mundo na Alemanha. Nas três edições anteriores levou o nome de Festival Footbal for Hope e também contou com jovens maranhenses selecionados pelo Instituto Formação.

Este ano o evento irá reunir mais de 300 participantes, entre os dias 26 de junho a 5 de julho. Durante esse período, os jovens selecionados para o programa irão participar de um torneio de futebol conhecido pelo fair play (ética no meio esportivo) e apresentações culturais que incentivarão o intercâmbio e a troca de conhecimento ao longo do evento. A partida dos estudantes será disputada no estádio Luzhniki, em Moscou, no dia 1º de julho.Todos os participantes também terão direito a assistir a um jogo das oitavas de final da Copa do Mundo de um dos estádios que sediarão os jogos na Rússia.

BACABAL - MA: Vem aí no dia 28 de junho, III Sarau Cultural do C. E. Maria Casimiro Soares com o tema “ Meu Nordeste, minha essência”



Nesta quinta – feira dia 28 de junho, a partir das 18h, acontecerá (O III Sarau Cultural do Centro de Ensino Maria Casimiro Soares) tem como tema "Meu Nordeste, Minha Essência". Serão desenvolvidas, por nossos(as) alunos (as) várias atividades da cultura dos Estados Nordestinos, tanto nas exposições como nas apresentações de palco tais como: as exposições Gonzaga contam e cantam o Nordeste, São Luís a Jamaica brasileira, Forró: do Nordeste para o mundo, dentre outras. No palco teremos dramatizações, danças e muita música, todas relativas à cultura nordestina, afinal meu nome Nordeste é minha essência.

Desde já agradece a Diretoria 

MARANHÃO: Senador mesmo desempregado não disputará a eleição em Bacabal – MA




Com a iminência de uma eleição suplementar para eleger o novo prefeito de Bacabal, em data a ser determinada, um dos nomes que começou a ser cogitado é o do senador João Alberto de Souza.

Natural de São Vicente Ferrer, no Maranhão, o senador Carcará sempre teve como seu reduto a cidade de Bacabal. Embora não tenha uma empresa ou residência na cidade, escolheu o município para uma espécie de feudo eleitoral. Depois da morte do ex-prefeito Coelho Dias, João Alberto herdou o grupo político e se fez líder até 1996 quando perdeu a eleição com Jura Filho para José Vieira Lins.

Desde então a vida do Carcará na cidade tem sido de constantes derrotas políticas. Mesmo que José Alberto Veloso tenha sido eleito pelo PMDB em 2012, a vitória não pode ser creditada a João Alberto. Muito pelo contrário. Foi a falta de apoio do senador e a pressão que fizeram da gestão de Zé Alberto uma das piores da cidade.

A fama de turrão e as malsucedidas investidas políticas construíram para João Alberto um índice de reprovação enorme. Dos políticos da cidade, ele é o detentor de um dos maiores índices de rejeição popular.



Prestes a ficar desempregado já que seu mandato de Senador termina em fevereiro, João Alberto poderia sonhar com a possibilidade de ser candidato em Bacabal, como aventam alguns blogs. Mas isso certamente não se concretizará, seja a eleição realizada neste ano ou em 2019. O Carcará é astuto e tem clareza suficiente da sua rejeição para arriscar terminar sua vida política com uma derrota nas urnas.

E arrisco: se há um João com mais probabilidade de ser candidato, este é o Joãozinho, o vendedor de algodão que se elegeu vereador pelos 1.398 votos de protesto dos bacabalenses.

(Fonte: Blog do Louremar)

EM TEMPO: JOÃO ALBERTO SOFRE PRESSÃO PARA ARQUIVAR O SEU PROJETO DE APOSENTADORIA ELEITORAL

João Alberto: “Nunca digo que esta água não beberei”

Ribamar Corrêa, Repórter Tempo

O senador João Alberto (MDB) encontra-se mergulhado em reflexões sobre o seu futuro político. Ao contrário do que havia programado quando decidiu não concorrer à reeleição, o ex-governador foi apanhado por um redemoinho político que ameaça a obrigá-lo a fazer exatamente o que ele não pretendia mais: disputar votos.

Viu-se, de repente, primeiro apontado como possível companheiro de chapa de Roseana Sarney como candidato a vice-governador, e depois, diante da reviravolta que se deu na eleição de Bacabal com a cassação, pelo TSE, do mandato do prefeito Zé Vieira (PR), determinando também a realização de uma nova eleição para o cargo, passou a ser apontado como provável candidato a prefeito, cargo que ocupou eleito em 1988.

João Alberto tem dito à Coluna que não será candidato, mas lembra que é homem de partido e integrante de um grupo, situação que, num caso de “extrema”, a arquivar o seu projeto de aposentadoria para encarar as urnas mais uma vez.

João Alberto tem um cacife de vencedor: já disputou 12 eleições – deputado estadual, deputado federal, prefeito de Bacabal, vice-governador de Epitácio Cafeteira, Prefeitura de São Luís, vice-governador de Roseana Sarney e senador. Só perdeu duas: para prefeito da Capital, em 1992, e para vice-governador de Roseana Sarney, em 2006, tendo assumiu esse mandato em 2009 com a derrubada de Jackson Lago (PDT).

sexta-feira, 22 de junho de 2018

MARANHÃO: AGILIDADE! 1ª Vara de Bacabal realiza audiência criminal por videoconferência

À direita, magistrada Vanessa Lopes durante audiência com promotora de Justiça, advogados e acusados.

A 1ª Vara da Comarca de Bacabal (246 km de São Luís) realizou nesta terça-feira, 19, a primeira audiência por videoconferência na comarca utilizando a ferramenta pública Skype. A juíza Vanessa Ferreira Lopes, titular da unidade, interrogou um homem acusado em processo criminal que está custodiado na Penitenciária de Pedrinhas, em São Luís.

A utilização da ferramenta está prevista no Código de Processo Penal (incluída pela Lei 11.900/2009), que prever a possibilidade de realização de interrogatório e outros atos processuais por sistema de videoconferência, ou outro recurso tecnológico de transmissão e recepção de sons e imagens em tempo real, que poderá ocorrer, inclusive, durante a audiência de instrução e julgamento.

O Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), desde o início do ano, está implantando equipamentos para a transmissão e recepção de sons e imagens, que permitirão a ampliação de reuniões e audiências a distância. Para a magistrada Vanessa Lopes, a ferramenta é de grande importância, pois garante agilidade e economia na condução dos processos judiciais. “A videoconferência garante eficiência e uma resposta mais rápida à sociedade”, ressaltou a juíza.

Participaram a audiência, a promotora de Justiça Ana Carolina Leite, que atua na acusação pelo Ministério Público Estadual (MPMA); os defensores públicos Karla Karine Bezerra e Florenço Alves Neto; e o advogado Walber Neto, na defesa dos acusados.

VIDEOCONFERÊNCIA - Com o objetivo de facilitar a comunicação em tempo real com os juízes do Estado, principalmente das comarcas do interior, a Diretoria de Informática do TJMA também está instalando a ferramenta que permite a realização de videoconferência. Os juízes podem solicitar a instalação e configuração do sistema, que permite a comunicação dos juízes de todo o Estado com a CGJ – corregedor-geral e juízes corregedores; entre as próprias comarcas ou com outros órgãos do Poder Judiciário.

Segundo o corregedor-geral, desembargador Marcelo Carvalho, o objetivo da medida adotada pelo TJMA é facilitar a comunicação em tempo real com os magistrados e contribuir com a redução de gastos, pois evita o deslocamento físico até as comarcas. “Dessa forma, alcançamos uma efetividade na comunicação e de maneira rápida”, avalia.


(Fonte: TJ-MA)

ESPORTE BRASIL: Tite se lesiona ao cair durante comemoração do gol de Coutinho: “Não consigo andar direito”



A queda durante a comemoração do gol marcado por Coutinho causou uma lesão no técnico Tite. Após o meia abrir o placar aos 45 do segundo tempo na vitória por 2 a 0 da Seleção Brasileira sobre a Costa Rica, o treinador saiu correndo para festejar com os jogadores, mas acabou enroscando-se com o goleiro reserva Ederson, caiu e levantou com a ajuda do próprio Ederson e de Cássio.


Tite logo colocou a mão na coxa esquerda após levantar-se. De acordo com a assessoria de imprensa da CBF, a lesão do treinador não parece ser grave.

- Senti uma fisgada. Não é contratura. Como é quando rompe? Não consigo andar direito. No segundo tempo fiquei me perguntando: "Essa bola não vai entrar? Navas dando tapinha, bola na trave, 23 finalizações". E quando caí, o Éderson deu um toquinho, quando levantei, estava o Cássio. Eu ia comemorar com eles lá, mas não deu, tive que voltar - afirmou Tite, que chegou mancando à sala de imprensa para conceder a entrevista coletiva.

A Seleção Brasileira venceu a Costa Rica por 2 a 0, com os dois gols marcados nos minutos finais da partida. Com o resultado, a equipe chegou a quatro pontos na Copa do Mundo.

(Fonte: O LANCE)

BRASIL: Prazo para sacar abono do PIS/Pasep termina no dia 29



BRASIL - Quem ainda não sacou o abono do PIS/Pasep do ano de 2016 tem até a próxima sexta-feira (29) para resgatar o dinheiro. O abono salarial é diferente da cota do PIS/Pasep, que começou a ser paga na última segunda-feira (18).

O abono salarial é pago todo ano a trabalhadores da iniciativa privada e a servidores públicos, com base no ano anterior. O benefício referente ao ano de 2016 começou a ser pago em julho de 2017.

Para ter direito ao dinheiro, é preciso ter recebido uma média mensal de até dois salários mínimos e ter trabalhado pelo menos um mês em um emprego formal em 2016. Também é preciso estar inscrito no fundo PIS/Pasep há, no mínimo, cinco anos.

O dinheiro é proporcional ao número de meses trabalhados. O valor varia de 80 reais, para quem trabalhou um mês, a 954 reais, para quem esteve empregado por 12 meses.

Ao todo, 2,2 milhões de trabalhadores ainda devem sacar 1,6 bilhão de reais, segundo o Ministério do Trabalho.

Como sacar o abono salarial

Trabalhadores da iniciativa privada devem sacar o abono salarial do PIS na Caixa. É possível consultar o saldo a receber no site da Caixa.

Os clientes do banco recebem o pagamento por crédito em conta. Quem não é cliente e tem o Cartão do Cidadão pode resgatar o dinheiro nos caixas eletrônicos, em lotéricas e nos correspondentes Caixa Aqui.

Já quem não é cliente e não tem o Cartão do Cidadão deve ir até uma agência da Caixa e apresentar o número do PIS e um documento de identificação.

Servidores públicos devem resgatar o dinheiro do Pasep nas agências do Banco do Brasil. Também podem consultar o saldo no site do BB.

Correntistas recebem o pagamento por crédito em conta. Quem não for correntista do BB pode transferir saldos de até 2.500 reais para outra conta de sua titularidade sem custo.

A transferência via TED pode ser feita nos terminais de autoatendimento ou pelo site do BB. Saques acima desse valor devem ser feitos na agência com apresentação de documento oficial de identificação.

Para mais informações, trabalhadores podem ligar para o Ministério do Trabalho (158), a Caixa (0800-726 02 07) ou o BB (0800-729 00 01).
(Fonte: EXAME.com )

BRASIL: Imprensa britânica critica Neymar: “Mimado, resmungão, dramático e trapaceiro”



A imprensa britânica, que já tinha registrado repúdio a ações de alguns brasileiros que foram à Rússia para a Copa do Mundo e não apresentaram exatamente um comportamento exemplar em relação aos episódios de assédio às mulheres locais, agora faz críticas também ao comportamento dos brasileiros dentro de campo. O principal alvo nesta sexta-feira foi o jogador da transação mais cara da história do futebol, Neymar, citado nas reportagens como mimado, resmungão, dramático e até trapaceiro depois da vitória da seleção por 2 a 0 sobre a Costa Rica, em São Petersburgo.

No início da transmissão da partida feita pela iTV, que compartilha as exibições dos jogos com a BBC no Reino Unido, o narrador encerrou o primeiro tempo do jogo, quando nem Brasil nem Costa Rica tinham conseguido alterar o placar, ressaltando que até então o que se viu em campo foi um "início de Copa frustrante para Neymar e Brasil". Quando Philippe Coutinho fez o primeiro gol e, finalmente, a seleção brasileira conseguiu abrir o placar, o mesmo locutor comemorou: "Esse é o Brasil!".



No final do jogo, que terminou com vitória brasileira por 2 a 0 e eliminou o país da América Central da competição, outra dúvida surgiu quando o atacante do Paris Saint-Germain se ajoelhou no campo e começou a chorar: "Seriam lágrimas de crocodilo ou de alívio?". Após alguns segundos, continuou: "Apenas Neymar saberá...". Na reportagem da BBC na internet, a rede britânica até deu uma trégua ao camisa 10. "O talismã do Brasil chorou após o apito final - a vitória foi um alívio tanto para ele quanto para sua nação."

O site do jornal The Guardian, no entanto, não poupou o desempenho do time e do principal atacante da seleção brasileira. A reportagem começa dizendo que a vitória "veio tarde" e foi "quase feia" em São Petersburgo, com os gols sendo marcados apenas nos acréscimos. "Foi um dia agitado para o jogador mais caro do mundo, fonte de atritos constantes, que resmungou, gemeu e se jogava no chão constantemente, podendo ter sido expulso por uma combinação de desentendimentos e trapaça", trouxe a publicação. "Neymar chorou dramaticamente no gramado ao apito final, com os ombros tremendo e as mãos protegendo seu rosto do mundo", acrescentou.

O ponto decisivo para o juiz holandês Bjorn Kuipers, conforme o The Guardian, foi quando consultou o VAR (arbitragem de vídeo) para verificar se o Brasil tinha ou não direito a um pênalti depois que Neymar foi ao chão dentro da área adversária em um lance no segundo tempo do confronto.

"Nos 60 minutos anteriores, Neymar vinha falando, tagarelando, gemendo, contorcendo-se, enlouquecendo os ouvidos, enfurecido com o tratamento rude da defesa retrancada da Costa Rica", pontuou. "Enquanto o Brasil defendia um escanteio, Kuipers podia ser visto dizendo ao capitão do Brasil para ficar quieto da maneira como um pai exasperado fala com um adolescente mal-humorado e mimado", ilustrou.

O The Telegraph também seguiu o caminho das críticas, dizendo que Neymar e Coutinho - eleito por todos como o melhor da partida - demoraram para agir e levaram uma vitória mal-humorada sobre a Costa Rica. O texto do jornal na internet salientou que o jogo desta sexta-feira será lembrado como "o dia em que o Brasil escapou de um lugar ao lado da Argentina na zona de perigo". Salientando que o País é o favorito no torneio, o Telegraph destacou que o "Brasil foi sugado pelos dramas privados de Neymar".



"Neymar reclamou constantemente do árbitro no jogo da Costa Rica e pouco tocou na bola durante a maior parte do jogo." A reportagem enfatizou ainda que ele se abaixou no gramado no fim da partida, enquanto companheiros de equipe o abraçavam. "Essa fixação por Neymar não vai desaparecer", avaliou, acrescentando que a justiça venceu no jogo quando o juiz constatou por meio do vídeo de revisão que o astro havia caído muito facilmente depois que o jogador da Costa Rica Giancarlo González simplesmente tocou em seu peito.

Para o mesmo veículo, o Brasil ainda tem bastante espaço para melhorar agora que pode ficar mais calmo. "Eles não podem, no entanto, continuar se entregando a Neymar", recomendou a publicação britânica.

(Fonte: ESTADÃO)

MARANHÃO: SEMA participa de capacitação sobre tripulação de embarcações



Técnicos da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMA) participaram do Curso Especial para Tripulação de Embarcações no Serviço Público, oferecido pela Marinha e Aeronáutica disponível também para militares e público diverso. Equipes de Fiscalização, Licenciamento, Sala de Situação e Monitoramento da SEMA receberam a capacitação.



Na oportunidade, o Secretário Adjunto de Desenvolvimento Sustentável da SEMA, Guilherme Braga, destacou a importância de qualificações como esta, que garantem a qualidade e segurança do serviço náutico no Estado. “Através do Governador Flávio Dino e do Secretário Marcelo Coelho, ações são desenvolvidas para a preservação do meio ambiente e qualidade de vida da população maranhense, e com este curso, nossos servidores estarão aptos para garantir o cumprimento das leis marítimas em toda extensão do Estado”, disse.



Com duração de duas semanas, o curso contou com duas fases: aulas teóricas e práticas (noções de primeiros socorros, marinharia, combate a incêndio e instabilidade de navegações), e a formatura aconteceu no dia 21 de junho.



“O curso foi pensado devido à necessidade de trabalharmos com embarcações, principalmente a nossa Sala de Situação. Então, associamos as demandas da Sala com outros setores”, explicou o Coordenador da Sala de Situação da SEMA, Silvio Duailibe.


Na ocasião, autoridades das Forças Armadas falaram sobre a duração da capacitação e participação da SEMA. “Servimos a nossa pátria, e nossa missão é a união com as demais forças e órgãos para garantir segurança, preservação e continuidade deste trabalho que terá reflexo direto em nossa sociedade”, destacou o Capitão dos Portos da Marinha, Márcio Ramalho.



“Agradecemos a SEMA pelo apoio através de cada servidor que se dedicou para aperfeiçoar seu trabalho, pois medidas de segurança no mar são fundamentais, e a população precisa estar consciente sobre a garantia do bem estar de suas vidas e da natureza”, acrescentou o Capitão.

Paula Lima
Assessora de Comunicação da SEMA