Páginas

sexta-feira, 25 de maio de 2018

MARANHÃO: Na Espanha, Assis Filho recebe condecoração da OIJ e reconhecimento internacional



O secretário nacional de juventude, Assis Filho, recebeu da Organização Internacional de Juventude (OIJ), em evento na Prefeitura de Madri, Espanha, uma condecoração de reconhecimento internacional ao Brasil por boas práticas na implantação de políticas públicas para a juventude com a execução das ações do Brasil Mais Jovem – maior pacote de políticas para Juventude no Governo. Assis que já é considerado um dos melhores secretários do governo federal, agora se destaca no âmbito internacional.

As políticas que Assis Filho implementa no Brasil, por meio da Secretaria Nacional de Juventude (SNJ), são pioneiras e, agora, estão sendo reconhecidas e se tornando referência internacional. “Sinto-me muito honrado com a condecoração recebida, agradeço e socializo a homenagem com a nossa equipe da SNJ e do governo brasileiro. Seguimos com mais estímulo para servir cada vez mais o Brasil e ajudar a transformar a vida dos jovens brasileiros para melhor”. Declarou o secretário.

A entrega da condecoração aconteceu em meio à agenda da Cúpula de Ministros de Juventude do G20, realizado em Madri nos dias 23 e 24 de maio. A Cúpula é um espaço institucionalizado dos principais países do mundo para dialogar os problemas internacionais da juventude dentro da agenda pública. A agenda internacional foi convocada pela OIJ, Youth20 (Y20) e pelo Instituto da Juventude (INJUVE), com o objetivo de partilhar e promover as melhores práticas que têm impacto sobre a realidade da juventude.

Assis Filho participou também da cerimônia de abertura da Cúpula, que pauta o diálogo do setor público sobre o futuro do trabalho para os jovens no mundo, ao lado de líderes e representantes governamentais, academias, sociedade civil, setores privados e organizações internacionais. Na ocasião, o secretário destacou as políticas de empreendedorismo que a SNJ está implementando no Brasil como o Plano Nacional de Startups e Empreendedorismo para Juventude, o Inova Jovem e o Plano Juventude Viva.

Ainda na agenda, Assis e a delegação brasileira de juventude foram recebidos pelo ministro-conselheiro Rafael de Mello Vidal e a secretária do ministro-conselheiro, Teresa Helena de Carli, na embaixada do Brasil na Espanha.



domingo, 20 de maio de 2018

MARANHÃO: Casal é preso suspeito de praticarem assaltos na cidade de Bacabal – MA




Por volta das 1h30 da madrugada desse domingo(20) um guarnição da Policia Militar  comada pelo o Sargento Brito, cabo Vieira e Soldado J Fernandes, conduziram ao Plantão Central da Delegacia de Polícia do Primeiro Distrito, um casal que estaria em atitude suspeita e consumindo drogas na Rua dos Prazeres no bairro Trizidela em Bacabal, o que chamou atenção dos militares foi o fato que ao fazer revista foi encontrado com os mesmos um faca, dois cachimbos para consumirem o Crack, um pedra de Crack e uma chave Richa ( essa chave é usada para furto de motocicleta).


Na delegacia os mesmos foram identificados por “Cassio da Silva Ferreira” esse bastante conhecido da polícia  e sua companheira identificado por “Raialene Castro Pires”, sobre os mesmos pesa a suspeitas de estarem praticando assaltos e furtos a motocicletas, já que havia registrado no COPOM da Polícia militar denúncias dando conta que um casal com as mesmas características estariam realizando assalto na cidade.

(Fonte:Blog do Sargento)

MARANHÃO: CORDINO VENCE INTERPORTO E O TIME DO MOTO CLUB PERDE A INVENCIBILIDADE NA SÉRIE D



Comandado por Ulisses, o Cordino venceu o Interporto na tarde deste domingo. O Moto sofreu sua primeira derrota na Série D e viu a decisão pela liderança do grupo ser adiada para a última rodada da fase de grupos.

No primeiro jogo da tarde, a Onça contou com dois gols de Ulisses para vencer  o Interporto por 2 a 1, que descontou com Warley. Com os dois gols marcados, Ulisses segue como o artilheiro da Onça na Série D com cinco gols e na temporada já balançou as redes sete vezes.

No outro jogo do grupo, Valdeci marcou o gol da vitória do Ferroviário por 1 a 0 diante do 4 de Julho. Com o resultado, os cearenses lideram o grupo A4 seguidos pela equipe de Barra do Corda. Dessa forma, na última rodada, a Onça precisa de uma vitória para avançar sem depender de outros resultados. Em caso de empate, aguardará a definição dos 15 melhores segundos colocados e em caso de derrota, terá que torcer para o 4 de Julho não vencer por quatro gols de diferença.


No outro jogo da rodada, o Moto sofreu sua primeira derrota, de virada, por 3 a 2 diante do Sparta. Após os tocantinenses saírem na frente com Tardelly, o Rubro-Negro virou ainda no primeiro tempo com Diego Renan e Romerio. No segundo tempo, Jean empatou logo no primeiro minuto e Val Barreto marcou contra, o gol do triunfo dos donos da casa.

A derrota, combinada com a vitória do Altos diante do Assu, impediu o Moto de garantir a primeira colocação com uma rodada de antecedência. Com o triunfo dos piauienses, o Rubro-Negro precisa de um triunfo para garantir o primeiro lugar sem depender de outros resultados. Em caso de empate ou derrota na última rodada, o Moto terá que torcer para o Altos não vencer o Sparta na última rodada.


VITÓRIA FORA DE CASA POR 2 A 1 E ALÍVIO PARA O SAMPAIO NA SÉRIE B


O triunfo por 2 a 1 diante do Brasil de Pelotas tira o Sampaio da zona de rebaixamento da Série B. Após um primeiro tempo que controlou o jogo, na etapa final, o Tricolor adotou uma postura extremamente defensiva, o que ajudou a fechar o jogo com apenas 35% de posse de bola, contra 65% dos donos da casa.

Os números de finalizações explicam o recuo do Sampaio na etapa final. No primeiro tempo, o Tricolor finalizou cinco vezes contra três do Xavante, mas na etapa final, enquanto o time maranhense chutou apenas uma vez ao gol defendido por Marcelo Pitol, os donos da casa arriscaram sete vezes. Apesar do recuo durante toda a etapa final, o Tricolor garantiu três pontos importantes na briga contra o rebaixamento na Série B, saindo da zona e empurrando os gaúchos para a 17ª colocação.

O Brasil de Pelotas até começou o jogo pressionando, principalmente com os cruzamentos pela direita. Após os 10 minutos inciais, o Sampaio controlou o jogo no Bento Freitas. Com a linha defensiva mais estreita, Bruninho e João Paulo voltavam para auxiliar na marcação pelas laterais, deixando o Xavante com caminho ofensivo somente nas bolas paradas.

A bola para foi o caminho do Sampaio para abrir o placar. João Paulo cobrou falta com precisão e Fredson cabeceou para o fundo do gol defendido por Pitol. Em um excelente contra-ataque de 6 contra 2, João Paulo errou o passe que poderia resultar no segundo gol Tricolor. Ainda assim o Sampaio ampliou o marcador, quando Bruninho cruzou e Heverton marcou contra antes do intervalo.

No segundo tempo a entrada de Kaio melhorou o jogo do Brasil de Pelotas pelo meio, escapando da marcação de William Oliveira e Fernando Sobral. Com nenhuma chegada ao ataque, o Tricolor foi pressionado, principalmente pelos avanços na direita do Xavante, mas foi na bola parada, após a cobrança de um escanteio que Eder Sciola descontou no Brento de Freitas.

Nos 15 minutos finais do jogo, se o Sampaio não conseguia atacar, o Brasil de Pelotas pecava pelos erros de passe no meio-campo. Com os dois times sem levar perigo ao gol adversário, as redes não voltaram a balançar no interior do Rio Grande do Sul e o Tricolor sai da zona de rebaixamento da Série B.

(Fonte: Blog do Bruno Alves)

sexta-feira, 18 de maio de 2018

MARANHÃO: AÇÃO REQUER DEVOLUÇÃO DE VEÍCULOS APREENDIDOS NO MARANHÃO



Uma ação popular, ajuizada na Vara de Interesses Difusos e Coletivos da Comarca de São Luís, pelo advogado Luiz Djalma Cruz Neves, pede a devolução de todos os veículos apreendidos por ordem do governador Flávio Dino (PCdoB) por causa de débitos do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). Em sua petição, o profissional do Direito argumenta que o Estado reconheceu a ilegalidade que vinha cometendo ao baixar, recentemente, decreto suspendendo o recolhimento dos bens dos cidadãos em blitze de trânsito, realizadas pelo Batalhão de Policiamento Rodoviário (BPRv).

Ao mover a ação popular, que tramita desde maio de 2017, o advogado pleiteou, inicialmente, a concessão de uma liminar, para que a administração estadual não mais apreendesse veículos nas fiscalizações de trânsito. Com a edição, no último dia 8, do decreto estadual que suspendeu a apreensão dos veículos, por causa de infrações leves e médias, o que inclui os débitos de IPVA, Djalma Neves resolveu requerer também que o Estado devolva os automóveis apreendidos em razão de pendências tributárias.

Respalda o pedido o entendimento firmado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) de que a apreensão de veículos por dívidas tributárias viola a moralidade administrativa e outros princípios constitucionais. “Sendo assim, merece ser julgada procedente a presente ação popular, com concessão de liminar para suspender os atos administrativos lesivos à moralidade administrativa, bem como a diversas outras normas constitucionais”, registra o advogado em um trecho da ação.

Em resposta ao pleito, a Justiça proferiu despacho informando que iria analisar o pedido de liminar, após o prazo para oferecimento das contestações e da intimação do Ministério Público.

Em sua manifestação, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran), um dos requeridos na ação, alegou ausência de interesse de agir e reafirmou a legalidade das apreensões de veículos.

O Ministério Público já ofereceu réplica e parecer e, atualmente, os autos encontram-se conclusos para análise do pedido de liminar. “Cumprido todo esse trâmite, o Estado editou decreto reconhecendo seu erro nas apreensões questionadas”, assinala o advogado. “Ao baixar o decreto, o governo reconheceu, mesmo que implicitamente, o pedido que formulamos”, assevera.

Imediatamente

Sobre a devolução dos veículos aos legítimos proprietários, a ação popular prevê que esta seja feita de forma imediata. “Essa segunda liminar pleiteada é uma consequência lógica da primeira, não havendo por que se falar em ampliação objetiva da demanda”, argumenta.

Djalma Neves frisa que, ainda que as teses apresentadas na ação não sejam acolhidas, o magistrado deve conceder a liminar. Segundo ele, esta seria uma forma de, cautelarmente, preservar o direito à moralidade administrativa.

“A tutela de urgência determinando a suspensão de buscas e apreensões de veículos no Maranhão por causa, apenas e simplesmente, de débitos de IPVA, deve ser concedida, pois a petição demonstra que tais atos do governo são ilegais, imorais e inconstitucionais”, ressalta. “Além do mais, com a edição do decreto, o próprio Estado já reconheceu que agia de forma lesiva, também ao princípio da proporcionalidade e outros alegados pelos autores.

O advogado argumenta, ainda, que o perigo de dano persistirá existindo enquanto os cidadãos que estão com seus veículos apreendidos continuarem sem poder usufruir dos seus bens, sendo que o próprio Estado já reconheceu seu equívoco ao editar o decreto. “O magistrado deve se valer de qualquer meio coercitivo previsto na legislação processual civil para fazer cumprir sua decisão”, afirmou.

(Fonte: Daniel Matos, O Estado-MA)

domingo, 13 de maio de 2018

MARANHÃO: Sampaio é finalista da Liga de Basquete



O Sampaio é finalista de Liga de Basquete Feminino (LBF). As maranhenses venceram mais uma vez o Uninassau, neste domingo (13), no ginásio Castelinho, em São Luís, por 63 a 55 e chegam pela segunda vez a uma final nos últimos três anos.

No primeiro confronto em Recife, o Sampaio já havia vencido por  83 a 73.

O adversário do Sampaio na decisão será o time do Vera Cruz/Campinas que venceu os dois confrontos da semi contra Blumenau, por 76 a 63 e 69 a 60.

A decisão da LBF será em melhor de cinco jogos.

A primeira partida será no domingo (20), em São Luís, às 15h, no ginásio Castelinho. A segunda partida será terça-feira, em Campinas (22), às 19h. O terceiro jogo domingo (27), em São Luís, às 15 horas, quarto  na terça-feira (29), às 19h, em Campinas e quinto domingo (3), às 15h, também em Campinas.

MARANHÃO: GOVERNADOR FLÁVIO DINO DECRETA LUTO OFICIAL PELA MORTE DO EX-GOVERNADOR CAFETEIRA



O governador Flávio Dino decretou luto oficial no Estado em decorrência do falecimento do ex-governador Epitácio Cafeteira, ocorrido neste domingo (13) em Brasília.

O governador externou sua solidariedade a família do ex-governador em mensagem publicada no Twitter, após tomar conhecimento do falecimento.

Morre o ex-senador, ex-prefeito, ex-deputado federal e ex-governador Epitácio Cafeteira



O ex-governador e ex-senador Epitácio Cafeteira faleceu no início da noite deste domingo (13). 


Cafeteira estava enfermo em UTI residencial. Nascido na Paraíba, Cafeteira veio ainda criança para o Maranhão. O político foi deputado federal, senador, prefeito de São Luís e governador do Maranhão. Cafeteira tinha 93 anos.

– Veja a nota do deputado estadual Rogério Cafeteira sobre o falecimento do tio:

NOTA DE FALECIMENTO

Com enorme pesar e com imensa tristeza, em nome da família Cafeteira – Isabel Cafeteira, Janaína Cafeteira Afonso Pereira, Epitácio Cafeteira Neto e José Afrânio Cafeteira Nava – que comunico a todos o falecimento do meu tio, ex-governador, ex-senador, ex-deputado federal e ex-prefeito de São Luís, Epitácio Cafeteira.

Ele encontrava-se enfermo e inspirava cuidados, em UTI residencial, decorridos de seu delicado estado de saúde.

Natural da Paraíba, Cafeteira veio ainda pequeno para o Maranhão, onde construiu uma admirável história política, dedicando a maior parte de sua vida a este estado, onde constituiu sua família.

Atualmente ele residia em Brasília e estava com 93 anos, deixando viúva a minha tia Isabel, de filha a minha prima Isabel e netos. É um momento de bastante tristeza para toda a família.

A perda, para mim que o considerava um segundo pai, está sendo muito difícil, mas com a certeza que agora ele descansa nos braços do nosso Deus todo poderoso!

Em nome de nossa família, agradeço as mensagens de solidariedade que temos recebido. São Luís, 13 de maio de 2018 Rogério Cafeteira Deputado Estadual


A trajetória política de Epitácio Cafeteira Afonso Pereira



Nascido em João Pessoa, no dia 27 de junho de 1924, na Paraíba, Epitácio Cafeteira Afonso Pereira era filho de José Justino Pereira do Café e Eudóxia Afonso Pereira. A carreira política no Maranhão começou em 1962, quando foi eleito suplente de deputado federal pelo PR, chegando a exercer o cargo. Em 1965 foi eleito prefeito de São Luís e posteriormente ingressou no MDB. Foi prefeito da capital maranhense até 1969.


Em 1970 concorreu ao Senado pela primeira vez, mas foi derrotado. Em 1972, Epitácio Cafeteira foi eleito pela primeira vez como deputado federal em 1972 e reeleito em 1978 e 1982. Em 1986, Cafeteira foi eleito como Governador do Maranhão, com mais de 80% dos votos válidos.



Em 1990 renunciou ao Governo do Maranhão e foi eleito para o Senado Federal. Epitácio Cafeteira exerceu o cargo de senador com dois mandados, entre 1º de fevereiro de 1991 e 1º de fevereiro de 1999 e 1º de fevereiro de 2007 a 1º de fevereiro de 2015.

terça-feira, 8 de maio de 2018

MARANHÃO: FRANCISCO DIÁ DEIXA O SAMPAIO COM O SEGUNDO MENOR APROVEITAMENTO DO TRICOLOR NA SÉRIE B



Demitido após a derrota por 3 a 2 para o CRB, o técnico Francisco Diá deixa o Sampaio como o treinador com menor aproveitamento em jogos da Série B no comando da equipe. A comparação foi feita considerando somente os jogos da competição e com um mínimo de cinco partidas, além de excluir os interinos, como foram Arlindo Maracanã e Vinícius Saldanha em algumas oportunidades.

O melhor aproveitamento de um técnico no comando do Sampaio na Série B ainda fica com Flávio Araújo, que saiu após a 12ª rodada do torneio em 2014, por motivos pessoais. Francisco Diá, com os quatro pontos conquistados nas cinco primeiras rodadas, supera apenas Wagner Lopes, que teve um aproveitamento de apenas 23,5% e que comandou a equipe em 17 jogos em 2016.

No geral, Francisco Diá deixa o Sampaio com um aproveitamento intermediário, com 48,1%, onde foram 20 vitórias, 18 empates e 16 derrotas em 54 jogos no comando do Tricolor. Pesou para a saída do treinador principalmente a eliminação no Campeonato Maranhense e antes do início da Série B, a diretoria chegou a buscar outras opções para o comando da equipe.

Apesar da eliminação no Estadual, Diá foi responsável por levar o Sampaio duas vezes seguidas para a terceira fase da Copa do Brasil, onde o Tricolor nunca havia chegado e a classificação inédita para a segunda fase da Copa do Nordeste. A troca ocorre no único momento em que poderia acontecer, já que o seu substituto terá uma semana de treinos até o confronto contra o Vitória, pelas quartas de final da Copa do Nordeste.

Confira o rendimento dos técnicos do Sampaio na Série B

Flávio Araújo (2014) – 52,7%
Leo Condé (2015) – 49,5%
Lisca (2015) – 46,3%
Flávio Araújo (2016) – 27,7%
Francisco Diá (2017-18) – 26,6%
Wagner Lopes (2016) – 23,5%

Mínimo de cinco jogos disputados

(Fonte:Blog do Bruno Alves)

domingo, 6 de maio de 2018

MARANHÃO: ACUSADO DE PEDOFILIA É PRESO NA CIDADE DE LAGO VERDE POR POLICIAIS MILITARES DO 15º BPM (CPAI-1)




Genivam Feitosa Lopes, conhecido como Ivan, foi preso no início da tarde deste domingo (6) no município de Lago Verde, no povoado Alto da Fumaça, onde estava homiziado na residência de um amigo desde quando retornou do Estado de Goiás. Lá ele tem mandado de prisão em aberto por crime de pedofilia.

Há alguns anos, Ivan mantinha uma escolinha de futebol do Flamengo/RJ em Bacabal e aqui também foi denunciado pela prática de estupro de vulnerável, crime praticado contra um de seus alunos. Antes que fosse preso o professor fugiu e nunca mais foi visto.



Em fevereiro houve outra grave denúncia contra Ivan, desta vez cometida no distante município de Senador Canedo, interior do Estado de Goiás, onde ele se utilizava da prática esportiva para aliciar crianças e adolescentes.

Naquele Estado, Ivan fez ainda pior, pois, de acordo com denúncias de uma das mães de suas vítimas, ele se aproveitou da sua doença [câncer] para criar laços de amizade com a família. Se dizendo receber uma entidade espiritual, o falso professor de escolinha prometia cura-la e foi além, garantia que tinha o poder de ver o futuro dessas crianças.

Ivan também convenceu a mãe da criança a deixa-lo sozinho no quarto com seu filho e neste momento os abusos aconteciam.

A prisão preventiva de Ivan foi decretada pela Justiça de Goiás.

(Fonte Blog do Sérgio Matias)

terça-feira, 1 de maio de 2018

MARANHÃO: Quilombolas conquistam novas escolas, atendimento médico e territórios no Maranhão



Construção de escolas, atendimento de saúde, regularização de territórios e incentivo aos saberes e culturas tradicionais. Essas são algumas das conquistas que têm chegado à população quilombola do Maranhão nos últimos três anos. Dois programas centrais têm ajudado a garantir essas ações: o Maranhão Quilombola e o Caravana Quilombola.

Ambos são executados pelo Governo do Estado. O Maranhão Quilombola vem fazendo a regularização dos territórios, que começa com a certificação junto à Fundação Palmares. Segundo dados da Fundação, o Maranhão é o segundo estado brasileiro com maior número de comunidades quilombolas já certificadas. Ao todo, são 699.

Outra ação do programa é a construção de rotas de desenvolvimento. São estradas para facilitar o tráfego entre as comunidades quilombolas e garantir desenvolvimento local. O Governo do Estado autorizou a construção de cinco rotas: a Rota de Guaxenduba, a Rota do Peritoró dos Pretos, a Rota do Rio Codozinho, a Rota do Rio das Almas e a Rota do Tingidor.
As rotas vão beneficiar 3.126 famílias de comunidades quilombolas em todo Maranhão. Atuam neste programa, junto a Secretaria de Estado Extraordinária de Igualdade Racial (Seir), diversas secretarias estaduais.

“Estamos instalando agora a rota quilombola em Serrano do Maranhão, município mais negro do mundo fora da África. Além da estrada, construímos poços artesianos, instalamos sistema de abastecimento de água. Agora, depois da água, nós estamos instalando campos produtivos que serão coordenados pelas famílias que vão fazer plantio”, explica o secretário de Estado da Igualdade Racial, Gerson Pinheiro.

“Mais um ano de lutas com ações e conquistas políticas que demonstram que nós temos muito respeito não apenas com palavras, mas um respeito concreto, e, por isso, estamos avançando muito no nosso Governo”, complementou o governador Flávio Dino, lembrando também de um importante avanço para o setor, com a implantação das cotas raciais em concursos públicos no primeiro ano de sua gestão.

Saúde


Na área da saúde, a Caravana Quilombola leva atendimentos médicos e palestras educativas sobre igualdade racial e de gênero. Já foram realizados 22.487 atendimentos em comunidades quilombolas nos municípios de Itapecuru, Alcântara, Icatu, Serrano do Maranhão, Santa Helena e Cururupu. A ação envolve as Secretarias de Estado da Igualdade Racial, Saúde, Mulher e Assistência Social, em parceria com as prefeituras dos municípios atendidos.

Para o secretário Gerson Pinheiro, as Caravanas Quilombolas são importantes não apenas para levar atendimentos de saúde, mas também para identificar demais carências nas comunidades. “Estamos indo aos quilombos fazendo atendimentos de saúde, registro civil e todas as políticas de igualdade racial. Isso também nos ajuda no planejamento de novas ações”, destaca o secretário.
Plantas medicinais no Minha folha, minha cura​


O Minha Folha, Minha Cura é também ação de saúde para a população negra. O projeto, que é parte do Programa Farmácia Viva, implantará hortos medicinais com plantas litúrgicas usadas nos oito núcleos de matriz africana da Região Metropolitana de São Luís. Ações formativas para uso das hortaliças medicinais já estão sendo realizadas como a Oficina de Educação Popular de Farmácia Viva para Matriz Africana, que aconteceu no início deste mês, no Centro Cultural da Vale.

“Nós sempre usamos as ervas como medicação. Muitos dizem que as coisas de terreiro são de ‘demônio’, mas hoje se está reconhecendo que o saber de matriz africana curou a população durante muitos séculos. O saber não está na religião, está nos povos, com a humanidade”, ressalta Pai Bia, do Terreiro Santa Rosa de Lima, em Paço do Lumiar, participante da oficina.

Novas escolas



Em outubro do ano passado, o Maranhão abriu a primeira cozinha comunitária quilombola do Brasil. Ela fica em Alcântara, no povoado Marudá, e atende nove comunidades e sete agrovilas e povoados da região. São servidas 200 refeições gratuitas por dia, além de cursos na área de Educação Alimentar e Gastronomia.

“Às vezes tem pai de família que chega do serviço cansado, não tem como pescar, aí pode vir pra cá”, diz Joaquim Nascimento, que tem família no povoado. “Essa cozinha foi bem-vinda na comunidade de Marudá e vai ajudar as outras comunidades também”, afirma Anastácio de Lima, morador do povoado.

Somando ações em diversas áreas, é a primeira vez que um governo atua de forma tão integrada para a população quilombola no Estado, de acordo com o secretário da Seir, Gerson Pinheiro. “Podemos dizer que o Maranhão não tinha ações de igualdade racial, mas agora tem nos quilombos e nas periferias onde mora a população negra do Maranhão”, declara o secretário.