Páginas

sexta-feira, 23 de novembro de 2018

MARANHÃO ESPORTE: Marilia/UBJ conhece adversários na Copa São Paulo 2019



Por Igor Leonardo

A equipe do Marilia/UBJ, conheceu nesta quinta-feira (22), os seus adversários na Copa São Paulo 2019. A equipe Maranhense está inserida no Grupo 8 da competição e terá como adversários na primeira fase da competição, o Velo Clube, Rio Claro-SP e o Náutico-PE.

“ É um grupo que vamos buscar conhecer os nossos adversários, vamos trabalhar nesse período que temos e acreditamos que vamos passar de fase, pois vamos trabalhar com bastante seriedade e dedicação  “. Declarou o técnico Mael Reis

A Copa SP 2019, terá novamente 32 sedes, sendo três na capital e o restante espalhadas por todo o Estado, serão 128 clubes, no maior torneio de base do futebol brasileiro.


Marilia/UBJ goleia time amador do Imperatriz em jogo amistoso

A equipe do Marilia/UBJ, realizou nesta quinta-feira (22), o seu primeiro jogo amistoso, na preparação para a Copa SP 2019. Em partida realizada no CT do Marilia, a equipe enfrentou o time amador do Imperatriz e goleou pelo placar de 4x1.

Os gols da vitória do Marilia/UBJ, foram marcados por William (2), Edivan e Vinicius.

“Fizemos nosso primeiro amistoso preparatório, foi um jogo onde dominamos desde o início, tivemos dificuldade por ser nosso primeiro amistoso. Durante a semana, vamos trabalhar em cima do que observamos de negativo no jogo “. Declarou o técnico Mael Reis.

No final de semana, os jogadores do Marilia/UBJ terão folga, com o retorno dos trabalhos acontecendo na próxima segunda-feira (26).

A equipe do Marilia/UBJ tem o patrocínio da Academia Top Fitness, Thaires Móveis, Red Point SportWear, Lacore,vereador Cesar Costa, Joel Santos Personal Trainner. Arena Bom Jardim e clínica Semet.

quinta-feira, 15 de novembro de 2018

MARANHÃO: Morre Dr. Emanoel Carvalho Ex-Prefeito da cidade de São Luís Gonzaga do Maranhão




O corpo de Dr. Emanuel Carvalho chegará a Teresina na madrugada de hoje, (15), e vem direto para a Bacabal, de onde pela manhã será levado a cidade de São Luís Gonzaga do Maranhão, onde vai ser prestadas as últimas homenagens ao grande médico e líder político.

Faleceu na madrugada desta quinta-feira (15), por volta de 01h30, em um Hospital São Paulo, onde encontrava-se internado em coma, o médico e ex prefeito de São Luís Gonzaga do Maranhão Dr. Emanoel Carvalho, de 70 anos de idade.



"Manula" como era chamado carinhosamente, teve a saúde agravada decorrente do diabetes. Ele é esposo da Ex - prefeita Maria José Carvalho, que também foi prefeita daquele município.

Médico conceituado, Dr. Emanoel exerceu o cargo de prefeito 3 mandatos, onde  deixou um legado de trabalhos e fez sua história política e administrativa.

sexta-feira, 9 de novembro de 2018

MARANHÃO: COLÉGIOS MILITARES DA PMMA SE DESTACAM NO ENSINO E ESTÃO NO TOPO DO RANKING DO IDEB



Mais uma grande conquista para as unidades dos Colégios Militares Tiradentes (CMTs) da Polícia Militar do Maranhão. Desta vez as escolas conquistaram os três primeiros lugares do ranking das escolas com maiores notas no resultado do IDEB, Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, que é o principal indicador da qualidade da educação básica no Brasil.

O resultado divulgado no mês passado, apontou as unidades de São Luís (CMT 1), em Bacabal (CMT 3) e em Imperatriz (CMT 2) nos 1º, 2º e 3º lugares respectivamente da classificação geral entre todas escolas públicas do Estado.




Assim como nas edições anteriores, os CMT’s se destacaram entre os melhores, merecendo destaque o CMT 4, unidade Caxias, que com apenas dois anos de criação, já conseguiu pontuar entre os 15 melhores do Estado.


O Diretor de Ensino Regular da PM, tenente-coronel PM Diniz Batista Vasconcelos, destacou o desempenho da escola como fruto de um trabalho de toda equipe de profissionais que  integra a escola. “O bom desempenho dos Colégios Militares é consequência de um excelente trabalho realizado pelos diretores desses colégios, todos oficiais superiores da corporação, auxiliados por uma ótima equipe de policiais militares, professores civis e demais funcionários,  irmanados e capacitados para a constante melhoria da qualidade do ensino”, disse.




Para o tenente-coronel Diniz, além da qualidade da formação do corpo docente e da equipe que atua nas escolas, um outro diferencial  é a presença da ordem e disciplina como rotina no ambiente escolar. O oficial lembrou ainda que os alunos também participam de atividades extracurriculares e são premiados pelo desempenho escolar. Ele pontuou ainda as boas condições da estrutura da escola, a utilização de ferramentas modernas que auxiliam na aprendizagem como fatores fundamentais para a conquista dos bons resultados. “A estrutura das nossas escolas oferece um ambiente motivador, onde o aluno é parte responsável desse processo, zelando e preservando o ambiente escolar ”, comentou.



Além das disciplinas que compõem a Base Nacional Comum Curricular, as escolas agregam às suas propostas pedagógicas projetos de ensino sobre civismo e cidadania, ganhando a confiança da comunidade pelos bons resultados.

No processo de aprendizagem das escolas militares, a figura do policial se reveste de um valor imprescindível que impõe respeito e admiração, pois para muitas crianças o policial faz parte de um imaginário coletivo, com atributos inerentes a um herói que protege pessoas e garante a ordem.



Os CMT’s do Maranhão também têm se destacado todos os anos no ranking dos primeiros lugares das escolas públicas do Estado nos exames do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio), e em sucessivas edições das Olimpíadas de diversas áreas do conhecimento, como a Olimpíada Brasileira de Robótica, de Física, de Química, de Matemática, de Astronomia e de Lançamento de Foguetes.

terça-feira, 6 de novembro de 2018

MARANHÃO: Comissão Interamericana de Direitos Humanos virá ao Maranhão



A convite do governo federal, a delegação da Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH), da Organização dos Estados Americanos (OEA) visita o Brasil de hoje (5) até o próximo dia 12, para observar áreas urbanas e rurais em  oito estados. Antes, porém, o grupo tem uma série de reuniões, em Brasília, com autoridades de vários setores.

O ministro das Relações Exteriores, Aloysio Nunes Ferreira, recebe os integrantes da comissão no Itamaraty. Há ainda conversas com especialistas na Procuradoria-Geral da República, Defensoria Pública da União, Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão e Supremo Tribunal Federal. O último compromisso será no Conselho Nacional dos Direitos Humanos.

Até o dia 12, os representantes da comissão irão ainda a Minas Gerais, ao Maranhão, a Roraima, ao Pará, a Mato Grosso do Sul, à Bahia, a São Paulo e ao Rio de Janeiro. Eles vão se reunir com integrantes de entidades de defesa dos direitos humanos e também dos governos federal, estadual e municipal.

A delegação é chefiada pela presidente da comissão, Margarette May Macaulay. Também fazem parte do grupo a primeira vice-presidente, Esmeralda Arosemena de Troitiño, o segundo vice-presidente, Luis Ernesto Vargas Silva, os comissários Francisco José Eguiguren Praeli, Joel Hernández García e Antonia Urrejola Noguera, relatora para o Brasil.

No grupo estão ainda a chefe de gabinete da comissão, Marisol Blanchard, a secretária executiva adjunta, María Claudia Pulido, o relator especial para a Liberdade de Expressão, Edison Lanza, a relatora especial para os Direitos Econômicos, Sociais e Culturais, Soledad García Muñoz, além de  especialistas da Secretaria Executiva da CIDH.

Missão

A Comissão Interamericana de Direitos Humanos da Organização dos Estados Americanos acompanha e analisa todos os temas relacionados à área nos 35 países-membros. Venezuela, Nicarágua e Brasil mereceram nos últimos meses atenção especial do grupo.

Os  temas que têm sido mais mencionados são a fuga de imigrantes oriundos da Venezuela, as dificuldades pelas quais passam e a tensão política e social na Nicarágua em decorrência dos conflitos contínuos provocados por manifestações contrárias ao governo do presidente Daniel Ortega.

No caso do Brasil, os assassinatos da vereadora Marielle Franco (PSOL-RJ) e do motorista Anderson Pedro Andrade em março deste ano, ainda sem solução foram mencionados em várias ocasiões. Em agosto, a comissão recomendou a adoção de medidas protetivas à família de Marielle e à viúva dela, Mônica Benício.

Na semana passada, o ministro da Segurança Pública, Raul Jungmann, anunciou que, seguindo orientação da Procuradoria-Geral da República, o caso Marielle e Anderson passará a ser investigado pela Polícia Federal. A iniciativa gerou reações entre delegados da Polícia Civil, acusado de politização do processo.




segunda-feira, 5 de novembro de 2018

MARANHÃO: Comunidade Terapêutica do Maranhão (CMT) inaugura escolinha de futebol no Bairro do Pindaí no Paço do Lumiar - MA


Grande projeto esportivo que a Comunidade Terapêutica do Maranhão (CMT) está realizando no bairro do Pindaí em Paço do Lumiar - MA. O projeto da escolinha CMT que atende 60 crianças com patrocínio oficial do Governo do Estado do Maranhão, através da lei do incentivo fiscal e a CEMAR.




“O lançamento da escolinha foi um sonho para nós do CMT, temos nossos parceiros, atletas profissionais e treinadores, que veio para agregar o nosso trabalho e com a finalidade de interdisciplinar e nosso objetivo maior é formar o cidadão e prevenção acima de tudo...” Falou Edivaldo presidente do CTM .





Veja a reportagem completa no vídeo abaixo com a Mulherada do futebol:


MARANHÃO: Sebrae reúne classe empresarial no Fórum de Oportunidades em Lago da Pedra - MA



As mudanças do mercado e oportunidades de negócios, foram temáticas que pontuaram os debates.

Cerca de 150 pessoas, entre empreendedores, profissionais liberais e estudantes, estiveram reunidas no auditório da prefeitura municipal de Lado da Pedra, no último dia 26, participando do Fórum de Oportunidades, onde foram discutidas as dificuldades e desafios do mercado empresarial atual, assim como estratégias que permitem aproveitar as oportunidades de inovar em tempos de crise.
 
Representantes do Sebrae, parceiros e convidados, durante o Fórum de Oportunidades de Lago da Pedra.

Idealizado pelo Sebrae Maranhão, por meio da Unidade Regional de Bacabal, em parceria com a prefeitura de Lago da Pedra, Câmara de Dirigentes Lojistas no município, Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Lago da Pedra e a Secretaria Estadual de Indústria, Comércio e Energia (SEINC), o Fórum promoveu um debate amplo, com a participação de especialistas que discutiram as várias fases do empreendedorismo e como superar os desafios do mercado empresarial atual.


A temática central do fórum foi, O Mercado Mudou e Agora? Tema bastante explorado e que gerou boas discursões, com a participação do representante da Secretaria Estadual de Indústria, Comércio e Energia (SEINC), Paulo Henrique Abreu e do gerente da regional do Sebrae em Bacabal, Fábio Braga, que foi um dos palestrantes e falou do papel da instituição na busca de soluções para fortalecer os pequenos negócios. Além do gerente de Bacabal, o Sebrae esteve representado também pelos conselheiros, Cirilo Arruda e Domingos Júnior.




“Foi um evento de grande importância para o município e região, onde o objetivo foi levar os empresários e potenciais empresários a refletirem sobre seus modelos de negócios, buscando alternativas para aproveitamento das oportunidades que o mercado oferece e o Sebrae enquanto instituição que atua no incentivo ao empreendedorismo, disponibiliza ferramentas para contribuir nesse processo”, afirmou o gerente regional do Sebrae em Bacabal, Fábio Braga.


O evento também abriu espaço para depoimentos de empreendedores, relatando suas experiências pessoais como casos de sucessos e contou ainda com exposição de produtos regionais.


O prefeito de Lago da Pedra, Laércio Arruda, participou do fórum e destacou que a economia do município é forte e precisa de parceiros como o Sebrae, que incentiva o empreendedorismo, traz conhecimento e oferece novas ideias de negócios para o município.


“Tenho certeza que as pessoas que participaram desse momento saem daqui com outra cabeça, uma nova visão de mercado e boas ideias. São debates como esse provocados pelo Sebrae, que contribuem para o crescimento do nosso município e a região como um todo”, observou Arruda.


De acordo com Antônio dos Santos Martins, presidente da Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Lago da Pedra (ACIALP), o município tem aproximadamente 1.600 empreendedores e comerciantes que atuam na oferta de produtos e serviços de vários segmentos, mas falta a participação em movimentos que impulsionem a atividade comercial e consequentemente a economia da região.


“Precisamos da participação e do interesse dos empresários do município, pois só com união da classe empreendedora é que podemos encontrar soluções para os momentos de crise. O Sebrae é o maior parceiro que temos, sempre trazendo conhecimento e inovação para Lago da Pedra e a classe empreendedora precisa saber aproveitar melhor as ferramentas apresentadas”, considerou Antônio dos Santos. 


Para o diretor superintendente do Sebrae no Maranhão, João Martins, o Sebrae tem cumprido seu papel de mostrar aos empresários o cenário atual do mercado e os principais desafios das micro e pequenas empresas do Maranhão, para se manterem competitivas.




“O Fórum de Oportunidade de Lago da Pedra é mais uma demonstração da atuação do Sebrae junto a classe empresarial, como um agente que fomenta o empreendedorismo e que possui um leque de ferramentas e soluções, para que esse empresário enfrente as adversidades e não só se mantenha, mas se destaque no mercado, que a cada dia tem sido mais competitivo. Reafirmamos aqui, nosso comprometimento com o desenvolvimento local por meio do empreendedorismo, dispostos a contribuir com o que for necessário para o sucesso dos pequenos negócios em Lago da Pedra e região”, concluiu João Martins.


Gilciléa Marques

Unidade de Marketing e Comunicação

Regional do SEBRAE em Santa Inês - MA


domingo, 4 de novembro de 2018

MARANHÃO : Segundona do campeonato maranhense tem um novo campeão



O Pinheiro é campeão da segunda divisão do Campeonato Maranhense.

O time da Baixada empatou com o Chapadinha por 2 a 2, no estádio Castelão e conquistou o título.

Os gols da partida foram marcados por Juninho Pindaré e Diego, enquanto Jonas e Kaká marcaram para o Chapadinha.

Na primeira partida, o time da Baixada Maranhense já havia vencido em casa por 2 a 1.

Com a conquista do título, Pinheiro garante classificação para a primeira divisão do Campeonato Maranhense em 2019 e vai disputar a Copa FMF que garante o campeão no Campeonato Brasileiro Série D em 2019. A competição tem início previsto para 10 de novembro.



Foto: Bruno Alves


sexta-feira, 2 de novembro de 2018

MARANHÃO : Em acidente automobilístico mulher morre atropelada no povoado Aldeia do Odino,Zona Rural de Bacabal - MA



Uma mulher identificada por Jocineide Salazar Pereira, 37 anos, morreu atropelada no fim da tarde desta sexta-feira (2), na MA 245 no Povoado Aldeia do Odino, zona rural de Bacabal.  A vítima estava acompanhada da filha de aproximadamente 14 anos que por pouco também não foi atropelada.



De acordo com testemunhas a vítima estava no acostamento quando se deslocava para um comércio próximo à sua residência e foi colhida de cheio por um veículo picape Saveiro, de cor prata. O motorista envolvido no acidente fugiu sem prestar socorro. Equipes do SAMU e Polícia Civil estiveram no local da ocorrência, até o momento não há informações sobre a identidade do condutor do veículo.

Conforme informações de moradores do povoado Aldeia, o veículo envolvido no acidente foi visto sentido os povoados Brejinho e São Paulo Apóstolo.

MARANHÃO :Futuro ministro Marcos Pontes defende uso comercial da Base de Alcântara, no Maranhão



Indicado pelo presidente eleito Jair Bolsonaro para assumir o Ministério da Ciência e Tecnologia, o tenente-coronel Marcos Pontes defende o uso comercial da Base de Lançamento de Alcântara, no Maranhão. A medida está sendo negociada no Acordo de Salvaguardas Tecnológicas entre Brasil e Estados Unidos.

Para Pontes, o Brasil pode seguir o exemplo do que é feito no Kennedy Space Center, nos Estados Unidos, e usar a base como fonte de geração de empregos, atração de investimentos e desenvolvimento de tecnologia e cientistas. Para ele, a proposta não fere a soberania brasileira.

“Não fere a soberania de jeito nenhum. Da mesma forma que Kennedy Space Center faz lançamento de outros países, com equipamentos de outras nações, podemos fazer aqui a mesma coisa. Existe essa possibilidade e vai ser reestudado tudo isso para termos um centro de lançamento comercial operacional”, disse o futuro ministro.

O centro de lançamento de Alcântara funciona atualmente com 900 funcionários. A base é utilizada apenas para treinamento de foguetes suborbitais que carregam experimentos e são mantidos em ambientes de microgravidade por alguns minutos. Além disso, foram investidos R$ 120 milhões para reconstrução da torre de lançamento e no reforço de sistemas de segurança após a explosão de um foguete brasileiro em 2003 que causou a morte de 21 pessoas.

A intenção do governo de Michel Temer é finalizar o acordo ainda neste ano e permitir que os recursos obtidos com o uso comercial de Alcântara com lançamento de satélites por qualquer país interessado em fazê-lo sejam empregados para, pelo menos, multiplicar por três os recursos para o programa de desenvolvimento do seu programa espacial, o que representaria cerca de R$ 140 milhões por ano.

“O fato é que o Brasil tem a capacidade para fazer isso e tem uma base bem localizada, extremamente operacional que gere mais conhecimento, mais tecnologia”. Pontes acredita que o projeto pode auxiliar o desenvolvimento da região. “Podemos usar a tecnologia para ajudar o desenvolvimento social também. Uma base dessa pode gerar empregos, novas empresas, várias coisas para aquela região”, afirmou.