Páginas

quarta-feira, 6 de setembro de 2017

MARANHÃO : Equipe de robótica do SESI de Bacabal é campeã regional e vai representar o estado do Maranhão nas Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR)

Na última sexta – feira (01/09) Equipes da rede estadual e particular de ensino do Maranhão, participaram da etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), realizada na sede do IEMA em São José de Ribamar - MA.

Gestora Maria Magna, Professor Pedro Ribeiro e a equipe NICEBOT campeã 

A equipe de robótica da escola SESI de Bacabal – MA, comandada pelo competentíssimo professor Pedro Ribeiro, equipe nível 1,carinhosamente chamada de (NICEBOT), voltado aos alunos do atual Ensino Fundamental de 9 anos, sagrou - se campeã desta etapa regional e já estão classificados para a etapa nacional da OBR que será realizada no período de 7 a 10 de novembro em Curitiba (PR).


A importância da competição

A competição é uma das olimpíadas científicas brasileiras apoiadas pelo CNPq, que se utiliza da temática da robótica – tradicionalmente de grande aceitação junto aos jovens – para estimulá-los às carreiras científico-tecnológicas, identificar jovens talentosos e promover debates e atualizações no processo de ensino-aprendizagem brasileiro.

De acordo com Supervisão de Tecnologias Educacionais da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), o número de equipes participantes saltou de 9 no ano passado para 23 inscritas em 2017, destas, 15 credenciadas e competiram. “Além do número de equipes inscritas, tivemos um aumento no número de escolas estaduais participantes.

A Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR)


Destinada a todos os alunos de qualquer escola pública ou privada do ensino fundamental, médio ou técnico, em todo o território nacional, e é uma iniciativa pública, gratuita e sem fins lucrativos.

A OBR possui duas modalidades que procuram adequar-se tanto ao público que nunca viu robótica quanto ao público de escolas que já têm contato com a robótica educacional. Anualmente, a OBR elabora e gere a aplicação de provas teóricas e práticas em todo o Brasil, utilizando essa temática.


A modalidade teórica está dividida em seis níveis, de acordo com a escolaridade do aluno, e a modalidade prática, que possui dois níveis distintos: nível 1, voltado aos alunos do atual Ensino Fundamental de 9 anos, e nível 2, para alunos do Ensino Médio, técnico (ou equivalente), incluindo alunos matriculados em cursinho pré-vestibular (em Instituição de Ensino). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário